Sant Louis 2020: Carlsen Sempre no Topo e Kasparov em Ação

O lendário e veterano ex-campeão mundial sai do conforto de sua aposentadoria para enfrentar o jovem e atual campeão do mundo em um duelo histórico para decidir qual é o maior de todos os tempos.

Embora tenha um roteiro idêntico, esse artigo não se se refere ao duelo hollywoodiano entre Rocky Balboa x Mason Dixon, no sexto filme da saga do lutador. Aqui o assunto é xadrez, mais precisamente sobre Garry Kasparov (57 anos) e Magnus Carlsen (29).

Existe uma discussão muito séria sobre quem é o maior enxadrista de todos os tempos. Além de Kasparov e Carlsen, Bobby Fischer também é um candidato a esse título simbólico. De qualquer maneira, após 16 anos, Carlsen e Kasparov voltaram a se enfrentar. 

O primeiro encontro aconteceu em 2004, em Reykjavik, em um torneio de rápidas e blitz. Aos 13 anos, Carlsen já demonstrava seu talento, porém, ainda precisava amadurecer seu jogo para enfrentar os melhores do mundo. Kasparov venceu o encontro por 2,5 x 0,5.

Em 2020, o confronto foi online e em uma modalidade diferente: Xadrez 960 (nessa modalidade a posição inicial das peças é sorteada). De qualquer maneira, tratou-se de um duelo histórico no qual Carlsen pressionou, mas não conseguiu vencer Kasparov, assim como Dixon também não conseguiu nocautear Balboa. O público foi ao delírio com o feito do lendário enxadrista.

 

Carlsen e Kasparov fizeram um duelo eletrizante

 

Xadrez 960

O torneio foi disputado por 10 enxadristas no formato todos contra todos, entre os dias 11 e 13 de setembro. Hikaru Nakamura e Magnus Carlsen compartilharam a primeira colocação com 6.0 pontos. Os campeões faturaram $31,250 dólares.

Kasparov terminou na oitava colocação com 3,5 pontos, mas poderia ter terminado na parte de cima da tabela se tivesse vencido Fabiano Caruana. Kasparov teve uma posição ganhadora, mas acabou sofrendo um mouse slip (uma espécie de acidente, quando o mouse executa uma jogada equivocada) e perdeu no ato.

 

Classificação 

1-Carlsen 6,0

2- Nakamura 6,0

3- Caruana 5,5

4- Aronian 5,5

5- Wesley So 5,0

6- Vachier-Lagrave 4,0

7- Dominguez 4,0

8- Kasparov 3,5

9- Svidler 3,0

10- Firouzja 2,5

 

Kasparov conseguiu uma boa vitória contra Firouzja

 

Rápido e Blitz

Na sequência, entre 15 e 19 de setembro, os enxadristas disputaram um torneio  online de xadrez rápido e blitz. Nesta competição, Harikrishna, Xiong, Grischuk e Nepomniachtchi substituíram Svidler, Caruana, Vachier-Lagrave e Kasparov.

O xadrez rápido foi disputado em turno único, porém, com os pontos valendo dobrado. Já o blitz teve dois turnos.  

Magnus Carlsen e Wesley So compartilharam a primeira colocação com 24 pontos, três pontos na frente de Hikaru Nakamura. Os dois campeões faturaram $ 45 mil dólares cada.

 

Carlsen, mais uma vez, mostrou uma estabilidade incrível

Classificação 

  1. Carlsen 24
  2. Wesley So 24
  3. Nakamura 21
  4. Grischuk 18,5
  5. Aronian 18,5
  6. Nepomniachtchi 18
  7. Xiong 15,5
  8. Harikrishna 15,5
  9. Dominguez 12,5
  10. Firouzja 12,5

 

O que você achou do duelo entre Carlsen x Kasparov? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

No comments

Deixe seu comentário