Rafael vence em Três Barras e Volta a Ser nº 1

A acolhedora cidade de Três Barras, em Santa Catarina, viveu intensamente o xadrez na semana de 06 a 10 de maio de 2015. O I Festival Internacional de Xadrez de Três Barras, que foi promovido pelo Clube de Xadrez de Três Barras e pelo Xadrez Educa, contou com palestra, simultânea e um Torneio Aberto.

Na palestra do dia 06, com o tema “Os Benefícios do Xadrez: do Tabuleiro para a Vida”, Rafael Leitão falou um pouco da história da Arte de Caíssa e de como nosso jogo pode trazer diversos benefícios para outras áreas da vida.

rafael leitão palestra

No dia 07, o Grande Mestre jogou uma simultânea no agradável Clube do Bolinha contra 20 (vinte) jogadores, vencendo 19 (dezenove) partidas e empatando 01 (uma), contra Francisco Costa, o Tico.

rafael leitão simultânea

A partir do dia 08 começou o Aberto do Brasil de Três Barras. Na primeira rodada, Rafael venceu de pretas a jovem enxadrista Livia Liebl. Na segunda partida, ele ganhou de brancas de Otávio Belegarde dos Santos. No terceiro jogo, enfrentou o sempre simpático MF César Umetsubo, vencendo-o de pretas.

No quarto confronto, Leitão ganhou de brancas do Grande Mestre Everaldo Matsuura (foto). Na quinta rodada, ele venceu de pretas o MI Rodrigo Disconzi. E na última partida, ganhou de brancas da jovem enxadrista Ellen Larissa Bail.

Rafael Leitão terminou a competição em 1º lugar, com 6/6. A segunda colocação ficou com Everaldo Matsuura, após um longo confronto direto com Rodrigo Disconzi. E em terceiro lugar ficou o César Umetsubo.

Com 100% de aproveitamento, Leitão somou 8.5 pontos ao seu rating, desfalcado em Belém em 4.9 pontos. Ainda assim o somatório é suficiente para ele voltar ao topo do ranking brasileiro no “live ratings”, já que o Fier perdeu 3.9 pontos no Zonal 2.4, no Peru (leia mais aqui).

Como o prórpio Rafael já tinha antecipado algumas notícias atrás aqui no site, amizade à parte, ele e Fier vão travar belas batalhas pelo posto de nº 1 do Brasil. Agora é esperar o desenrolar dos torneios deste mês de maio e a confirmação da lista oficial da FIDE.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

 

Resultado final: aqui.

* Em breve as partidas serão publicadas em “Partida do Dia”: aqui.

 

Escrito por Equipe Academia Rafael Leitão em 10.05.15.

No comments

Deixe seu comentário