Circuito Magnus Carlsen: $1 Milhão em Prêmios e Domínio do Campeão Mundial

    Circuito Magnus Carlsen: $1 Milhão em Prêmios e Domínio do Campeão Mundial

    Entre os dias 14 e 20 agosto, Magnus Carlsen venceu Hikaru Nakamura em um duelo online extenso, com 38 partidas nos ritmos rápido e blitz. Mas o que estava em jogo nessa disputa? Confira no artigo de hoje…

    C:UsersUserDesktopfinal.jpg

    Carlsen x Nakamura

    Com a ausência das competições presenciais em função da pandemia, o xadrez online ganhou força. Nesse contexto, criou-se o Circuito Magnus Carlsen.

    Foram quatro competições, disputadas entre abril e agosto, que qualificaram os 4 melhores enxadristas para uma super final.

    Nos meses de abril e maio foi disputado o Magnus Carlsen Invitational. Entre maio e junho foi a vez do Lindores Abbey. Junho e julho contou com o Online Chess Masters e, por fim, o Legends of Chess.

    Magnus Carlsen venceu 3 dos 4 torneios, o que naturalmente lhe garantiu na fase decisiva. O russo Daniil Dubov venceu Lindores Abbey, o que também lhe garantiu na fase final. Hikaru Nakamura e Ding Liren se classificaram pela média dos desempenhos nesses torneios.

    A semifinais foram realizadas entre 9 e 12 de agosto. Magnus Carlsen perdeu o primeiro match para Ding Liren por 4×3, mas depois venceu 3 matches consecutivos para ir à final: (3 x 1), (2,5 x 0,5) e (3,5 x 2,5).

    Hikaru Nakamura venceu Daniil Dubov com autoridade, vencendo os os três matches: (3,5 x 2,5), (3 x 1), (2,5 x 0,5).

    Os matches foram disputados em 4 partidas de xadrez rápido. Em caso de 2×2, eram disputadas mais duas partidas em ritmo blitz e, persistindo o empate, Armageddon (brancas com 5 minutos, pretas com 4 minutos e o direito do empate).

    Sendo assim, Carlsen e Nakamura se classificaram para a grande final do Circuito Magnus Carlsen.

     

    A Final

    Ao contrário dos prognósticos iniciais, o campeão mundial teve muitas dificuldades para vencer Hikaru Nakamura. Após 5 dias de disputa, Nakamura havia vencido 3 matches, contra 2 de Carlsen. Como o regulamento previa até 7 matches, restava apenas uma vitória para o americano ficar com o título.

    Magnus Carlsen, porém, não domina o xadrez mundial há quase uma década por coincidência. O enxadrista da Noruega deu a volta por cima e venceu os dois últimos matches (3×1),(4×3). O último match foi realmente incrível, decidido apenas no Armageddon. Um show de emoção para a grande audiência que acompanhou o evento.

    C:UsersUserDesktopuhhu.jpg

    Emocionante posição de bloqueio que Carlsen encontrou na última partida

     

    $1 Milhão de Dólares em Prêmios

    Ao longo dos 4 torneios, mais a final, o Circuito Magnus Carlsen distribuiu $1 milhão de dólares em prêmios. Com o título da grande final, Carlsen levou $140 mil, enquanto Nakamura ficou com $80 mil.

     

    Bom Exemplo

    Sobre as finanças do Circuito Magnus, também é preciso ressaltar a iniciativa de destinar parte do dinheiro arrecadado para a Kiva, uma organização que arrecada fundos para financiar microcréditos a pessoas ou comunidades necessitadas de todo o mundo.

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

    2 Respostas a “Circuito Magnus Carlsen: $1 Milhão em Prêmios e Domínio do Campeão Mundial”

    • Marcelo

      Bom texto! Parabéns

    • Lucas Ramminger

      Excelente artigo Rafael!!

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]