Carlsen Segue na Liderança em Gashimov

Magnus Carlsen reina soberano no Memorial Gashimov, mostrando os motivos que o tornam o melhor jogador do mundo na atualidade.

Na rodada de hoje, seu adversário foi Wesley So e o empate acabou sendo um bom resultado para ambos. Magnus igualou facilmente de pretas na variante principal da Abertura Inglesa, mas não foi o suficiente para quebrar a resistência branca. Veja a partida aqui.

Nas rodadas anteriores, ao enfrentar os dois ex-campeões que também disputam o torneio, Carlsen conseguiu expressivos resultados. Contra Anand, ainda na primeira rodada, depois de jogar uma novidade, inexplicavelmente deixou de recuperar o peão quando teve a oportunidade e entrou em um final sofrido com peão menos. Foi então que Magnus mostrou toda a sua técnica e conseguiu um significativo empate diante da situação caótica que estava vivendo no final da partida.

Já Kramnik viu o norueguês passar como um trator! O gigante russo, acostumado a enfrentar lendas do tabuleiro, definitivamente cedeu espaço à nova geração. Magnus usou sua tradicional estratégia: abertura inofensiva, criatividade e jogo prático. Para quem acompanha as partidas ao vivo, vale notar a rapidez com que o campeão mundial toma decisões! Nesse aspecto lembra o maior de todos: Bobby Fischer. Veja a partida: http://bit.ly/1rqa8vR

A propósito, Kramnik definitivamente não é mais ou mesmo! Ele está tendo um péssimo desempenho no torneio, figurando em penúltimo lugar até o início da oitava rodada, com 3 empates, 3 derrotas e apenas uma vitória, contra Adams, até então o lanterna da competição.

Na oitava rodada, a vitória contra Vachier Lagrave deu um sopro de dignidade ao torneio de Kramnik. O russo conseguiu excelente posição na abertura (sua especialidade), mas dessa vez não deixou escapar a chance. Veja a partida aqui.

Destaque, ainda, para a derrota de Vlad contra Fabiano Caruana, na sexta rodada. Em uma posição de manobras, com pequena vantagem (uma de suas especialidades), ele não encontrou o plano correto e acabou demolido pelo italiano nas complicações. Será que depois dessa vitória o número 2 do mundo (na lista oficial) volta a ser o enxadrista que tanto admiramos no ano passado? Veja a partida: http://bit.ly/1rqa8vR

Anand até que vem tentando impor problemas à liderança de Carlsen no torneio, com um espetacular desempenho na competição. A vitória de hoje sobre Mamedyarov e o empate de Magnus contra Wesley So fez a diferença entre os dois na tabela cair para apenas meio ponto, estando eles respectivamente com 5,5 e 6 pontos. Vishy tem mostrado o xadrez que há muito lhe conferiu o status de lenda viva do xadrez mundial. Ele jogou várias partidas espetaculares – sua vitória de hoje foi mais uma delas: veja aqui.

Mas o último adversário do norueguês, na 9ª rodada que acontecerá amanhã, 26.04.2015, será Rauf Mamedov, definido por mim em notícias anteriores como “um peixe em meio aos tubarões”, enquanto Anand encara de pretas ninguém menos que Fabiano Caruana.

Pelo cenário que vem sendo desenhado é fácil prever que Carlsen vai levar mais esse título.

 

Atualização em 26.04.15: Carlsen foi o campeão do torneio com 7/9, após vencer Rauf Mamedov. Anand ficou com a segunda colocação, com 6 pontos, após empatar com Caruana. O terceiro lugar ficou com Wesley So (5 pontos), seguido de Caruana (também com 5 pontos).

 

Análises completas: clique aqui

Site oficial: clique aqui

Partidas em pgn: clique aqui

Fotos: site oficial.

Escrito por Rafael Leitão em 25.04.2015.

 

No comments

Deixe seu comentário