Os 4 Enxadristas Que Venceram Capablanca e Fischer

    Capablanca e Fischer são considerados dois dos melhores enxadristas da história do xadrez.

    Imagine ter vencido estes dois jogadores que, além de gênios indiscutíveis, são de gerações diferentes?

    Quer saber quais os 4 enxadristas que conseguiram essa façanha? Aí vai uma dica: 2 deles são “fáceis” para quem conhece bem a história do xadrez.

    Um deles é difícil – ele só venceu Fischer em uma obscura partida de exibição quando o Bobby era muito jovem.

    E um deles entra na categoria “impossível”.

    Vamos à lista, em ordem crescente de dificuldade:

     

    1- Paul Keres

    Conhecido como o “eterno vice-campeão mundial”, Keres foi um dos melhores enxadristas da história. Venceu todos os grandes jogadores da sua época. Sua vitória contra Capablanca ocorreu no famoso torneio de Avro 1938 e é considerada uma obra prima do jogo posicional. Keres venceu Fischer várias vezes. As partidas completas podem ser vistas no PDF disponível para download no final do artigo.

     

    2- Samuel Reshevsky

    Um dos grandes prodígios da história do xadrez, Reshevsky teve uma longa carreira e chegou a ser um dos melhores do mundo durante vários anos. “Sammy” venceu Capablanca uma vez e teve quatro vitórias contra Fischer. Mesmo assim, Bobby foi um dos seus algozes mais implacáveis (com um escore de 10-4, sem contar os empates).

    Talvez você tenha conseguido se lembrar destes dois primeiros nomes da lista. Mas agora começam os mais difíceis.

     

    3- Max Euwe

     

    O holandês Euwe carrega a injusta sina de ser considerado o “mais fraco de todos os campeões mundiais”. Ainda que exista lógica nessa afirmação, não podemos nos esquecer também que ele foi o único campeão mundial que não vivia de xadrez (ele era professor de matemática). Euwe também é conhecido por ter sido Presidente da FIDE durante o “match do século” entre Fischer e Spassky.

    Euwe venceu Capablanca no torneio de Avro 1938. Já sua vitória contra Fischer é menos conhecida: ela ocorreu em um match de exibição em 1957, quando Fischer tinha apenas 13 anos.

    Se você conseguiu acertar esses 3 nomes, então parabéns! Seu conhecimento da história do xadrez é muito bom. Agora vamos para o teste final, a missão impossível:

     

    4- Erich Eliskases

    Eliskases, nascido na Áustria em 1913, é o enxadrista menos conhecido a ter vencido tanto Capablanca quanto Fischer. Ele foi um dos tantos enxadristas que ficaram na América do Sul depois da Olimpíada de Buenos Aires, em 1939, quando explodiu a Segunda Guerra Mundial. Uma curiosidade é que Eliskases morou no Brasil, em Águas de São Pedro-SP, de 1941 a 1947, antes de se mudar para a Argentina. Um dos grandes livros editados em português na época é de sua autoria: “Curso Teórico e Prático de Xadrez”.

    Eliskases venceu Capablanca em 1937, em uma partida bem ao estilo do seu rival. Vale lembrar que Capablanca o havia vencido no ano anterior.

    Sua vitória contra Fischer aconteceu em 1960, em Buenos Aires. Outra partida posicional e bem didática. O escore entre eles terminou 1 a 1.

     

    Conseguiu acertar todos os enxadristas desta lista? Se acertou inclusive o Eliskases, então parabéns. Você sabe muito sobre a história do xadrez!

     

    O próximo passo é ver todas essas grandes partidas com meus comentários. Para isso, basta colocar o seu email abaixo e você terá acesso a um PDF com minhas análises das vitórias destes jogadores contra Capablanca e Fischer.

     


     

    Gostou deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais!

    5 Respostas a “Os 4 Enxadristas Que Venceram Capablanca e Fischer”

    • Gilvan Sousa

      O muito bom

    • Maxluan Cruz

      Muito Bom o artigo, esses caras merecem reconhecimento, pois na minha opinião Fischer e Capablanca são os melhores de todos os tempos.

      • Lisboa

        concordo Sr. , mas tbm colocaria alekhine nessa lista!!!

    • Leandro

      Incrível artigo, parabéns
      Eliskases é um bom nome sempre pra ser lembrado
      Bom vê-lo nessa lista ....

      Aqui eu também tenho um recorde:
      Até agora nenhum campeão mundial me venceu
      :)

    • Carlos

      Venceram Fischer! Bah!
      Impressionante.
      Desconhecia isso.
      Fiquei surpreso.

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]