Radjabov Vence o Primeiro Torneio de Elite em 2021

Radjabov Vence o Primeiro Torneio de Elite em 2021

O GM Teimour Radjabov venceu o torneio Airthings Masters, realizado entre os dias 26 de dezembro a 3 de janeiro na plataforma do Chess24. Na final, o enxadrista do Azerbaijão venceu o armênio Levon Aronian, quem – segundo o próprio campeão – vinha jogando um xadrez “quase perfeito”.

“Estou completamente exausto. Estava tentando levar o duelo para o blitz porque, honestamente, depois de checar os jogos de Levon nas preliminares e depois na fase de mata-mata, vi que ele estava jogando um xadrez quase perfeito.  Alguns podem dizer que eu estava jogando uma espécie de xadrez seco, mas meu objetivo era ganhar o torneio, não queria agradar ninguém, para ser sincero”, afirmou Radjabov após o título.

O torneio foi disputado por 12 dos melhores enxadristas do mundo, incluindo o atual campeão mundial, Magnus Carlsen. A premiação total foi de $200 mil dólares, com $60 mil para o campeão.

C:UsersUserDownloadsradjabov.jpg

Sistema de Disputa

Na primeira fase, todos os enxadristas se enfrentaram em turno único com os oito melhores se qualificando para a fase eliminatória. As partidas tiveram um ritmo de 15 minutos para cada jogador mais 10 segundos de acréscimo por lance.

Carlsen, So, Nakamura, Nepomniachtchi, Radjabov, Aronian, Vachier-Lagrave e Dubov foram os classificados. Harikrishna, Grischuk, Giri e David Anton foram os eliminados.

 

Carlsen Eliminado

Na fase final, os confrontos aconteceram em uma melhor de dois matches de até quatro partidas rápidas. Mantido o empate, dois jogos de blitz (3+2) e por fim o Armagedom.

A grande surpresa das quartas de final foi a eliminação de Magnus Carlsen para Daniil Dubov: 2×2 no primeiro match e 3×1 para o enxadrista russo no segundo.

Ainda sobre as quartas de final, Levon Aronian superou Hikaru Nakamura vencendo os dois matches (2,5×1,5 e 2×0). Por outro lado, Maxime Vachier-Lagrave e Teimour Radjabov precisaram do Armagedom para superar Wesley So e Ian Nepomniachtchi, respectivamente.

 

Semifinal

Na fase seguinte, Radjabov não teve dificuldades para eliminar Dubov (3×1 e 2×0) e se garantir na final. Aronian também teve relativa tranquilidade para vencer Vachier-Lagrave (3×1 e 2×1).

 

Final

A final começou com três empates, porém, na quarta partida Radjabov abriu vantagem, fechando o primeiro match em 2,5 x 1,5. No segundo match, outra vitória de Radjabov (2×1), com dois empates e uma vitória. Na disputa pelo terceiro lugar, Vachier-Lagrave superou Dubov.

 

Champions Chess Tour 2021

O Airthings Masters foi a segunda de dez etapas classificatórias do Champions Chess Tour 2021, a ser disputado por dez enxadristas no mês de setembro. Com o título, Radjabov já tem vaga garantida na final.

O Skilling Open, realizado no mês de novembro de 2020, foi o primeiro evento do circuito que vai distribuir 1,5 milhão de dólares em prêmios.  Wesley So venceu Magnus Carlsen na final.

 

Classificação Após as Duas Primeiras Etapas – Top 8

  1. Teimour Radjabov 91 pontos
  2. Wesley So 62
  3. Levon Aronian 50
  4. Magnus Carlsen 50
  5. Maxime Vachier-Lagrave 36
  6. Hikaru Nakamura 30
  7. Ian Nepomniachtchi 25
  8. Daniil Dubov 22

 

Como seria a participação de Radjabov no Torneio de Candidatos, caso não tivesse desistido em função da pandemia? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

Imagem: Site oficial

One Reply to “Radjabov Vence o Primeiro Torneio de Elite em 2021”

  • Joao

    Onde encontramos as partidas?

Deixe seu comentário