Bachmann é Campeão na Holanda e Fier tem ótima atuação

    Aproximadamente 200 km da capital Amsterdam, a pequena cidade de Maastricht, recebeu, de 12 a 16 de maio, o forte Limburg Open. Na última década o evento vem se firmando como um dos maiores da Holanda e este ano contou com 4 grupos (um de veteranos) e 496 participantes – novo recorde da competição.

    No grupo A, com 129 jogadores, sendo 16 GMs e 7 MIs, o grande vencedor foi o GM paraguaio, de 27 anos de idade, Axel Bachmann (2632). Com 6,0 pontos em 7,0 possíveis, Axel teve um início arrasador: 5 vitórias. A vitória fácil da quinta rodada, contra o GM sueco Emanuel Berg (2581), exemplifica um pouco a excelente atuação de Bachmann – clique aqui e vejas as análises do GM Rafael Leitão para esta partida.

    Axel Bachmman Holanda2

    [Grande atuação do GM Axel Bachmann]

     

    O empate das duas últimas rodadas foi o suficiente para que o GM paraguaio garantisse o título – meio ponto à frente do segundo, terceiro e quarto colocados. Inclusive, o adversário da última rodada de Axel, e terceiro lugar da competição, foi ninguém mais, ninguém menos, que o nosso multicultural GM Alexandr Fier (2624).

    Alexandr Fier Holanda 

    [Seria o cavanhaque mais forte do Brasil?]

     

    Com uma ótima participação no torneio, 4 vitórias e 3 empates, Fier jogou partidas de xadrez bem ao seu estilo que tanto agrada a torcida. Exemplo melhor foi a vitória da sexta rodada contra o GM holandês Martijn Dambacher (2486). As análises desta contundente vitória você vê clicando aqui.

    O top 10 do torneio ficou:

    JogadorRtgFedPts
    1GMBachmann, Axel2632PAR6.0
    2GMGharamian, Tigran2627FRA5.5
    3GMFier, Alexandr2624BRA5.5
    4GMVan Foreest, Jorden2557NED5.5
    5GMSwinkels, Robin2485NED5.5
    6GMBauer, Christian2634FRA5.5
    7GMBerg, Emanuel2581SWE5.0
    8GMSocko, Bartosz2600POL5.0
    9FMVan Dooren, Dirk2365NED5.0

     

    Provavelmente o bom desempenho de Fier se deve ao fato da preparação pesada que ele fez com o MI mais viajado do Brasil: Diego Di Berardino – será que ele já voltou para o Brasil?

    Diretamente de Tiblisi, Geórgia, o “match universal” ou “Campeonato Brasileiro da Geórgia” (palavras do GM Fier) promete jogar para escanteio qualquer cobertura de Carlsen x Karjakin. É xadrez livre de preconceito.

    Por sorte, a Redação d´Academia possui uma linha direta com o GM Fier (algo similar ao telefone vermelho do Comissário Gordon com o Batman) e tivemos acesso exclusivo às imagens deste confronto inesquecível.

    [Atenção especial para a trilha sonora e para os ótimos ângulos da câmera]

     

    Qual será o próximo torneio intergaláctico de Fier?

     

    Fontes:

    Site Oficial

      

    Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 19.05.2016.

     

    Baixe agora nosso novo e-book gratuito!

    Ebook 3 Métodos Infalíveis Materiais

    No comments

    Deixe seu comentário