O Momento Ruim de Magnus Carlsen

O Momento Ruim de Magnus Carlsen

O que está acontecendo com Magnus Carlsen? O campeão mundial não conquista um título há quatro torneios e passa pela pior série da carreira, desde que chegou à elite do xadrez mundial

.

C:UsersUserDownloadsmagnus-carlsen-face-after-game.jpg

Carlsen não é campeão há quatro torneios

 

Opera Euro

Sua última derrota aconteceu no Opera Euro Rapid, torneio online realizado no Chess24 entre 6 a 14 de fevereiro. Carlsen chegou à final, mas perdeu para Wesley So na grande decisão. O primeiro match de partidas rápidas terminou em 2×2, e o segundo e decisivo duelo acabou em 2,5 x 1,5 para o representante dos Estados Unidos.

“O mais positivo é que não estou abalado pelos maus resultados. Então, vou buscar novas ideias, planejar meus treinos, fortalecer minha preparação física e pensar no próximo torneio”, afirmou Carlsen após perder mais um duelo para Wesley So.

 

Skilling Open

A derrota anterior para So aconteceu em novembro, na final do Skilling Open. Assim como o Opera Euro, o Skilling Open faz parte da série de torneios online que fazem parte do Meltwater Champions Chess Tour, com $1,5 milhão de dólares em premiação.

Na ocasião, Carlsen empatou os dois matches com Wesley So por 2×2, mas foi derrotado no blitz por 1,5 x 0,5. Curiosamente, a derrota aconteceu no dia do aniversário de 30 anos do campeão mundial.

 

Airthings Masters

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, Carlsen disputou o Airthings Masters, a segunda das três etapas já realizadas do Champions Chess Tour. O campeão mundial foi eliminado nas quartas de final para o russo Daniil Dubov (2×2 e 3×1). Teimour Radjabov, do Azerbaijão, foi o campeão.

Com dois vice-campeonatos e uma eliminação nas quartas de final nessas três competições, Carlsen ocupa a terceira colocação geral do Meltwater Champions Chess Tour com 85 pontos. So e Radjabov compartilham a liderança com 108 pontos.

 

O Torneio Mais Relevante

Vale ressaltar que os resultados anteriores foram em torneios online de partidas rápidas, fato que diminui a relevância desta análise. Contudo, a atuação do campeão mundial no Tata Steel Chess – o tradicional torneio presencial de Wijk aan Zee – causa maiores preocupações.

Magnus Carlsen terminou na modesta sexta colocação, com 7,5 pontos em 13 rodadas, um ponto atrás do campeão Jorden Van Foreest (Holanda).  O último título do norueguês foi no Norway Chess, no mês de outubro.

 

Campeonato Mundial

É fato que o principal objetivo de Carlsen no ano é manter o título mundial. Se a pandemia permitir, o match deve ser realizado entre novembro e dezembro, em Dubai. O desafiante ainda não foi definido. Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi lideram o Torneio de Candidatos que ainda precisa ser finalizado nos próximos meses.

 

O que explica o rendimento abaixo da média de Magnus Carlsen? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

 

5 Respostas a “O Momento Ruim de Magnus Carlsen”

  • Saulo

    dizem as más linguas que foi uma namorada q ele arrumou...kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Hélio Parras

      Com certeza, mulher deixa qualquer 1 louco, quem nunca fugiu com uma mulher ?, passou a noite em campo de futebol, faltou á escolas por 4 dias, escondido com ela na casa da vó ? se trancou no quarto por 1 semana, com uma ? Viajou 200 km só pra ve-la, andou15 km á noite pra encontra-la ? e por aí afora. Minha bisavó dizia, 1 fio de pentelho, arrasta 1 comboio ! TAÍ A PROVA, rsrsrs.

  • Vicente

    Alguma namorada sugando a energia do campeão.

  • Luis Guilherme Carneiro

    Talvez por estar se dedicando mais aos negócios do que ao xadrez? O grupo PlayMagnus cresce sem parar.

  • Xezz

    Só está focando o mundial..

Deixe seu comentário