As Possibilidades dos Brasileiros na Copa do Mundo 2021
Assim como a edição feminina, a Copa do Mundo começa no próximo dia 10 de julho, em Sochi, na Rússia. O torneio contará com a participação de 206 jogadores e os finalistas garantem vaga no próximo Torneio de Candidatos. Entre os participantes, destaque para a participação do campeão mundial, Magnus Carlsen.
Os Grandes Mestres Krikor Mekhitarian, Alexandr Fier e Darcy Lima são os representantes brasileiros na Copa do Mundo. Confira o emparceiramento dos nossos jogadores e saiba mais sobre os adversários:
Fier, Krikor e Darcy são os brasileiros na Copa do Mundo
GM Alexandr Fier (2569) X GM Jergus Pechac (2523)
O Grande Mestre Jergus Pechac é o atual número 3 da Eslováquia. Pechac tem 20 anos de idade e em março de 2015 seu rating subiu de 2114 para 2540 em uma única lista. Nesse mês ele disputou 31 partidas e ganhou mais de 400 pontos de rating.
Depois desse feito, Pechac caiu para 2400 nos anos seguintes, mas vem em uma nova crescente (antes da pandemia) e voltou a passar a barreira dos 2500 pontos.
Outra curiosidade sobre o enxadrista da Eslováquia foi o Fair Play no Campeonato Europeu (disputado em formato híbrido), classificatório para a Copa do Mundo 2021.
Quando o lendário Boris Gelfand entregou a dama após clicar errado no mouse, Pechac gentilmente ofereceu empate e colocou sua classificação em risco. O enxadrista depois venceu com muito sofrimento no armagedom.
O vencedor do duelo Fier x Pechac enfrenta o indiano Vidit Gujrathi (2726).
GM Krikor Mekhitarian (2554) x GM Juan Carlos Gonzalez Zamora (2545)
Zamora é um enxadrista nascido em Cuba, mas atualmente representa o México, sendo o número 2 no ranking nacional. Nascido em 1968, virou Grande Mestre em 2004 (aos 36 anos) e mantém seu rating desde então.
O vencedor do match enfrenta o top player Shakhriyar Mamedyarov (2782).
GM Darcy Lima (2526) x GM Emre Can (2569)
Emre Can foi campeão turco em 2011. Nascido em 1990, é o atual número 5 do país. Em setembro de 2017 chegou a ultrapassar a barreira dos 2600 pontos no ranking da FIDE e nos anos seguintes manteve-se próximo dessa faixa de rating.
Quem passar enfrenta o russo Dmitry Andreikin (2724).
Análise
Nota do GM Rafael Leitão: Atenção, deixo bem claro que as opiniões dessa análise, um divertido palpite, NÃO reflete minha opinião e sim a do autor do artigo, o MF William Cruz.
Na opinião da Redação da Academia Rafael Leitão, que não passa de um mero palpite, o GM Krikor Mekhitarian tem as melhores possibilidades de passar para a próxima fase da Copa do Mundo.
Enquanto o mexicano estabilizou sua força, o brasileiro vem numa crescente nos últimos anos. De qualquer maneira, o match será equilibrado com 58% de possibilidades de classificação para Mekhitarian, contra 42% de Zamora.
O duelo entre Fier e Pechac também promete. De um lado, o brasileiro com sua vasta experiência, de outro um jovem enxadrista em plena evolução. Match muito equilibrado com 55% de chances para Fier contra 45% para Pechac.
Já o GM Darcy Lima tem uma vantagem no duelo contra Emre Can. Enquanto o brasileiro jogou 22 partidas oficiais desde março de 2020,o turco não joga uma partida em ritmo clássico presencial desde o início da pandemia. O ritmo de jogo pode favorecer o brasileiro neste match complicado. Sobre as probabilidades, 60% para Emre Can e 40% para Darcy Lima.
Concorda com os palpites? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz
Seria muito interessante ver a partida entre o GM Krikor Mekhitarian x GM Shakhriyar Mamedyarov.
Não sei o que seria mais difícil, ganhar de algum dos dois ou escrever corretamente o nome de ambos KKK
BORA BRASIL!!!
vai rolar
Mamedyarov é muito superior. Só se der zebra.