Dicas Para Treinar Xadrez
Tanto para aqueles que iniciaram sua jornada no esporte recentemente como para os jogadores experientes, uma dica é fundamental: estudar e treinar xadrez com dedicação. Para melhorar suas habilidades nesse jogo milenar, é muito importante estudar os movimentos, as partidas clássicas e melhorar sua análise do jogo.
Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!
Para isso, há uma enorme variedade de materiais disponíveis, vídeos, programas de computador, livros, entre outros. Mas, para ter sucesso no seu treinamento, é preciso saber fazer um bom uso dessas ferramentas de estudo. Confira em nosso post 6 dicas do GM Rafael Leitão para treinar e estudar xadrez como um profissional!
Não estude somente com o computador
Não abra mão de estudar xadrez com os livros. Além de ser ruim para a saúde ficar olhando só para a tela, ela não consegue replicar o ambiente da partida. Se você é um iniciante no esporte, comece a estudar xadrez por livros que ensinarão o básico e, na medida em que seu nível for evoluindo, busque materiais com técnicas mais avançadas de xadrez.
Não se esqueça de dar atenção igualmente a todas as fases da partida, ou seja estude com o mesmo afinco a abertura, meio-jogo e final.
Estude “ativamente”
Essa é uma das melhores dicas para estudar xadrez!
Não basta apenas reproduzir partidas ou memorizar variantes: é preciso treinar sua tomada de decisão e se perguntar como jogaria nos momentos críticos antes de comparar suas ideias com o autor do livro ou com o computador. Ler, assistir partidas de xadrez pela internet, ver vídeos, tudo isso ajuda muito, mas para realmente aprender a jogar você precisa experimentar analisar variantes por si mesmo.
Uma das maneiras de fazer isso é resolvendo exercícios extraídos de partidas de xadrez famosas. Por exemplo, o livro mostra um diagrama, indicando uma posição complicada, com uma série de análises. Antes de seguir com a leitura, monte o tabuleiro e calcule a jogada que você faria, bem como as possíveis continuações. É importante que você faça esse exercício sempre sem mexer as peças no tabuleiro, para treinar a capacidade de visualização. Somente depois disso confira quais são as análises propostas no livro. Compare suas análises e veja onde errou e onde acertou. Aprender com os nossos próprios erros e acertos é mais fácil do que apenas memorizando partidas e movimentos.
Treine seu cálculo de variantes
Essa é outra relevante dica para treinar xadrez!
O bom cálculo de variantes (capacidade de ver várias jogadas à frente) é a principal habilidade para um enxadrista e deve ser trabalhada preferencialmente em toda sessão de treinamento. O ideal é que você tenha um bom livro de combinações, de preferência dividido por temas táticos, e resolva alguns exercícios todos os dias.
Não decore livros de abertura
Xadrez é criatividade — é muito mais importante conhecer as partidas modelo e ideias de uma determinada variante. Como já falamos aqui, memorizar não é o suficiente para ser um bom enxadrista e, se você se basear apenas nisso, ficará na mão na hora de jogar. Isso vale também para as aberturas.
Conheça partidas clássicas
Toda boa seleção de dicas para treinar xadrez deve necessariamente conter esse item!
Para melhorar seu entendimento do jogo, nada melhor do que conhecer os modelos dos grandes mestres do passado, estudando sua tomada de decisão, os planos típicos de determinadas situações. Assim como livros clássicos, as partidas são “clássicas” por um motivo concreto, em geral por serem muito didáticas.
Assista os vídeos da Academia Rafael Leitão!
Brincadeiras à parte, os Cursos de Xadrez Online da Academia são materiais excelentes para quem procura melhorar suas habilidades no xadrez de maneira ativa, realmente entendendo melhor o jogo e as estratégias.
Oi, obrigado pelas dicas! Uma pergunta: Com relação aos estudos de estratégia, estudar apenas nos finais de semana atrapalha no aprendizado?
Olá César,
Pelo meu conhecimento, não! apenas aconselho mais dedicação quando estiver estudando, para compensar o longo tempo sem estudos!
Muito obrigado pelas dicas ,poderia me indicar algum livro ?
Sempre artigos interessantes! Dá motivação.
Realmente estou um pouco desanimado, treino tático quase todos os dias, durante muitas vezes uma hora e meia ou duas horas seguidas, e mesmo treinando a aos poucos melhorando minha capacidade de cálculo nunca é o suficiente, não consigo passar da mesma faixa de rating nos apps de xadrez.
Isso é frustrante parece que nada vale a pena.
Jace, não desista. Em algum ponto específico vc deve estar falhando, muito mais por falta de orientação do que por falta de capacidade cognitiva para entender as nuanças do jogo. Infelizmente não posso ajudar muito pois meus conhecimentos nesse campo ainda são superficiais mas o sr. Rafael Leitão, grande mestre internacional de Xadrez e 7 vezes campeão brasileiro, é uma pessoa que reune a qualificação necessária para orientar vc sobre esse tema.
Oi tudo bem? Jogar xadrez sem o relógio ajudaria mais no raciocínio lógico do q sem o relógio?é q eu jogo mais para desenvolvimento do raciocínio
Olá Rafael! Pensar jogadas à frente sem mexer nas peças é muito difícil. Depois da primeira jogada mental tudo fica enevoado. Alguma técnica para melhorar isso?
Isso vem com o tempo e sempre tentando analisar posições sem mover as peças. Não se preocupe, apenas tenha paciência e disciplina nos treinos.
Olá, boa tarde! Estou começando a jogar agora, ganhei de presente e quero aprofundar para tornar bom o mais rápido possível, sei que é necessário muita dedicação, poderia me passar algumas dicas eficazes, pode ser por meu email: [email protected]
Muito Obrigado Mestre!
Grande Mestre Rafael Leitão você poderia informar se vale a pena jogadores com ranting online de 1.600 a 1.700 absorverem os conceitos das Obras Meu Sistema e a Prática de Meu Sistema de Aaron Nimzowistch?
Há livros melhores hoje em dia, o Meu Sistema é uma obra de valor histórico, mas com conceitos ultrapassados.