Magnus Carlsen Campeão De Novo!

Magnus Carlsen Campeão De Novo!

Assistir a Fórmula 1 está sem graça há bastante tempo. Durante 7 anos sabíamos que, independente do que acontecesse, o carro vermelho de Michael Schumacher chegaria na frente. Agora sabemos que o carro prata de Lewis Hamilton será o vencedor na maioria das vezes.

Por essa lógica, estaria o xadrez sem graça pelo amplo domínio de Magnus Carlsen? Mudam os ritmos de jogo, os rivais, online ou presencial, nada disso parece fazer diferença. O norueguês é campeão e acumula títulos em cima de títulos.

 

Legends Of Chess

C:UsersUserDesktopMagnus Carlsen.jpg

Final entre Carlsen e Nepo com análises de Judit Polgár

 

Cansado de vencer os rivais de sua geração, Carlsen “voltou no tempo” para enfrentar lendas do passado em mais um torneio online, disputado no Chess24. Além dos ex-campeões mundiais Viswanathan Anand e Vladimir Kramnik, os lendários Boris Gelfand, Peter Leko, Peter Svidler e Vassily Ivanchuk também marcaram presença no torneio.

Se você não conhece algum desses jogadores, sugiro que faça uma busca rápida no Google para compreender a dimensão desses nomes em meados dos anos 1990 e 2000. Os atuais Ian Nepomniachtchi, Anish  Giri e Ding Liren completaram a lista de 12 jogadores que se enfrentaram em turno único, com os 4 primeiros se classificando para as semifinais.

 

Primeira Fase

O formato do torneio foi um pouco curioso. Os 12 jogadores se enfrentaram entre si em matches de 4 partidas de xadrez rápido (15+10). Em caso de 2×2, o duelo foi decidido no Armageddon. O vencedor do match levou 3 pontos e, quando foi para o desempate, o vencedor levou 2 pontos.

Magnus venceu todos os confrontos. Nepo e Ivanchuk conseguiram ir até o desempate, porém, também acabaram derrotados. A classificação da primeira fase mostra como o tempo passa até mesmo para quem já esteve no topo.

1- Carlsen 25 pts

2- Nepomniachtchi 20

3- Giri 18

4- Svidler 14

5- Ivanchuk 13

6- Kramnik 12

7-Gelfand 11

8- Ding Liren 9

9- Anand 7

10 – Leko 6

 

Semifinal e Final

Carlsen continuou incrível na fase eliminatória. Enquanto Nepo vencia Giri por um placar apertado 2×1 (2,5 x 0,5 – 3X4 – 3,5 x 2,5), Carlsen fez 2×0 em Peter Svidler com 4 vitórias e 2 empates.

Na final, Nepomniachtchi não ofereceu resistência para Magnus: 4×2 no primeiro match e 2,5 x 0,5 no segundo. Com o título, Carlsen faturou 45 mil euros.

Clique aqui para ver uma grande vitória de Carlsen na final.

 

Magnus Imbatível

Esse foi o 5º título na 7ª competição online disputada pelo campeão durante a pandemia. Como esses torneios buscam gerar emoção e audiência, Magnus Carlsen ainda terá de jogar uma espécie de final do circuito que englobou a maioria desses torneios.

É claro que a premiação desta “fase final” é bem suculenta, 300 mil euros. Carlsen enfrenterá Ding Liren, enquanto Nakamura enfrentará Nepomniachtchi nas semifinais, entre os dias 9 e 13 de agosto. Os vencedores se enfrentam na final a partir do dia 14.

 

Você torce para que o domínio de Carlsen acabe logo? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário