A Fantástica Atuação de Alexandr Fier no Titled Tuesday

O Titled Tuesday é o principal torneio online periódico do mundo. Realizado toda semana no Chess.com, o torneio de blitz (3+1) permite apenas a participação de jogadores titulados e conta com a presença de diversas estrelas do xadrez internacional.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

 

Fier Entre os Primeiros

No último dia 22 de setembro, o GM Alexandr Fier teve uma atuação fantástica na competição. Com 8,5 pontos em 10 rodadas, Fier terminou na 3ª colocação da fase inicial do torneio, meio ponto atrás de Hikaru Nakamura e empatado com Ian Nepomniachtchi, entre outros enxadristas que também somaram a mesma pontuação, porém, ficaram atrás de Fier nos critérios de desempate.

A competição reuniu 707 jogadores e os 8 melhores colocados foram para a fase eliminatória. Fier eliminou o GM Giga Quparadze (Geórgia), nas quartas de final e caiu para Nepomniachtchi nas semifinais.

A campanha do brasileiro foi brilhante, com destaque para as vitórias contra o vietnamita Le Quang Liem (2709), o vice-campeão mundial de 2016, Sergey Karjakin (2752), e o lendário enxadrista russo, Peter Svidler (2.723).

“Hoje foi dia de chegar às finais do Titled Tuesday! Foi um caminho bem duro, ganhando do Le Quang (uma Benoni), Karjakin (com sorte) e do Svidler (uma Grunfeld!). Nas quartas fiz 1,5 x 0,5 no Quparadze e nas semis, por fim, perdi para o Nepo, em um match bem lutado. Foi muito bom ver o pessoal torcendo e assistindo, e fiquei feliz de conseguir jogar firme com o pessoal de 2700!”, comemorou Alexandr Fier nas redes sociais.

 

C:UsersUserDownloadsSem título.jpg

 

Classificação da primeira fase com Nakamura, Nepo e Fier

 

Mais Sobre o Titled Tuesday

O título desta etapa ficou com o GM Vladimir Fedoseev, que faturou $1 mil dólares de premiação. Nepomniachtchi foi o vice-campeão e faturou $500 dólares. Os semifinalistas receberam $200 dólares e os eliminados nas quartas de final, $100 dólares.

[Veja todos os detalhes do torneio]

As etapas fazem parte do Speed Chess Championship Grand Prix e os 20 primeiros colocados, na somatória de todas as etapas, garantem vaga na fase final. Após a etapa do dia 22/09, a classificação ficou da seguinte maneira.

Top 20

 

Pos.TítuloJogadorPts.
1GMHikaru Nakamura125
2GMVladislav Artemiev96,5
3GMParham Maghsoodloo92
4GMHaik Martirosyan87,5
5GMVladimir Fedoseev86
6GMNordibek Abdusattorov83,5
7GMAlireza Firouzja79
8GMMaxime Vachier-Lagrave77
9MITuan Minh Le76,5
10GMMaksim Chigaev76
11GMSergey Karjakin75
12GMVladislav Kovalev74
13GMDmitry Andreikin71
14GMGrigoriy Oparin70,5
15GMRaunak Sadhwani67,5
16GMPeter Svidler64
17GMAleksandar Indjic63
18GMBoris Grachev59,5
19GMGiga Kuparadze58,5
20GMAlexander Grischuk55,5

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

2 Respostas a “A Fantástica Atuação de Alexandr Fier no Titled Tuesday”

  • Leandro

    Nunca entendi o porquê do Fier não tá na elite blitz. Joga rápido demais (motivo pelo qual digo sempre que não sou fã dele... se tem algo que me irrita é ver alguém jogando rápido) com qualidade.
    Espero que essa boa colocação deixe claro que a elite não é um círculo fechado e que é possível competir com eles.
    Vantagem do Fier é que ele não faz tietagem de ninguém, dá raiva ver brasileiro chegando frente aos tops aí começa o "meu deus não acredito que tô aqui..." e dão mole.
    Aprecio o modo do Fier jogar sem medo de ninguém.

    • Ivan Rojas

      Com todo respeito ao Fier mas o nível dele está bem abaixo dos grandes internacionais. Ele só vence os de menor pontuação. Nosso querido Rafael Leitão sempre esteve acima dele. Claro que agora Leitão quase não joga mais. Além disso o Fier me parece um tanto tímido com dificuldade para bem se comunicar.
      É só uma modesta opinião claro...

Deixe seu comentário