Wesley So é Campeão Mundial de Fischer Random

Wesley So é o primeiro campeão mundial oficial de Fischer Random. O desempenho do enxadrista filipino-americano chamou atenção pela supremacia alcançada em relação ao campeão do mundo de xadrez clássico, Magnus Carlsen. O placar final foi de incríveis 13.5 x 2.5 para So.

“Só quero parabenizar o Wesley, ele jogou muito melhor do que eu. Tenho vergonha da maneira como joguei e gostaria de ter outra chance para melhorar isso”, reconheceu Carlsen após a derrota.  

Wesley So, no entanto, demonstrou sabedoria ao afirmar que a vitória no Fischer Random não muda o cenário atual do xadrez clássico. “Magnus teve alguns dias ruins e, se fosse no xadrez clássico, ele provavelmente teria me derrotado facilmente. Ainda assim, ele me parabenizou logo após o match, é um grande esportista”, ressaltou o campeão mundial de Fischer Random.

Wesley So (centro) na Cerimônia de Premiação  

 

Sistema de Pontuação 

Importante dizer que a pontuação da disputa foi diferente dos torneios rotineiros. Carlsen e So se enfrentaram entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro. No primeiro dia, duas partidas Slow Rapid, com 45 minutos para os 40 lances iniciais e mais 15 minutos para finalizar a partida. Não houve incremento. Nesta fase, cada vitória valeu três pontos e cada empate 1,5. 

No segundo dia, mais duas partida Slow Rapid no mesmo formato. No terceiro e último dia, quatro partidas no ritmo Fast Rapid, 15 minutos para cada jogador com um incremento de dois segundos por jogada. No Fast Rapid, cada vitória valia dois pontos. Por fim, quatro partidas de blitz, 3 minutos + 2 segundos por lance, com a pontuação tradicional de um ponto por vitória. 

So venceu Carlsen com larga vantagem 

 

Fórmula de Disputa

Fase Online

O Campeonato Mundial de Fischer Random foi disputado em duas fases, a primeira online e a segunda presencial. No início, qualquer jogador (isso mesmo, você poderia ter jogado!) poderia participar de uma das 32 classificatórias realizadas no chess.com. Os cinco primeiros de cada torneio, 160 jogadores no total, se classificaram para a segunda etapa. 

Na segunda etapa foi permitida a participação dos enxadristas titulados. Doze torneios online, swiss em nove rodadas, onde os sete primeiros colocados de cada torneio (84 no total), garantiram vaga na fase seguinte do evento.

A última fase online reuniu os 84 classificados mais alguns enxadristas convidados. Os jogadores foram divididos em seis torneios de 16 participantes no sistema mata-mata. Os seis vencedores se classificaram para a fase presencial, foram eles: GM Ian Nepomniachtchi, GM Alireza Firouzja, GM Vidit Gujrathi, GM Peter Svidler, GM Vladimir Fedoseev e GM Wesley So.

 

Fase Presencial

As partidas presenciais foram disputadas na Noruega. Além dos classificados online, o vice-campeão mundial de xadrez clássico, Fabiano Caruana, e o vice-campeão mundial (não oficial) de Fischer Random, Hikaru Nakamura, entraram nessa fase da competição. 

Dois oito enxadristas, três garantiram vaga na semifinal: Wesley So, Ian Nepomniachtchi e Fabiano Caruana. Magnus Carlsen foi o quarto classificado, Carlsen entrou nesta fase porque, além de ser o atual campeão mundial de xadrez clássico, também conquistou o título não oficial de Fischer Random no ano passado. 

Na semifinal, Carlsen superou Caruana por 12,5 x 7,5 e So passou por Nepomniachtchi: 13 x 5. Além da disputa pelo ouro, Nepomniachtchi superou Caruana por 12.5 x 5.5 e conquistou a medalha de bronze.

 

Histórico

Em 1996, Bobby Fischer apresentou a modalidade em uma entrevista coletiva na cidade de Buenos Aires. A ideia era promover uma disputa entre os Grandes Mestres Eugenio Torre (Filipinas) e o argentino Pablo Ricardi. Como de costume, Fischer brigou com os organizadores e o evento foi cancelado. 

Cinco anos depois, o organizador alemão Has Walter Schmitt organizou uma série de eventos em Mainz. O GM húngaro Peter Leko venceu o inglês Michael Adams, 4,5 x 3,5, em um match de partidas rápidas. O duelo pode ser considerado o primeiro campeonato mundial não oficial de Fischer Random.

A última edição foi realizada em 2009, quando Hikaru Nakamura derrotou Levon Aronian. Na ocasião, o russo Alexander Grischuk venceu o torneio open. A Noruega passou a organizar competições de Fischer Random em 2018. Neste ano, Nakamura defendeu seu título contra Magnus Carlsen e foi derrotado por 14×10.

Nakamura x Carlsen – mundial não oficial de Fischer Random 2018

 

O Que é o Fischer Random?

O xadrez Fischer Random, também chamado de 960, foi criado por Bobby Fischer e tem por característica principal o sorteio da posição inicial das peças. Com o desenvolvimento da teoria de aberturas, muitas partidas são jogadas de memória durante 15, 20 ou até mais movimentos. A modalidade tenta quebrar essa tendência e estimular a criatividade dos jogadores desde o primeiro lance

Bobby Fischer em entrevista nos anos 1990

 

Você gosta de jogar outras variantes do xadrez? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial

Texto escrito pelo MF William Cruz.

 

No comments

Deixe seu comentário