Realizado no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro Absoluto não parou no Carnaval e chegou à grande final. Os GM´s Krikor Mekhitarian e Alexandr Fier fazem a decisão em uma competição que não teve grandes surpresas.
Mequinho lutou, mas terá de assistir a final!
Semifinais
GM Henrique Mecking x GM Krikor Mekhitarian
Mequinho foi de brancas na primeira partida e não criou problemas para Krikor. O empate foi acordado em 27 lances. Já na segunda partida, Krikor conseguiu uma pequena vantagem em um final de torres e de forma “Karpoviana” melhorou pouco a pouco a posição, deixando Mecking em zugzwang. Uma grande vitória de Krikor Mekhitarian que finalizou a disputa por 1,5 x 0,5 e garantiu vaga na grande decisão.
GM Krikor Mekhitarian faz um grande torneio!
GM Alexandr Fier x GM Luis Paulo Supi
Em uma posição complexa, Alexandr Fier teve vantagem na primeira partida contra Luis Paulo Supi. Com as peças brancas, Supi conseguiu contra jogo e encontrou xeque perpétuo, evitando a derrota.
No segundo confronto, Fier escolheu a Variante do Fianchetto contra a Defesa Índia do Rei. A partida foi tensa e, mesmo com as peças negras, Supi teve chances de vitória. No fim, Fier cometeu menos erros e conseguiu a vitória e a vaga na final.
Luis Paulo Supi foi um rival duro para Fier!
Confira as partidas aqui.
Vale lembrar que a redação da Academia Rafael Leitão acertou em cheio o resultado de ambos os matchs! Agora, confira tudo sobre a final e o tradicional palpite da redação.
Grande Final!
Disputa em quatro jogos
A primeira diferença da final para as demais fases é a fórmula de disputa. O match GM Fier x GM Mekhitarian será disputado em quatro partidas: nas fases anteriores eram apenas duas. Se o empate persistir, duas partidas rápidas. Depois, mantendo-se a igualdade, dois jogos de xadrez relâmpago e por último o Armageddon.
Krikor luta pelo tri e Fier tenta o bi nacional
O Grande Mestre Krikor Mekhitarian luta pelo tricampeonato. O enxadrista de ascendência armênia venceu as edições de 2012 e 2015. Já Alexandr Fier foi campeão em 2005 e tenta o bicampeonato.
Fier leva vantagem no histórico
No site da Federação Internacional de Xadrez (Fide), a redação da Academia Rafael Leitão encontrou 16 partidas clássicas entre Fier x Mekhitarian, durante os anos 2007 e 2017. O histórico é favorável para Alexandr Fier, vitorioso em sete oportunidades. Krikor venceu três vezes e o empate ocorreu em seis ocasiões.
Histórico contra Krikor é favorável para Fier
Palpite
Será um grande confronto, com boas chances para ambos os lados. Depois de eliminar os GM´s Mecking e Matsuura, é possível dizer que Krikor teve uma tabela mais árdua e chega animado para a final. No entanto, a redação não titubeia e aposta em Fier mais uma vez. O histórico entre ambos leva a redação a acreditar em uma vitória de Fier nas partidas clássicas: 2.5 x 1.5.
E você, concorda com os palpites da redação da Academia Rafael Leitão? Deixe sua opinião nos comentários.
Nota do GM Rafael Leitão: Hoje tivemos a primeira partida e Fier conseguiu uma grande vitória, jogando com as peças pretas.
Fotos: Claudia Aquino, disponível no facebook da CBX.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
SEM COMENTÁRIOS