Os Últimos Resultados dos Aspirantes ao Título Mundial

Os Últimos Resultados dos Aspirantes ao Título Mundial

O Torneio de Candidatos foi paralisado no final de março de 2020 por causa da pandemia. Após quase 11 meses, o ChessBase.com fez um levantamento do desempenho dos participantes nesse longo período de intervalo, sem precedentes na história do xadrez mundial.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

Antes de qualquer análise, vale a pena relembrar a classificação do Torneio de Candidatos, o qual teve sete das 14 rodadas disputadas.

  1. Maxime Vachier-Lagrave 4.5
  2. Ian Nepomniachtchi 4.5
  3. Fabiano Caruana 3.5
  4. Anish Giri 3.5
  5. Wang Hao 3.5
  6. Alexander Grischuk 3.5
  7. Ding Liren 2.5
  8. Kirill Alekseenko 2.5

C:UsersUserDownloadsNepo x Ma.jpg

 

Maxime Vachier-Lagrave e Ian Nepomniachtchi lideram a disputa

 

A seguir, um breve resumo do desempenho de cada enxadrista, com uma análise da redação da Academia Rafael Leitão.

 

Torneios Presenciais

Com três torneios clássicos presenciais, Fabiano Caruana foi o enxadrista que mais jogou partidas no último ano. Por outro lado, Wang Hao, Alexander Grischuk, Ding Liren e Kirill Alekseenko não participaram de nenhum torneio presencial.

 

Nepomniachtchi Campeão Russo

Entre os principais resultados, destaque para o título da Super Final Russa de Ian Nepomniachtchi, com 7,5 pontos em 11 rodadas. 1- Nepo 7.5, 2- Karjakin 7.0, 3- Fedoseev 6.5, 4- Dubov 6.5, entre doze participantes, seis deles com mais de 2700 de rating.

 

Giri Vice-Campeão em Wijk Ann Zee

O Tata Steel Chess é um dos principais eventos do calendário enxadrístico e Anish Giri perdeu o título nas partidas blitz para Jorden Van Foreest. Isso não descarta o fato do enxadrista holandês ter terminado na frente dos principais concorrentes, além do campeão mundial, Magnus Carlsen.

 

Caruana e Maxime Decepcionam

Caruana teve rendimentos sólidos nos torneios presenciais, porém, abaixo de sua capacidade como número dois do mundo. No Tata Steel, o enxadrista dos Estados Unidos terminou na terceira colocação, enquanto no Norway Chess finalizou na quarta posição entre os seis participantes. Além disso, Caruana também marcou presença na Bundesliga, quando somou 3 pontos em 5 rodadas e conquistou o título por equipes.

Vachier-Lagrave também estava na equipe campeã da Bundesliga e somou 4 pontos em 5 partidas. Por outro lado, o francês teve um fraco desempenho em Wijk Ann Zee, 13º colocado com 5 pontos em 13 rodadas

 

Disputas Online

A tabela abaixo demonstra o desempenho de todos os enxadristas nos torneios online para que o leitor possa tirar as suas próprias conclusões.

No quadro da avaliação, a Redação da Academia Rafael Leitão colocou cinco estrelas para um rendimento excelente e uma estrela para um desempenho pouco favorável. Tal avaliação também leva em consideração o nível da competição.

 

EnxadristaTorneios OnlineTítulosViceSemifinaisAvaliação
Vachier-Lagrave8xX32 estrelas
Nepomniachtchi11x244 estrelas
Caruana6x325 estrelas
Giri7x123 estrelas
Grischuk91113 estrelas
Wang Hao21Xx1 estrela
Ding Liren91X43 estrelas
Alekseenko0xXxSem avaliação

 

Conclusões

Entre os líderes do Torneio de Candidatos, Nepomniachtchi apresentou melhores resultados em comparação com Vachier-Lagrave. O enxadrista francês não esteve bem nos últimos meses e ,se mantiver tal nível, não lutará pelo título. Por outro lado, o russo ganhou ainda mais confiança e pode ser considerado como favorito ao título.

Caruana não apresenta um nível tão alto nas partidas blitz e por isso seus resultados podem ter ficado um pouco aquém do natural. De qualquer maneira, o enxadrista segue competitivo e pode reverter a desvantagem de um ponto para os líderes.

Com relação aos demais, parece pouco provável que algum outro enxadrista possa fazer um segundo turno brilhante e ganhar o torneio. Anish Giri, Grischuk e Ding Liren tiveram boas atuações durante a pandemia, mas não devem brigar pela vaga. Wang Hao e Alekseenko pouco jogaram e o nível atual destes enxadristas é um mistério.

 

Quem se tornará o próximo desafiante de Magnus Carlsen? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário