Título de Nakamura é Ofuscado por Polêmica de So

O disputado título de Hikaru Nakamura no Campeonato Americano 2015 acabou ofuscado pela estranha e inacreditável polêmica envolvendo Wesley So, notas motivacionais e intrigas familiares.

Nakamura não teve vida fácil durante o torneio. Esperava-se uma renhida luta contra o filipino, mas o seu grande rival acabou sendo o jovem Ray Robson (foto), que terminou apenas meio ponto atrás. Já conhecemos o enérgico xadrez de Nakamura, sempre lutando pela iniciativa do início ao fim.

TÍTULO DE NAKAMURA ACABA OFUSCADO PELA ESTRANHA POLÊMICA DE WESLEY SO 2

A melhor exibição do americano foi na oitava rodada, contra o jovem Kayden Troff, de apenas 16 anos, que não conseguiu ser páreo para Hikaru em sua habilidade mais notável – o cálculo de variantes.

 

nakamura partida

Jogam as pretas e ganham

 

Gosto bastante do jogo do Ray Robson. Ele é um enxadrista agressivo e clássico. Nota-se que trabalha muito em seu xadrez e tem sempre linhas de abertura bem preparadas. O jovem Troff mais uma vez figura como vítima no seguinte exemplo. Mas não se enganem: ele foi muito bem no torneio, terminando em 9º lugar e ganhando 12 pontos de rating.

nakamura partida xadrez

Jogam as pretas. Avalie 19…d5

 

Já Wesley So estava com problemas desde o início. Em meu primeiro artigo sobre o campeonato (leia aqui) eu já notava uma certa inconsistência em seu jogo. Isso ficou claro em duas dramáticas derrotas contra o talentosíssimo Samuel Sevian e contra Robson (ele tinha vantagem em ambas).

Mas um episódio extra tabuleiro acabou ofuscando tudo que aconteceu no torneio. Se você não está a par de toda a polêmica das notas motivacionais, então clique aqui para entender o que aconteceu.

Nos dias seguintes ocorreram capítulos bizarros dessa novela filipina. O enredo envolve desentendimentos familiares, mãe ausente, filho rebelde, acusações recíprocas, palavras de baixo calão, gritarias e baixarias afins.

Resumindo o que poderia ser escrito em vinte páginas (não me perguntem os detalhes mais incríveis – eu também não os saberia explicar):

1- A mãe de Wesley, Eleanor, mudou-se para o Canadá quando o filho ainda era jovem. So permaneceu nas Filipinas.

2- Em 2013 So mudou-se para os Estados Unidos e começou um programa de xadrez na Universidade de Webster, em St. Louis, no qual tinha certas responsabilidades.

3- Em 2014, após vencer o Millionaire Chess e faturar cerca de 100 mil dólares, So decide tornar-se enxadrista totalmente profissional e largar a faculdade, para desespero de sua mãe e de seu mentor na faculdade Webster, Paul Truong.

4- So acusa sua mãe de sumir com o dinheiro dos seus rendimentos anteriores ao Millionaire Chess, que eram por ela geridos (aparentemente), no Canadá. Ele corta relações com a mãe.

5- Eleanor So viaja para Saint Louis, durante o Campeonato Americano, aparentemente auxiliada por Paul Truong.

6- So perde uma partida em 6 lances, de brancas, por escrever notas motivacionais em um papel ao lado da planilha oficial.

7- So e sua “mãe adotiva” nos EUA, Lotis Key, acusam Eleanor e Paul Truong pela má performance do filipino no campeonato.

A polêmica continuou com uma entrevista da mãe de So para o site da Susan Polgar, seguida de uma extensa réplica de Wesley em sua página oficial no facebook, incluindo palavras extremamente grosseiras. Não sabia que o jovem, de aparência tão calma e controlada, guardava tantos problemas dentro de si. Espero, pelo bem do seu xadrez, que ele possa se recuperar! Ele já deu provas que é capaz, ao vencer categoricamente as suas duas últimas partidas no torneio. Mas a verdade é que suas palavras e atitudes arranharão sua imagem durante um bom tempo.

Voltando ao tabuleiro, destaco também a excelente performance do jovem Samuel Sevian, de apenas 14 anos. Samuel venceu So e empatou com Nakamura. A expectativa é que ele se torne um enxadrista da elite nos próximos anos.

 

Análises completas: clique aqui

Site oficial: clique aqui

 

Escrito por Rafael Leitão em 16.04.2015.

No comments

Deixe seu comentário