Fier Volta a Ser o Nº 1 e Aberto Contaud 2015

O mês de agosto de 2015 começa com uma – já velha – novidade: Alexandr Fier é o novo enxadrista número do Brasil!

Os leitores da Academia estão desde o mês de maio deste ano acompanhando o revezamento que Fier e Leitão estão fazendo pelo posto mais alto do ranking nacional. A propósito, os amigos atletas já tinham antecipado que a luta ia ser bonita.

No mês de maio, após exatos 40 meses consecutivos como jogador número 1 do Brasil, Rafael Leitão foi ultrapassado por Alexandr Fier na lista oficial da FIDE (reveja aqui).

Na lista subsequente, de junho de 2015, Rafael retomou a posição (relembre aqui) e agora, mais uma vez, Fier passa à dianteira. O feito foi conquistado após a conquista do Regional Sul Brasileiro de Xadrez 2015, quando somou 8 pontos de rating, chegando aos atuais 2636. Mas não é só! Depois da boa participação no Master Tournament do Biel Chess Festival, Alexandr conquistou mais 4 pontos – ainda não computados pela lista oficial da FIDE – e já possui 2640 no live rating (veja aqui).

E as notícias do xadrez brasileiro não param por aí!

Começou ontem, em Cuiabá, Mato Grosso, e vai até amanhã, o Aberto do Brasil CONTAUD 2015 – com 15 mil reais de premiações – e que é “capitaneado” pela sorridente enxadrista Ana Vitória Rothebarth (que tem como seu “primeiro-damo”, o GM Felipe El Debs – em rating, um dos casais mais fortes do Brasil!).

Segundo informa a moderna página do evento:

O Grupo CONTAUD atua no estado de Mato Grosso desde 1981, sendo formado por uma série de empresas interligadas para atender as necessidades, que vão da gestão de negócios à contabilidade. Desde 2007 a empresa, através do aficionado José Arlindo do Carmo, patrocina a realização do torneio CONTAUD. Foram 5 eventos (2007, 2008, 2011, 2012 e 2014) promovidos com o intuito de fomentar a comunidade enxadrística, principalmente a mato-grossense.

A lista Top 10 do torneio apresenta:                                      

GM   Bachmann Axel                                 PAR    2633

GM   Delgado Ramirez Neuris                    PAR    2604

GM   Mekhitarian Krikor Sevag                  BRA   2589

GM   El Debs Felipe De Cresce                   BRA   2515

GM   Matsuura Everaldo                             BRA   2495

FM    Shumyatsky Victor                            BRA   2442

IM    Perdomo Leandro                              ARG   2427

GM   Cubas Jose Fernando                        PAR    2413

IM    Rodi Luis Ernesto                              URU   2344

IM    Santos Marcus Vinicius Moreira         BRA   2329

Além dos nossos GMs Krikor, El Debs e Matsuura, destaque para o número um do torneio, o GM Axel Bachmann, e, sobretudo, do GM cubano/paraguaio, que agora vive no Brasil, Neuris Delgado – e que vem de uma fase incrível por nossas terras tupiniquins (seus últimos dois torneios foram destruidores e sempre quase beirando os 100%).

Importante destacar também o retorno aos tabuleiros do MF Victor Shumyatsky – que depois de uma ascensão impressionante, acabou sumindo (embora sempre disputasse alguns torneios na cidade de Brasília ou mesmo alguns menos pontuais como o Brasileiro Universitário deste ano – e que saiu campeão). Esperamos que o retorno do talentoso MF seja definitivo!

Decorridas duas rodadas, nenhuma grande surpresa, afora o empate de Shumyatsky na primeira, contra Antônio Inácio de Souza (algo absolutamente normal depois de tanto tempo afastado e considerando ser Antônio Inácio um assíduo aluno da Academia Rafael Leitão); e o empate de Bachmann na segunda, contra Luis Ernesto Fonseca.

Boa sorte a todos e que venham bons resultados!

Site Oficial: CONTAUD 2015.

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão em 01.08.2015.

No comments

Deixe seu comentário