O Que Esperar do Retorno do Torneio de Candidatos?

O Torneio de Candidatos será retomado no dia 1º de novembro, mais de 7 meses depois da paralisação em função da pandemia.  Inicialmente, o torneio deve continuar na cidade russa de Ecaterimburgo, mas Tbilisi (Geórgia) aparece como uma opção caso a Rússia não possa sediar o evento.

“Além de Tbilisi, estamos em contato com outras potenciais cidades-sede de vários países para onde o evento poderia ser transferido, caso restrições adicionais reapareçam na Rússia e na Geórgia”, explica Emil Sutovsky, Diretor Geral da FIDE.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio

Polêmicas Iniciais

Lembrando que a primeira parte do Torneio de Candidatos foi cercada de polêmicas. O enxadrista Teimour Radjabov, do Azerbaijão, achou que não era o momento adequado para jogar xadrez e optou por não participar da disputa. [Leia a notícia completa] O francês Maxime Vachier-Lagrave herdou a vaga.

A competição só foi paralisada após a iminente interrupção do tráfego aéreo entre a Rússia e outros países, o que poderia deixar os enxadristas “presos” no país. O presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, afirmou que “as medidas de saúde e segurança eram muito semelhantes às que estão sendo aplicadas no US Open (um dos principais torneios de tênis do mundo) e em outros eventos desportivos, porém, naquela época tudo isso era um território desconhecido”. [Tudo sobre a paralisação].

 

Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi Lideram

Com metade dos jogos já foram disputados, os resultados da fase inicial serão mantidos. Maxime Vachier-Lagrave (2767) e o russo Ian Nepomniachtchi (2774) lideram a classificação com 4,5 pontos em 7 rodadas.

“Estou ansioso para que o torneio volte. A maioria dos esportes voltou, então acho que a FIDE está no caminho certo. Ao mesmo tempo, espero que todas as condições sejam restauradas para oferecer um ambiente seguro e estável para todos os jogadores”, afirmou Vachier-Lagrave ao Chess.com.

[Veja a vitória de Vachier-Lagrave contra Nepomniachtchi no 1º turno]

 

C:UsersUserDesktopvachier x nepo.jpeg

Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi lideram o torneio que definirá o desafiante de Magnus Carlsen pelo Campeonato Mundial

 

Classificação após 7 das 14 rodadas

1-Maxime Vachier-Lagrave (França) 4,5

2-Ian Nepomniachtchi (Rússia) 4,5

3- Fabiano Caruana (Estados Unidos) 3,5

4-Anish Giri (Holanda) 3,5

5- Wang Hao (China) 3,5

6- Alexander Grischuk (Rússia) 3,5

7- Ding Liren (China) 2,5

8- Kirill Alekseenko (Rússia) 2,5

 

O Que Esperar do Retorno?

A pontuação está relativamente próxima e todos os jogadores continuam com chances. Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi são os favoritos lógicos em função da classificação, porém Fabiano Caruana deve se desgarrar do grupo dos jogadores com 50% de aproveitamento e tende a lutar pelo título.

C:UsersUserDesktopfavoritos.jpg

Ding Liren e Caruana eram os favoritos no pré-torneio, mas terão que correr atrás do prejuízo no segundo turno

 

Em um suposto cenário com Vachier-Lagrave, Nepomniachtchi e Caruana como candidatos reais, Nepo leva vantagem porque vai jogar 4 partidas de brancas, entre elas os confrontos diretos com o francês e com o americano. Caruana também jogará 4 partidas de brancas, enquanto Vachier-Lagrave apenas 3.

Por essa razão, as estatísticas da Redação da Academia Rafael Leitão ficaram da seguinte de maneira.

Atenção: Os dados seguintes não foram feitos por matemáticos, é apenas um exercício baseado em alguns dados, com uma boa dose de palpite!

 

Chances de Título

  1. Ian Nepomniachtchi  26%
  2. Maxime Vachier-Lagrave 23%
  3. Fabiano Caruana 17%
  4. Wang Hao 11%
  5. Anish Giri  9%
  6. Grischuk 8%
  7. Ding Liren 5%
  8. Alekseenko 1%

 

Todas as informações do Torneio de Candidatos no Chess-Results: http://chess-results.com/tnr525314.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30

E para você, quem é o favorito ao título? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário