GM Famoso É Acusado de Trapaça Online

Tigran Petrosian é um dos maiores enxadristas da história. Campeão mundial entre 1963 e 1969, fez história pelo seu estilo inovador. 

Aos desavisados, não confunda o falecido campeão mundial com Tigran L. Petrosian. Existe um homônimo que é Grande Mestre, tem 36 anos, e manchou seu nome nos últimos dias.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

Tigran L. Petrosian é Banido do Chess.com

O enxadrista armênio, que já teve 2670 de rating, foi pego pelo sistema anti-trapaça do Chess.com e acabou banido do site. 

Os fatos ocorreram durante a semifinal e a final da PRO Chess League, realizadas entre 25 e 27 de setembro. A decisão, no entanto, se deu alguns dias depois, após Wesley So e Tigran Petrosian trocarem farpas, publicamente, a respeito da atuação do armênio na competição.

Tigran L Petrosian

Tigran L. Petrosian

 

A Atuação Suspeita

Na final, Tigran L. Petrosian foi decisivo para a vitória da equipe da Armênia contra a equipe do Sant Louis Chess Club. Petrosian fez 3,5 em 4, com vitórias contra enxadristas da elite mundial: Fabiano Caruana (2º no ranking internacional) Wesley So (8º) e Leinier Dominguez (14º). O enxadrista ainda empatou com Jeffery Xiong (31º).

Atualmente com 2601 pontos de rating, Tigran L. Petrosian é o número 260 no ranking da FIDE. Além da pontuação em si, alguns movimentos nas partidas e a postura do enxadrista (ficar olhando toda hora para baixo), foram decisivas para o site tomar tal providência.

 

A Palavra do Presidente da PRO Chess League

O presidente do PRO Chess League, MI Greg Shahade, emitiu a seguinte declaração, publicada no Chess.com:

“É lamentável que esse tipo de situação ocorra, mas a equipe anti-trapaça do Chess.com apresentou evidências mais do que suficientes para demonstrar a conduta antidesportiva por parte deste jogador”, afirmou Shahade.

 

Como Ficou o Torneio

A premiação do torneio foi de $20 mil dólares para a equipe campeã e $10 mil dólares para o vice-campeão. Com a eliminação dos armênios, a equipe também está fora das próximas temporadas. O título ficou com Saint Louis, seguido por uma equipe do Canadá e uma da China.

 

Xadrez Online em Crise?

Esse pode ter sido mais um duro golpe para o xadrez online, que tanto cresceu na pandemia. O mais grave até então aconteceu na final da Olimpíada Online, quando um problema de conexão tirou a Índia da disputa. Na ocasião, a FIDE optou por dividir o título entre Rússia e Índia, o que gerou muita polêmica. [Relembre o caso].

[Veja todos os jogos da final da PRO Chess League, incluindo as partidas controversas de Petrosian].

 

A medida contra o enxadrista Tigran L Petrosian e contra a equipe da Armênia como um todo, foi justa? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais. 

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

 

No comments

Deixe seu comentário