Aberto do Brasil: Goiás Cup 2016

No último final de semana, de 13 a 15 de maio, na cidade de Goiânia, Goiás, tivemos mais um Aberto do Brasil. O II Goiás Cup contou com a participação de 67 jogadores, de 9 estados, além de uma bandeira estrangeira – representada pelo MF uruguaio Luis Rodi (2331). Ou duas bandeiras estrangeiras, pois também podemos contar com a bandeira argentina do MI Leandro Perdomo – que, recentemente, foi campeão Aberto do Brasil de Marabá. Mas desta vez o MI argentino mais brasileiro de todos os tempos ficou apenas na arbitragem do torneio.

 

Goias Cup Perdomo

[O MI Leandro Perdomo, desta vez na arbitragem, premiando a jovem WCM mineira Eymi Montufar]

 

O evento, que distribuiu R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e teve como campeão o GM Felipe El Debs (2510), com 5,5 pontos em 6,0 possíveis. Felipe parece ter levado a sério a cobrança dos fãs para que jogasse mais torneios este ano. Já contamos quantos? Três?

 

Goiás CUp El debs 2

[Falando em fãs, El Debs também é a alegria dos futuros mestres do Brasil!]

 

Aliás, a fase de fãs do GM El Debs parece estar tão boa que até mesmo seu jogo parece estar se soltando. Nas partidas em que teve as peças brancas, El Debs iniciou o jogo com 1.e4(!) – algo que não acontecia desde os tempos de juventude do Grande Mestre. Sem sombra de dúvidas um sinal de renovação espiritual – ou mesmo de final dos tempos.

Goiás CUp El debs 3

 [1.e4!]

 

O segundo lugar ficou com o já citado MF Luis Rodi – que foi o único que conseguiu arrancar meio ponto do GM El Debs. O grande destaque da competição ficou com o jovem goiano Gabriel Gonzaga Garcia (2152), que terminou o torneio em terceiro lugar com 5 vitórias e apenas uma derrota – para o MN Heverton Gisclan (2189). O jovem Gabriel, que na terceira rodada venceu o GM Everaldo Matsuura (2502), somou mais 32 pontos de rating e terminou a disputa com uma performance de 2350.

A Goias Cup 2016 valeu para a segunda etapa do Campeonato Estadual e, no sábado, 14, ainda organizou um animado torneio blitz – também válido para o Estadual da categoria. O campeão do blitz foi Rafael Esteves Bernardes (com 6 pontos de 7 possíveis).

Parabéns a todos os participantes e, em especial, ao Clube de Xadrez de Goiás pelo trabalho que vem fazendo em prol do xadrez brasileiro. Que venham mais torneios!

 

Fontes:

Chess Results

Clube de Xadrez de Goiás (facebook)

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 17.05.2016.

 

Já baixou nosso novo e-book gratuito? Aproveite!

Ebook 3 Métodos Infalíveis Materiais

No comments

Deixe seu comentário