6 Dicas Para Treinar Xadrez Como Um Profissional

 

Dicas Para Treinar Xadrez

Tanto para aqueles que iniciaram sua jornada no esporte recentemente como para os jogadores experientes, uma dica é fundamental: estudar e treinar xadrez com dedicação. Para melhorar suas habilidades nesse jogo milenar, é muito importante estudar os movimentos, as partidas clássicas e melhorar sua análise do jogo.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

Para isso, há uma enorme variedade de materiais disponíveis, vídeos, programas de computador, livros, entre outros. Mas, para ter sucesso no seu treinamento, é preciso saber fazer um bom uso dessas ferramentas de estudo. Confira em nosso post 6 dicas do GM Rafael Leitão para treinar e estudar xadrez como um profissional!

 

Não estude somente com o computador

Não abra mão de estudar xadrez com os livros. Além de ser ruim para a saúde ficar olhando só para a tela, ela não consegue replicar o ambiente da partida. Se você é um iniciante no esporte, comece a estudar xadrez por livros que ensinarão o básico e, na medida em que seu nível for evoluindo, busque materiais com técnicas mais avançadas de xadrez.

Não se esqueça de dar atenção igualmente a todas as fases da partida, ou seja estude com o mesmo afinco a abertura, meio-jogo e final.

 

Estude “ativamente”

Essa é uma das melhores dicas para estudar xadrez!

Não basta apenas reproduzir partidas ou memorizar variantes: é preciso treinar sua tomada de decisão e se perguntar como jogaria nos momentos críticos antes de comparar suas ideias com o autor do livro ou com o computador. Ler, assistir partidas de xadrez pela internet, ver vídeos, tudo isso ajuda muito, mas para realmente aprender a jogar você precisa experimentar analisar variantes por si mesmo.

Uma das maneiras de fazer isso é resolvendo exercícios extraídos de partidas de xadrez famosas. Por exemplo, o livro mostra um diagrama, indicando uma posição complicada, com uma série de análises. Antes de seguir com a leitura, monte o tabuleiro e calcule a jogada que você faria, bem como as possíveis continuações. É importante que você faça esse exercício sempre sem mexer as peças no tabuleiro, para treinar a capacidade de visualização. Somente depois disso confira quais são as análises propostas no livro. Compare suas análises e veja onde errou e onde acertou. Aprender com os nossos próprios erros e acertos é mais fácil do que apenas memorizando partidas e movimentos.

 

Treine seu cálculo de variantes

Essa é outra relevante dica para treinar xadrez!

O bom cálculo de variantes (capacidade de ver várias jogadas à frente) é a principal habilidade para um enxadrista e deve ser trabalhada preferencialmente em toda sessão de treinamento. O ideal é que você tenha um bom livro de combinações, de preferência dividido por temas táticos, e resolva alguns exercícios todos os dias.

 

 

Não decore livros de abertura

Xadrez é criatividade — é muito mais importante conhecer as partidas modelo e ideias de uma determinada variante. Como já falamos aqui, memorizar não é o suficiente para ser um bom enxadrista e, se você se basear apenas nisso, ficará na mão na hora de jogar. Isso vale também para as aberturas.

 

Conheça partidas clássicas

Toda boa seleção de dicas para treinar xadrez deve necessariamente conter esse item!

Para melhorar seu entendimento do jogo, nada melhor do que conhecer os modelos dos grandes mestres do passado, estudando sua tomada de decisão, os planos típicos de determinadas situações. Assim como livros clássicos, as partidas são “clássicas” por um motivo concreto, em geral por serem muito didáticas.

 

Assista os vídeos da Academia Rafael Leitão!

Brincadeiras à parte, os Cursos de Xadrez Online da Academia são materiais excelentes para quem procura melhorar suas habilidades no xadrez de maneira ativa, realmente entendendo melhor o jogo e as estratégias.

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

5 Respostas a “6 Dicas Para Treinar Xadrez Como Um Profissional”

  • César

    Oi, obrigado pelas dicas! Uma pergunta: Com relação aos estudos de estratégia, estudar apenas nos finais de semana atrapalha no aprendizado?

    • Rafael Almeida

      Olá César,
      Pelo meu conhecimento, não! apenas aconselho mais dedicação quando estiver estudando, para compensar o longo tempo sem estudos!

  • Marcelo souza

    Muito obrigado pelas dicas ,poderia me indicar algum livro ?

  • Lúcio

    Sempre artigos interessantes! Dá motivação.

  • Lorenzo

    Oi tudo bem? Jogar xadrez sem o relógio ajudaria mais no raciocínio lógico do q sem o relógio?é q eu jogo mais para desenvolvimento do raciocínio

Deixe seu comentário