As 6 Maiores Gafes de Enxadristas Iniciantes

    Você consegue identificar o erro da imagem que ilustra este post?

     

    É muito comum cometermos gafes quando começamos a aprender alguma coisa e isso não é diferente no xadrez. Para evitar essas situações embaraçosas, vamos ver algumas das maiores gafes que um enxadrista iniciante pode cometer e entender como evitá-las. Vamos lá?

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

    Maiores Gafes de Enxadristas Iniciantes

     

    Errar o nome das peças

    No xadrez não existem “pedras”: o nome correto que atribuímos aos peões, bispos, cavalos etc é “peça”. Essa é uma gafe comum a jogadores que ainda estão aprendendo — assim como chamar a dama de “rainha”. Como a anotação do jogo utiliza a letra inicial para demarcar os nomes e o rei já começa com R, o nome “dama” foi adotado, para evitar confusões.

     

    Colocar o rei e a dama nas casas erradas

    Além de muitas pessoas chamarem a dama de rainha, também é comum confundir a posição inicial do rei, colocando-o na casa da dama e vice-versa. Para manter as peças nas casas certas, devemos lembrar da regra: dama branca na casa branca e dama preta na casa preta, ou rei branco na casa preta e rei preto na casa branca.

     

    Tocar uma peça sem ter a intenção de movê-la

    No xadrez, peça tocada é peça movida. A exceção é o movimento de “j’adoube”, quando um dos jogadores simplesmente arruma uma peça no tabuleiro, algo que deve ser feito quando é sua vez de jogar (surpreendentemente, mesmo jogadores experientes cometem a gafe de arrumar a peça quando a vez é do seu adversário) e com a advertência “j’adoube” ou “com licença”, expressando o desejo de apenas arrumar uma peça. Isso obriga os jogadores a pensarem bem antes de escolher uma jogada. Voltar atrás depois de tocar uma peça é considerado uma gafe pois demonstra que o enxadrista titubeou e não calculou o movimento corretamente. Ou seja: demonstra falta de segurança. Além disso, é importante frisar que tocar uma peça e não jogá-la é ilegal: seu adversário pode chamar o árbitro e obrigá-lo a movimentar a mesma peça, além das outras punições cabíveis.

     

    Quer aprender a jogar xadrez? Conheça o passo a passo com nosso curso online!

     

    Anunciar o xeque

    É realmente necessário avisar seu adversário que ele se encontra em xeque? Principalmente em um torneio, isso é considerado falta de respeito à inteligência e à capacidade do oponente. Dá a impressão de que ele ou ela não consegue perceber sozinho que você está realizando um ataque direto ao rei.

     

    Não abandonar o jogo

    Muitos iniciantes acreditam que abandonar uma partida é grosseiro. Contudo, os grandes mestres sempre abandonam o jogo ao ver que não existem mais possibilidades de salvar a partida. A imensa maioria dos jogos entre enxadristas profissionais não termina em xeque-mate. É preferível abandonar o jogo do que se desgastar jogando sem necessidade, além de demonstrar respeito ao adversário. Mas como abandonar o jogo? Geralmente, os enxadristas iniciantes derrubam o próprio rei em um ato de rendição, quando na verdade o correto é cumprimentar o oponente, parar o relógio e assinar a planilha.

     

    Posicionar o tabuleiro de xadrez do lado errado

    Talvez um dos erros mais graves no xadrez, e uma das maiores gafes, seja inverter o lado do tabuleiro. Exatamente o erro da foto que ilustra este artigo.

    A primeira casa à esquerda, a1, deve ser sempre preta. Errar o lado de posicionar o tabuleiro torna a partida ilegal e impossível de reproduzir dentro dos parâmetros normais da anotação. Este erro é provavelmente o mais notório quando há a aparição de um tabuleiro de xadrez em filmes e novelas ou quando vemos um tabuleiro exposto em uma loja. Quantas vezes não observamos a casa a1 branca, para desespero dos amantes da nossa arte?

    Quando se é iniciante no xadrez, é comum cometer algumas gafes. Por isso, não se preocupe se você já tiver feito isso: o importante é não repeti-las! Agora que você sabe quais são as maiores gafes do jogo, aprenda também alguns dos termos-chave do xadrez, para não ficar perdido quando for acompanhar os jogos!

     

    Ficou alguma dúvida? Qual foi a maior gafe que você já cometeu? Compartilhe suas experiências nos comentários!

    [ Clique aqui ] e conheça o nosso canal no Youtube e saiba mais sobre o mundo do xadrez.

    37 Responder para “As 6 Maiores Gafes de Enxadristas Iniciantes”

    • Geraldo J F

      Bem... gafe a gente comete, mesmo quando se aprendeu algo. Humanos somos.
      Mas, procurar não repetir, foi a dica e é boa, hein?!
      Sou tão fraco que nem tenho ideia de quantas e quais gafes cometi. (Memória. Rsrsr...)

    • Anderson Vieira :-/

      Não abandonar o jogo para mim é uma das piores demonstrações de desrespeito. Tem gente que insistindo em uma posição totalmente perdida com esperança que o tempo do adversário caia...isso acontece principalmente em jogos online. :-/

      • Jairo Vasconcelos

        Alguém mais experiente me corrija se eu estiver errado mas se um jogador está perdido no tabuleiro mas a seta do adversário está para cair, sendo duvidoso que ele consiga dar mate a tempo, acho perfeitamente válido tentar "enrolar" e fazê-lo perder no tempo. Vencer é derrotar o adversário dentro do limite de tempo estabelecido para a partida.

        • Rafael Leitão

          Claro, nesse caso faz parte do jogo. O artigo se refere aos jogadores que jogam até o mate em uma situação "normal", mesmo quando sabem que vão perder.

      • Adriano

        Mais de uma vez insisti numa partida perdida e consegui arrancar um empate por afogamento. Eu não costumo desistir, entrego meus pontinhos caro. E se é um jogo de blitz, tempo é tão importante quanto material, se tiver como enrolar o adversário, não titubeio!

    • Guilherme

      Opa, obrigado pelo alerta, faço isso as vezes jogando online e consigo vitórias dessa maneira, achei que fazia parte da Blitz, sabendo que é um desrespeito, vou evitar agora.

      • Daniel

        Como disse o Jairo Vasconcelos, "vencer é derrotar o adversário dentro do limite de tempo estabelecido para a partida". No caso do Blitz, vitória por tempo faz parte do jogo. Se mesmo estando com a posição perdida, você percebe que o seu adversário não conseguirá dar mate a tempo, não abandone a partida.

    • Ubiratã Paiva de Souza

      A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, acima dela só o Rei, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente o valor entre nove e dez pontos. No caso do Brasil , ela é dama ,só por causa da abreviação dela ficaria igual ao "R" de Rei . Como no alemão Bispo ser abreviado por "L" Läufer, em vez de "B" como o bispo do mundo real ... Nem por isso, eu não vejo ,nem um amigo alemão .discutindo sobre isso.... Mas para o resto do mundo continua sendo chamada de Rainha.. Prefiro chama-la de Rainha como resto do mundo . Mas na hora de preencher a planilha uso a letra "D" Dama para abreviação da peça.. Leitão ,você á de concordar que jogo de xadrez não originário do Brasil, e nós adaptamos as regras do jogo para o nosso idioma .. Por isso ,Rainha acabou virando Dama no Brasil , mas não que ela deixou de ser rainha.

      • Rafael Leitão

        Você está livre para discordar, mas o nome correto da peça é dama e dizer "rainha" é uma gafe. Como bem explicado pelo Herman Claudius em um post no facebook, dizer que o nome da peça é "rainha" em todos os outros idiomas (resto do mundo) é algo equivocado. Enfim, claro que cada um chama como quiser. Um abraço.

        • Ubiratã Paiva de Souza

          O Herman Claudius, e holandes, e no país dele, tem o mesmo problema de abreviação do Rei ( koning) K com Rainha (koningin) K, por isso ,eles chamam a Rainha de "Dame". Então , pelo que eu saiba, no país dele não é gafe ,chamar a Rainha de rainha no tabuleiro,mesmo que se tenha de abrevia-la na planilha com a letra "D".. Nesse caso, ele não é o melhor estrangeiro para disser ,se é gafe ou não.. Telhado de vidro...

    • Daniel

      Sendo gafe ou não, eu gosto de chamar a Dama de Rainha (Queen) e se eu pudesse chamaria o Cavalo de Cavaleiro (Knight), simplesmente porque me traz a boa impressão de jogar um jogo baseado em uma batalha medieval, rsrs.
      Brincadeiras à parte, no inglês as iniciais do Cavalo (Knight) e do Rei (King) se confundem. Em vez de mudarem o nome das peças, eles simplesmente alteraram a notação do cavalo para "N". Em países de fala Portuguesa, adotaram o nome da peça como "Dama" e transformaram em gafe chamá-la de "Rainha".
      Enfim, como meu aprendizado de Xadrez foi totalmente em inglês (ainda estou aprendendo termos de Xadrez em Português), me acostumei a chamar a Dama de "Rainha" por causa de sua tradução literal.
      Logicamente, se eu estiver em um torneio no Brasil, irei chamar a peça de Dama a partir de agora.

    • Renato

      Nunca vi a casa A1 branca

      • Charles

        Se voce girar o tabuleiro 90 graus, vera'.

        • Nixolas

          Mas aí não será a A1 e sim H8.

    • Júlio Santoro

      Eu vejo dois "erros" na ilustração.
      A orientação do tabuleiro e os jogadores(ao que parece) jogando ao mesmo tempo. Rs.

    • Maria

      vc a venceu em 96!
      4 peões e uma torre contra três peões e uma torre de Judite <3

    • Maria

      * Judit
      como posso ter errado o nome dela
      sorry, Polgar

    • Rodrigo

      Eu fui ensinado erradamente quanto ao possicionamento inicial dos reis. Infelizmente considerava que o rei branco ficava nas casas de mesma cor.

      • Rafael Leitão

        Infelizmente muitos aprendem errado, mas nunca é tarde para aprender.

      • Thiago

        É Queen (Rainha). Dama é o errado, me recuso a chamar assim. Se a língua não comporta, deveriam usar Q como abreviação.

        • Rafael Leitão

          Não, você está errado.

        • Guilherme

          Se o xadrez foi criado na Índia na China ou Pérsia (eu confesso que não sei), o nome da peça não é Queen (Rainha), mas alguma coisa que 99% dos brasileiros sequer saberia como pronunciar.
          Então, quando traduzido para o português, se convencionou chamar de Dama (D). Quer falar errado? Fale como quiser, mas quem sabe falar saberá que você está falando errado. Nóis fala cumu nóis qué, não é?

          • Anonimo

            Está equivocado Guilherme, no alemão por exemplo o Bispo é abreviado por "L" Läufer, em vez de "B" como o resto do mundo faz, mas ninguém vê algum alemão discutindo sobre isso, se recusando a chama-lo de bispo, para o resto do mundo essas peças continuam sendo chamadas de bipo e rainha, todos sabemos também que o inglês é uma língua universal, logo se no inglês ela é chamada de "Queen" = Rainha, então por que deveriamos se recusar á chamar assim? Se na maioria dos países esse termo é aceito porque deveriamos nos recusar á aceita-lo? Aliás quem define se estamos falando errado ou não?

    • João

      Acho que abandonar ou não o jogo em uma posição perdida é questão de opção pessoal e não tem a ver com educação. Sempre brinco com meus amigos com quem fiz parte da equipe de xadrez da faculdade: "O tempo é parte do jogo". Se o adversário não conseguir provar sua superioridade no tabuleiro dentro do tempo previsto, não vejo por que teríamos obrigação de abandonar e facilitar as coisas...

      • Rafael Leitão

        Não tem sentido jogar com dama a menos, por exemplo, contra um jogador titulado. É uma gafe sim.

    • Vilmar

      Que post bem humorado e bem escrito. Totalmente elucidativo.
      Muito bom!
      Meus parabéns.

      • Rafael Leitão

        Obrigado!

    • Russlan

      Gostaria de saber a forma correta de posicionar o cavalo. Ele deve ficar de frete para o exército adversário dando as costas para nós ou ele fica olhando para o rei nós permitindo o ver de lado?

      • Rafael Leitão

        O jogador pode escolher. Alguns preferem o cavalo olhando para a frente e outros preferem um cavalo olhando para o outro.

    • Cristiane

      Oi Rafael! Tudo bem? Saberías me recomendar um Jogo de Xadrez online que seja bom para Android? Tem diversos no Google Play, todos com prós e contras, então a recomendação vindo de ti, me trará mais confiança! Eu jogava nos campeonatos do colégio no século passado, literalmente, mas depois fiquem sem parceria! Estou muito enferrujada e quero voltar a jogar!
      Grata pela atenção!

      • Rafael Leitão

        Oi, tudo bem? O melhor site e app para jogar (na minha opinião) é o do Chess.com

        • Cristiane

          Muito Obrigada

    • Cristiane

      Muito Obrigada

    • Ademir Filho

      Sou iniciante e jogo pouco. Acho interessante insistir em uma partida que tenho poucas ou nenhuma chance de ganhar para fins de aprendizado.
      Mas isso porque até o momento só joguei partidas rápidas, não sei se numa partida mais longa faria isso.

    • Marcelo Gonzalez Pereira

      Creio que o maior erro de iniciantes é não jogar partidas longas, joguem o relógio fora, joguem sem tempo, você pode fazer 100 mil problemas táticos mas se jogar só blitz e bullet, o xadrez não irá muito longe, é algo até intuitivo mas que a esmagadora maioria não faz. E outro erro não menos importante é procurar jogar com alguém mais forte pelo menos metade das vezes, se vc quer caminhar rápido , não pode andar lento, não espere evoluir em partidas fáceis, vc tem que ser devidamente surrado e torturado para evoluir no xadrez.

      • Domingos

        Isso é verdade

    • João Soares

      É possível ter uma casa branca do lado direito, mas ter as torres brancas em a8 e h8?

    Deixe uma Resposta