Campeonato Mundial: Nepo sofre nas mãos de Carlsen

    Quem for analisar o match Carlsen x Nepomniachtchi daqui a um tempo, provavelmente irá concluir que a sexta partida foi o momento crítico deste campeonato mundial. Entenda os motivos nos próximos parágrafos…

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

     

    Partida Mais Longa dos Mundiais

    A partida 6 é a mais longa da história dos campeonatos mundiais: 136 lances. Até então, o recorde era do match Karpov x Korchnoi – 1978, com 124 lances.

    O sexto jogo também será lembrado pelos apuros de tempo e pelas oportunidades de vitória para ambos os lados. Ou seja, uma partida extraordinária do ponto de vista técnico e de emoção para o público, o que apaga todas as críticas ao match pelos cinco empates iniciais. 

     

    O Fim dos Empates

     

    Carlsen volta a vencer uma partida clássica do campeonato mundial depois de 5 anos

     

    O sexto confronto marcou o fim de um tabu de vitórias em partidas clássicas pelo campeonato mundial. No dia 26 de novembro de 2016, Carlsen venceu Sergey Karjakin de brancas e empatou o placar em 5×5. Depois dessa vitória, Carlsen empatou duas vezes com Karjakin, as 12 partidas do duelo com Fabiano Caruana e os cinco primeiros jogos com Nepomniachtchi, totalizando 19 empates consecutivos. 

    Para você ter noção do que esse número representa, no interminável match de 1984 Karpov e Kasparov empataram 17 partidas consecutivas, quando Karpov conseguiu vencer e fazer 5×0. Depois que o Kasparov venceu pela primeira vez (5×1), foram mais 14 empates seguidos até a segunda vitória. Ao todo, foram 40 empates em 48 partidas. O match foi interrompido quando estava 5×3 para Karpov.

     

    [Partida 6: clique aqui e assista às análises do GM Rafael Leitão]

     

    O “Tilt” de Nepomniachtchi

     

    E, por fim, a partida 6 também teve uma grande relevância no nível técnico do desafiante. Abalado, Ian Nepomniachtchi jogou de forma irreconhecível na partida 8 e voltou a perder. Para o GM Rafael Leitão, “Nepo fez um dos piores lances da história dos campeonatos mundiais”.

    [Partida 8: toque aqui e saiba qual foi o erro grave de Nepomniachtchi]

     

    É inegável que o enxadrista russo sentiu o peso da derrota na sexta partida e entrou em colapso. Com duas derrotas de desvantagem (5×3 no total), Nepo precisa de um milagre nas últimas 6 rodadas para seguir sonhando com o título mundial.

     

    Nepo decepcionado após a derrota na partida 6

     

    Aberturas

    Até agora Nepomniachtchi jogou apenas 1.e4 e contra 1…e5 escolheu a Ruy Lopez. Carlsen optou por 3…a6 em vez de 3…Cf6 (Berlinesa). Nepo conseguiu colocar problemas reais em uma partida, mas não foi suficiente. Nas demais, Carlsen igualou com tranquilidade.

    Com as peças brancas Carlsen já tentou 1.e4 e 1.d4. Contra 1.e4, Nepo escolheu a Defesa Petroff. E contra 1.d4 também optou por jogar sólido com 1…Cf6, e6 e d5.

     

    Ian Nepomniachtchi vai endurecer o match ou Magnus Carlsen vai abrir ainda mais vantagem? Deixe sua opinião nos comentários.

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

    Imagens: Site Oficial

     

    One Reply to “Campeonato Mundial: Nepo sofre nas mãos de Carlsen”

    • Regis Junior

      Venho do futuro avisar que Carlsen ganhou por 7.5 X 3.5

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]