Grandes Eventos da História do Xadrez

A história do xadrez é cheia de grandes e lendários nomes, como CapablancaBobby Fischer e Anatoly Karpov. Ao longo da vasta história desse esporte, diversos confrontos memoráveis ocorreram em grandes torneios de xadrez realizados ao redor de todo o mundo — alguns deles antes mesmo de a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como uma federação esportiva internacional, no ano de 1999.

No post de hoje, vamos relembrar alguns desses grandes eventos da história recente do xadrez e como as grandes lendas da época se saíram. Acompanhe com a gente!

 

Sinquefield Cup 2014

Sediado em St. Louis, Missouri (EUA), o Sinquefield Cup 2014 é considerado por muitos o mais forte torneio já realizado na história do esporte. Com o maior rating médio dentre todas as competições já realizadas, ele teve a participação de 6 dos 9 grandes mestres do esporte na atualidade: Magnus Carlsen (Noruega), Levon Aronian (Armênia), Fabiano Caruana (Itália), Hikaru Nakamura (EUA), Vaselin Topalov (Bulgária) e Maxime Vachier-Lagrave (França).

O desfecho final foi digno do esperado de um torneio com tão renomados jogadores: Fabiano Caruana bateu o recorde mundial de vitórias consecutivas em eventos desse nível, com incríveis 7 vitórias seguidas em suas primeiras partidas. Com o título já garantido, o italiano empatou suas 3 derradeiras partidas e encerrou o torneio com incríveis 8,5/10, 3 pontos à frente do segundo colocado — ninguém menos que o atual campeão mundial Magnus Carlsen.

Um final tão incrível deixou os fãs do esporte com uma enorme expectativa para o futuro: conseguirá Caruana manter este desempenho arrasador nas próximas competições e criar a mais nova grande rivalidade do esporte? O assunto rendeu uma palestra online ministrada pelo GM Rafael Leitão, com o tema “O Segredo de Caruana”.

 

Unificação do Campeonato Mundial de Xadrez — 2006

Grandes eventos da história do xadrez

Ao contrário do torneio de Sinquefield, marcado pela esmagadora performance de Caruana, o campeonato mundial de xadrez do ano de 2006 será lembrado por ter sido uma disputa extremamente acirrada entre o russo Vladimir Kramnik e o búlgaro Vasselin Topalov. O match foi disputado em 12 partidas com duas horas para os 40 primeiros movimentos e uma hora para os 20 movimentos seguintes. Ao final da disputa das 12 partidas, o empate persistia e a definição da competição precisou ir para o tie-break.

A partir desse ponto, cada jogador tinha 25 minutos por partida para jogar, mais acréscimo de 10 segundos por lance. Incrivelmente, o empate também persistiu até a última partida do tie-break, quando Kramnik conseguiu a vitória fechando com um resultado de 2,5 a 1,5 e se sagrando o campeão mundial de Xadrez do ano de 2006.

 

Campeonato Mundial de Xadrez — 1984

Grandes eventos da história do xadrez

Após 10 anos de reinado na competição, o russo Anatoly Karpov defendia seu título em 1984 contra o compatriota Garry Kasparov. Após a realização de 48 partidas e o incrível número de 40 empates, Karpov vencia por 5 jogos contra 3 de Kasparov e precisava de apenas mais uma vitória para manter seu título. Como a exaustão de ambos os jogadores era evidente, o presidente da FIDE, em uma ação que até hoje gera grande polêmica, decidiu dar o match por encerrado e remarcar a decisão, alegando que o embate ainda poderia se prolongar por muito tempo.

Quando finalmente o segundo match aconteceu, Karpov sofreu uma incrível virada e foi derrotado, dando fim ao seu longo reinado de 10 anos. Karpov tentou reconquistar seu título em três oportunidades posteriores nos anos de 86, 87 e 90, mas não teve sucesso em nenhuma de suas tentativas.

 

E você, se lembra de mais algum grande embate da história recente do xadrez? Qual é o embate mais notável na sua opinião? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

 

 

No comments

Deixe seu comentário