Fier é o novo nº 1 do Brasil

Após exatos 40 meses no topo do ranking nacional é chegada a hora de ser ultrapassado na lista oficial da FIDE: Alexandr Fier é o novo nº 1 do Brasil.

Fier é dono de um estilo de jogo agressivo e imprevisível, o que o levou a ganhar e perder rating em uma velocidade mais rápida que o normal. Seu jogo este ano está mais equilibrado e estável.

Agora morando na Europa, em Tiblisi, na Geórgia, ele tem jogado importantes torneios internacionais, enfrentando fortes nomes do xadrez mundial. No Aberto Karpos, na Macedônia, disputado entre o final de março e o começo de abril de 2015, Fier ficou em sexto lugar, com os mesmos 7 pontos do segundo colocado, somando 8,2 pontos de rating.

No Aberto de Reykjavik, disputado em março de 2015, ele teve um desempenho absolutamente sensacional, com um saldo extremamente positivo: 4º lugar na classificação final, 16,4 pontos de elo e rating performance de 2715. No tabuleiro, destaque para a partida jogada contra Gupta, na qual mostrou que tem recursos para complicar uma posição perdida, além da sua irretocável vitória, de pretas, contra o brilhante enxadrista (vice-campeão europeu) David Navara. Veja as partidas aqui!

Já no Aberto de Dubai, ocorrido entre 06 e 14 de abril de 2015, Fier não teve a atuação excepcional apresentada nas competições anteriores, alcançando a 14ª colocação, sem somar nem perder pontos do rating. Ainda assim, como sempre acontece, ele protagonizou partidas repletas de emoção, especialmente a jogada contra o MI Haridas Pascua, quando arrancou um empate mesmo o computador dando 15 pontos de vantagem ao seu adversário. Veja as melhores partidas aqui.

Fier é um apaixonado pelo xadrez e, para ele, quanto mais partidas jogar, melhor! Fico muito feliz com sua nova ascensão e desejo sucesso em suas novas metas. Ele já esteve no topo da lista brasileira, quando em 2009 alcançou 2653 pontos de rating (a maior de sua carreira), agora retorna com 2.632 pontos.

rafael leitão alexandr fier

Minha amizade com Fier vem de longa data. Vários foram os finais de tarde em que íamos curtir um happy hour nos bares próximos a nossas casas na cidade de Americana e nessas ocasiões não faltavam análises de partidas. Para quem não sabe, Fier foi padrinho do meu casamento, vindo a São Luís, no ano de 2013, com sua esposa Nino e o pequeno Viktor (ainda na barriga da mãe) para curtir a festa conosco.

Mas a competitividade está na essência de um atleta e, amizade à parte, não facilitarei a vida do nosso atual número 1. Como ele também não vai me devolver a coroa de mão beijada, teremos uma bela briga pela frente!

A propósito, há muito tempo venho convidando o Fier para ministrar comigo uma das nossas já tradicionais Palestras Online de sábado à tarde, porém, a agenda de torneios dele sempre foi um empecilho. Mas Fier sempre disse que se me ultrapassasse na lista da FIDE, a sua participação estaria garantida. Agora é cobrar a promessa e que ele nos brinde com as análises de suas partidas em uma tarde de sábado que certamente entrará para a história do xadrez brasileiro.

 

Escrito por Rafael Leitão 01.05.15

 

Links relacionados: Rafael Leitão entrevista Alexandr Fier

No comments

Deixe seu comentário