Aeroflot Open: O Caso das “Partidas Gêmeas”

O Aeroflot Open começou no dia 27 de março, com a presença de inúmeros GMs. Mas o mais interessante é a incrível coincidência ocorrida na partida Potkin x Ernst, que reproduziu, até o fim, a minha partida contra o GM Cubas, jogada em 2014.

O evento, que está sendo disputado em Moscou e vai até o dia 4 de abril, felizmente retornou ao ritmo de jogo clássico, o que não acontecia desde 2012. O torneio é dividido em 3 grupos (A, B e C), dependendo do rating dos participantes. São 9 rodadas no total, com um ritmo de 100 minutos para 40 jogadas, seguido de 50 minutos para 20 jogadas e mais 15 minutos para o restante da partida, além de um incremento de 30 segundos por movimento desde o 1º lance. As partidas são realmente longas!

 

O primeiro colocado do grupo “A” receberá nada menos que 18.000 euros, além de uma vaga para o super torneio de Dortmund.

Participam do evento: GM Mamedyarov (2756),GM Nepomniachtchi (2714), GM Rapport (2709), GM Vallejo (2708) GM Inarkiev (2706), GM Korobov (2694), GM Matlakov (2693), GM Sasikiran (2682), GM Fedoseev (2674), GM Grachev (2673), dentre outros.

No momento que escrevo estas linhas, a liderança é do indiano Sasikiran. Em um torneio desta envergadura muitas surpresas irão ocorrer. O número 1, “Lenhador” Mamedjarov, foi derrotado logo na segunda rodada.

INCRÍVEL COINCIDENCIA NO AEROFLOT OPEN O CASO DAS PARTIDAS GÊMEAS 3

Khairullin x Mamedjarov. Como as brancas devem continuar o ataque?

O mais incrível de todas as partidas que vi, entretanto, foi o caso da partida gêmea. Mal pude acreditar quando o GM Alexandr Fier, sempre antenado, me enviou o link pelo skype.

A posição foi reproduzida de forma idêntica na partida Leitão x Cubas, disputada no Aberto Contaud, em Cuiabá, 2014. A posição é tão ruim para as pretas que o GM paraguaio abandonou sem esperar minha resposta. Mais incrível ainda é o fato que meu “gêmeo russo”, com mais de 2600, ter deixado passar tamanha vantagem (a partida terminou em empate)! Pelo visto o russo anda estudando as partidas certas, mas está faltando técnica!

Será que ele conhecia realmente minha partida? Naturalmente o jogador de pretas não, mas também duvido que Potkin a conhecesse inteira. Segundo o Fier me relatou, ele gastou uma boa quantidade de tempo até chegar na posição do diagrama. Como o Fier sabe de tanta coisa enquanto ele mesmo disputa um torneio na Macedônia? Pergunta lá no Posto Ipiranga!

O site oficial é: http://ruchess.ru

Partidas comentadas: http://bit.ly/1EsOHXA 

Classificação Parcial: http://bit.ly/1NpjBS7

Ao vivo: http://bit.ly/1Np6yxW

Partidas em PGN: http://bit.ly/1BFwgsD

 

Escrito por Rafael Duailibe Leitão em 30.03.15

No comments

Deixe seu comentário