So Perde em 6 Lances no Campeonato Americano

Em um acontecimento sem precedentes na história do xadrez mundial, o GM Wesley So, número 8 do mundo, teve a derrota decretada pelo árbitro após apenas 6 lances.

Quem me alertou para o ocorrido foi ele, o sempre antenado GM Alenxadr Fier. Após me explicar que hoje era dia livre no torneio que está disputando em Dubai, Fier me perguntou se eu havia visto o ocorrido na partida do So.

Logo imaginei alguma das mazelas mais comuns a enxadristas de todos os níveis, inclusive o dele: cair na preparação do adversário e perder na abertura, ou desperdiçar uma posição totalmente ganha.

Usando um pouco mais a imaginação, quem sabe “mate do celular” ou até mesmo o “mate do GPS” (quando o jogador perde porque seu GPS explica algum caminho durante a partida), algo que vi pela primeira e única vez no Torneio Continental em 2014.

Mistério revelado. So perdeu sua partida do Campeonato Americano, no qual ainda tinha chances de ser campeão (remotas, é verdade), de brancas contra um adversário de cerca de 150 pontos de rating a menos (Varuzhan Akobian, que declarou nunca ter visto algo semelhante em sua vida) por ESCREVER NOTAS EM SUA PLANILHA. Isso mesmo! Um dos melhores enxadristas do mundo perdeu por escrever coisas não relacionadas à partida em sua planilha.

Confesso que já presenciei situações semelhantes durante minha carreira. Mas meus adversários, no que me causava extrema irritação, confesso, geralmente escreviam variantes ou então pontuavam os lances com !, !?, ? etc. Como o nível de quem costuma fazer isso é, digamos, não muito avançado, nunca me preocupei em reclamar.

Mas o que So escreveu foi algo diferente. Não variantes ou exclamações, mas sim frases motivacionais. Será que esse foi o seu segredo para a repentina ascensão rumo à elite? E eu que achava que eram suas aberturas bem preparadas e seu cálculo de variantes… E pensar que nunca acreditei em motivação esportiva!

O árbitro, Tony Rich, deu uma entrevista para o site oficial, na qual explica o ocorrido. Tony, claramente, estava estupefato. So já havia sido advertido duas vezes durante o torneio. Dessa vez o árbitro perdeu a paciência. A decisão é polêmica, mas não se pode admitir um atleta de elite tendo um comportamente tão juvenil quanto este!

Mas afinal, o que exatamente estava escrito? Eis fotos das planilhas. Aparentemente trata-se de frases com obliterações, só entendidas por So. Que pena! Certamente este método estava funcionando…

wesley so anotações

wesley so anotações xadrez

 

Site oficial: clique aqui

Fotos: chess.com

 

Escrito por Rafael Leitão em 10.04.15

 

Links relacionados:

Notícia: Novas polêmicas no mundo do xadrez: GM é expulso do Aberto de Dubai e Wesley So solta o verbo.

No comments

Deixe seu comentário