Kasparov Detona Nigel Short no “Duelo das Lendas”

Garry Kasparov e Nigel Short reviveram no último final de semana o match pelo título mundial que jogaram em 1993. Desta vez o evento foi uma exibição de partidas rápidas e blitz, terminando com outra fácil vitória de Kasparov.

Eu imaginei que desta vez Nigel pudesse fazer melhor figura e, quem sabe, até mesmo vencer. Afinal, Garry está retirado do xadrez e mais envolvido em política (e Putin está se mostrando um adversário muito mais difícil de derrotar do que seu arquirrival Anatoly Karpov).

nigel short

Mas o que vimos foi um verdadeiro massacre. No primeiro dia do evento, disputado em Saint Louis, Kasparov abriu dois pontos de vantagem ao vencer por 3,5 a 1,5.

Isso já era surpreendente. Mas o que vimos no domingo quase não tem explicação. Nigel, que vinha de um título da Tailândia (se bem que o “jet lag” deve ter sido um fator importante, o título mostra que ele ainda pode jogar em alto nível) foi humilhado: 5 x 0, finalizando o marcador em 8,5 a 1,5.

garry kasparov duelo das lendas

A partida mais divertida, para mim, foi a segunda do domingo, quando pudemos observar o Kasparov jogando sua tradicional Defesa Najdorf. Os leitores podem estranhar a grande quantidade de erros, mas não nos esqueçamos que era uma partida rápida! Veja a partida aqui.

E finalizo com a eterna pergunta: o que aconteceria se GK resolvesse voltar ao xadrez profissional?

 

Fotos: Site Chess24.

Partidas em pgn: clique aqui

Escrito por Rafael Leitão em 27.04.2015.

Banner Info site 540 x 360 novo6

 

 

No comments

Deixe seu comentário