Você Sabia Que Karpov Conquistou O Título de GM Na América do Sul?

    Nos próximos parágrafos você vai ler tudo sobre esse momento marcante da carreira do ex-campeão mundial Anatoly Karpov, que curiosamente teve uma conquista importante em território sul-americano, mesmo em um período no qual o xadrez ainda engatinhava no nosso continente.

     

    Está sem tempo para ler? Escute a versão em áudio!

     

    O Caminho para o título de Grande Mestre

    Em 1969, aos 18 anos, Anatoly Karpov conquistou o Campeonato Mundial Júnior, na Suécia, resultado que lhe rendeu o título de Mestre Internacional (MI). Um desempenho marcante em seu país, afinal, um soviético não ganhava o Mundial Júnior (na época, realizado apenas nos anos ímpares) desde o título de Boris Spassky, em 1955.

    Apesar do êxito recente e do título de MI, até os anos 1970 Karpov não sabia o que era enfrentar um Grande Mestre em uma partida oficial. De fato, torneios com Grande Mestres eram raros na época. 

    Entre maio e julho de 1970, já com 19 anos completos, Karpov venceu com propriedade o Campeonato da Federação Russa (equivalente há uma semifinal do Campeonato Nacional), e depois disso uniu-se a Leonid Stein em uma viagem rumo à Venezuela, onde finalmente competiu em um torneio internacional de grande prestígio

     

     

    Caracas 1970

    O torneio de Caracas foi disputado por 18 jogadores, em 17 rodadas, sendo 9 Grandes Mestres,  6 Mestres Internacionais e 3 enxadristas locais. 

    Karpov começou animado, com cinco vitórias e dois empates em sete rodadas. Ansioso por garantir o título de Grande Mestre, teve uma queda de rendimento nas derrotas para Ivkov (depois de recusar empate) e Kavalek, além de ter escapado de uma terceira derrota contra o argentino Oscar Panno

    “Eis aí, a perigosa sensação de proximidade da meta!”, comentou Karpov na ocasião. Porém, depois o enxadrista colocou os nervos no lugar, se recuperou, e compartilhou a quarta colocação com 11,5 pontos em 17 rodadas, pontuação que lhe rendeu o título de Grande Mestre.

     

    Classificação Final

      1. GM Kavalek 13/17
      2. GM Stein 12,0
      3. GM Panno 12,0
      4. GM Ivkov 11,5
    • MI Karpov 11,5
    1. GM Benko 11,5
    2. GM Parma 10,0
    3. MI Sigurjonsson 10,0
    4. GM Bisguier 9,5
    5. GM Barcza 9,5
    6. MI Addison 8,5
    7. GM O´Kelly 8,0
    8. MI Ciocaltea 7,5
    9. MI Cuellar 6,0
    10. MI Yépez 5,5
    11. Caro 3,0
    12. Villarroel 3,0
    13. Slujssar 1,0

     

    Voos Mais Altos

    Ainda em 1970, Karpov jogou sua primeira final do Campeonato Soviético, terminando na quinta colocação, atrás de: Korchnoi, Tukmakov, Stein e Balashov.

    A partir dessa conquista em território sul-americano, Karpov continuou sua saga rumo ao título mundial, objetivo oficialmente atingido em 1975, após o duro match com Korchnoi (12,5 x 11,5) na final do Torneio de Candidatos, e toda a confusão com Bobby Fischer, que não defendeu o título.

     

    Anatoly Karpov está entre os 5 maiores enxadristas da história? Deixe sua opinião nos comentários.

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

    Referência: Garry Kasparov, Meus Grandes Predecessores – Volume 5

    Uma resposta para “Você Sabia Que Karpov Conquistou O Título de GM Na América do Sul?”

    • Reinaldo Silva

      Acho Anatoly Karpov um grande campeão mundial!!!

    Deixe uma Resposta