SP Open: Festa do Xadrez Paulista!

 

No último final de semana, de 12 a 16 de Outubro, nas dependências do Colégio Benjamin Constant, na capital paulista, aconteceu o IV Festival SP Open – torneio que vem crescendo a cada ano e que é capitaneado pelo polivante GM Krikor Mekhitarian (o que fez, em alguns círculos, gerar o carinhoso apelido “Torneio do Krikor” para o evento)!

 

spopen

Nem só de xeque mate vive o GM…

(participação especial MI Renato Quintiliano e Emile Casasco)

 

A competição, que teve como Árbitro principal o Mestre Internacional, mas também Árbitro Internacional, Herman van Riemsdijk, contou com um novo recorde de participantes: 427 (!). Deste número, 152 participaram no V SP Open Clássico, divido em três grupos; 34 duplas no I IRT Blitz; e 207 estudantes no IV Torneio Escolar SP Open Juniors. Segundo o GM Krikor, exatamente 1200 (!) partidas foram jogadas ao longo dos 5 dias do Festival. Nas palavras do GM, via sua página pessoal do Facebook (de onde também retiramos as informações acima):

 

É sempre gratificante ver este evento crescer cada vez mais e preciso fazer um grande agradecimento à toda a equipe de apoio e arbitragem, que é sempre muito eficiente e decisiva para que o evento comece e continue da melhor maneira para os jogadores, além de transmitir em tempo real resultados, PGNs e partidas ao vivo aos que estão em casa assistindo! Herman, Marius, Felipe Herman, Cirilo, Beatriz, João Guilherme, Emile, Igor, Quintiliano Obrigado também ao apoio da Acrilabor, Accesstage, FPX, Colégio Benjamin Constant e o Clube Pinheiros.

 

Na internet o que não faltou foram elogios ao torneio, que contou não apenas com um excelente espaço físico para a disputa das partidas, mas também com transmissão ao vivo dos jogos das primeiras mesas, dos três grupos, do V SP Open Clássico, além de alguns vídeos dessas mesas. Um exemplo de organização e de transmissão a ser seguido por diversos torneios do nosso Brasil – inclusive pelo Campeonato Brasileiro Absoluto.

 

V SP OPEN CLÁSSICO

 

A divisão dos três grupos do V SP Open Clássico foi feita em: Grupo A (sub 2300); Grupo B (sub 2050); e Grupo C (sub 1700) – e disputado em 6 rodadas. Os grandes campeões de cada categorias foram: MN Leonardo Bispo, Caio Poeta e César Terrin – Grupos A, B e C, respectivamente. O santista Leonardo Bispo (2226) somou 5,0 pontos, dois empates e quatro vitórias, com uma performance de 2388 e mais 23,6 pontos de rating (demostrando que, às vezes, não é preciso o par de Bispos para ter vantagem. Um só já serve); Caio Poeta (1977) também somou 5 pontos com dois empate e quatro vitórias, fazendo uma performance de 2135 e mais 21,8 pontos de rating; Já o jovem César Terrin, que não possuía rating FIDE, somou 5,5 pontos , apenas um empate. Mas, de toda forma, com os R$15.000 em prêmios, o que não faltou foi premiação.

 

 

spopen2

O santista Leonardo Bispo, campeão do grupo A do V SP Open Clássico

 

 

Parabéns para todos os participantes, os campeões e aos organizadores. Vitória do xadrez Paulista!

 

FONTES

Site Oficial

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 20.10.2016

No comments

Deixe seu comentário