FIDE Define Regras para o Torneio de Candidatos 2022

FIDE Define Regras para o Torneio de Candidatos 2022

Sim, ano que vem tem Torneio de Candidatos novamente. Apesar do atraso do último ciclo, devido aos problemas relacionados à pandemia, a Federação Internacional de Xadrez confirmou o próximo Torneio de Candidatos já para 2022.

 

Vaga para Teimour Radjabov

C:UsersUserDesktopradjva (1).jpg

Radjabov comemora o título da Copa do Mundo 2019 – Imagem: fide.com        

 

Para entender o motivo de Teimour Radjabov já estar no ciclo seguinte, é preciso lembrar alguns fatos:

  • Semanas antes do início do Torneio de Candidatos 2020, finalizado somente em 2021, o enxadrista do Azerbaijão se retirou da competição.
  • Radjabov alegou os riscos de uma possível contaminação e solicitou que a FIDE adiasse o torneio. Como isso não aconteceu, Radjabov abdicou da vaga.

 

O Presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, demonstrou a intenção de classificar Radjabov para este ciclo, a fim de remediar possíveis injustiças ocorridas na sequência dos fatos anteriores. Os membros do Conselho da FIDE aprovaram a posição do presidente e a vaga de Radjabov está garantida.

 

Carlsen ou Nepomniachtchi

Como de costume, o vice-campeão mundial também tem vaga no Candidatos seguinte. Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi vão disputar o match pelo Campeonato Mundial no final de 2021 e o perdedor estará no Torneio de Candidatos 2022.

 

O Fim da Indicação do País-Sede

Nos ciclos passados, a organização do evento poderia indicar um enxadrista para o Torneio de Candidatos. Geralmente o indicado era do país sede do torneio. Ainda que existissem critérios para tal escolha,esse era um ponto polêmico do regulamento.

 

Vagas por Rating Extintas

Essa foi outra mudança importante. Em ciclos anteriores, alguns enxadristas preferiam não disputar competições para não ter o risco de baixar o rating e colocar a vaga em risco. Agora, o cenário mudou e todos vão precisar ir para o front.

 

Distribuição das Vagas

A competição é disputada por oito enxadristas, confira como será a distribuição das vagas ao torneio:

  1. Teimour Radjabov
  2. Vice-campeão Mundial (Carlsen ou Nepo)
  3. Campeão da Copa do Mundo 2021
  4. Vice-campeão da Copa do Mundo 2021
  5. Campeão do Grand Swiss Tournament 2021
  6. Vice-campeão do Grand Swiss Tournament 2021
  7. Campeão do Grand Prix Series 2022
  8. Vice-campeão do Grand Prix Series 2022

 

Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2021 será realizada em Sochi, na Rússia, entre julho e agosto. Se Teimour Radjabov, Magnus Carlsen ou Ian Nepomniachtchi chegarem à final, a vaga será repassada ao próximo enxadrista não classificado, desde que não ultrapasse o 4º lugar.

Se os três enxadristas estiverem entre os semifinalistas, uma vaga fica para o quarto semifinalista e a outra vaga vai para o Grand Prix.

 

Grand Swiss

O FIDE Chess.com Grand Swiss Tournament vai ser disputado entre outubro e novembro de 2021, em Isle Of Man. Serão 114 jogadores no evento e os dois melhores estarão no Torneio de Candidatos. Caso o campeão ou o vice-campeão já estejam classificados, a vaga vai para o jogador seguinte.

 

Grand Prix

Este evento deve acontecer entre fevereiro e abril de 2022. Como será a última chance de classificação para o Torneio de Candidatos, nenhum enxadrista classificado poderá participar do Grand Prix. A competição dará duas ou até três vagas, a depender do resultado na Copa do Mundo.

 

Pandemia

A FIDE também informou que, em caso de modificação do cronograma pela pandemia ou qualquer outro motivo de força maior, o conselho da FIDE tem o direito de ajustar os critérios de classificação.

O que você achou das mudanças e dá vaga direta para Radjabov? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

3 Respostas a “FIDE Define Regras para o Torneio de Candidatos 2022”

  • Renato Duarte

    Na distribuição de vagas item 2 há um erro: Lá diz que o vice pode ser Carlsen ou Radjabov. Na verdade é Carlsen ou Nepo. :)

    • Rafael Leitão

      Obrigado por apontar o erro!

  • Rilton Conti

    Foi justo garantir a vaga de Radjabov, quanto aos critérios de classificação, estão conforme os torneios ao longo do ano!

Deixe seu comentário