A Técnica da Visão Geral no Cálculo de Variantes

A Técnica da Visão Geral no Cálculo de Variantes

Ao começar a calcular uma posição é importante que você dê atenção aos lances mais forçados (xeques, capturas e ameaças), tanto para você quanto para seu adversário. Nos minutos iniciais do cálculo, não se preocupe com sutilezas: calcule as jogadas que chamam a atenção, analise todas as linhas forçadas. Muitas vezes, dependendo da complexidade da posição, você já encontrará a melhor jogada utilizando este processo. Nas posições mais complexas a solução não será tão simples, mas essa análise inicial lhe dará a base necessária para um cálculo mais profundo. Neste caso, após alguns minutos de análise, volte à posição inicial e vá para o passo seguinte (Lances Candidatos). Para quem quiser estudar melhor a teoria da “Visão Geral”, sugiro a leitura do excelente livro “Secrets of Practical Chess”, do grande mestre inglês John Nunn, no qual essa teoria foi exposta em mais detalhes pela primeira vez.

 

 

A Visão Geral é uma técnica fundamental para o progresso no cálculo e acredito que com seu treinamento adequado o aluno mostrará um rápido progresso. Além disso, você ficará mais treinado para calcular rapidamente, o que ajudará significativamente seus resultados em partidas rápidas e blitz.

Já utilizei essa técnica para conseguir bons resultados em diversas ocasiões. Um caso que lembro bem foi o da minha partida contra o MI Diego Di Berardino. Na posição do diagrama as pretas têm muitas opções tentadoras, mas uma visão geral rápida pode nos ajudar a encontrar sem problemas a jogada ganhadora.

 

Di Berardino x Leitão (Campinas 2010)

 

 

Jogam as pretas (clique aqui para a solução)

 

 

Nem sempre a Visão Geral é suficiente para encontrar a “verdade” da posição, mas mesmo nesses casos ela nos fornecerá elementos preciosos para encontrarmos a jogada correta. Nesses casos devemos voltar à posição inicial e utilizar as ideias adquiridas na VG para formular uma lista mais detalhada de lances candidatos. Um exemplo clássico é o da partida Tal x Portisch (posição de análise). Encontrar a jogada correta no diagrama abaixo seria impossível sem primeiro fazer uma análise prévia da posição.

 

 

Jogam as brancas (clique aqui para ver a solução)

 

Pronto para praticar a técnica da Visão Geral? Somente com a resolução de muitos exercícios você será capaz de mudar a forma de pensar e utilizar corretamente a VG para calcular melhor.

Quer aprofundar nos estudos? Veja nossa palestra A Técnica da Visão Geral no Cálculo.

Então, mãos à obra. Bons estudos!

 

 

 

Siga a Academia nas Redes Sociais!

No Comments

Post a Reply