Magnus Carlsen Perde Depois de 125 Partidas de Invencibilidade

Depois de 125 partidas e 800 dias, Magnus Carlsen voltou a perder uma partida oficial em ritmo clássico. Apesar do revés, o campeão mundial detém o recorde histórico de invencibilidade com 44 vitórias e 81 empates. Essas partidas foram disputadas contra rivais do mais alto escalão do xadrez internacional, o que torna o recorde ainda mais impressionante.

C:UsersUserDesktopcarlsen.jpeg

Carlsen prestes a abandonar

 

Duda x Carlsen

No último dia 10 de outubro, Carlsen perdeu para o polonês Jan-Krzystof Duda (15º no ranking da Federação Internacional, com 2757 pontos), na quinta rodada do Altibox Norway Chess, disputado na cidade de Stavanger, na Noruega.

[Confira a partida que quebrou a invencibilidade do Campeão Mundial]

Curiosamente, Carlsen deu o troco em Duda já na rodada seguinte. A partida durou apenas 26 lances.

Ainda sobre a derrota, o campeão mundial lamentou o resultado: “Teve que acontecer em algum momento, mas ainda é muito, muito decepcionante”, afirmou Carlsen.

Por outro lado, Duda não escondeu sua alegria: “Claro que estou muito feliz. Não esperava poder ganhar esta partida”, afirmou o polonês que, com a vitória, deixou a lanterna da competição.

C:UsersUserDesktopCarlsen 1.jpeg

Campeão mundial abandona uma partida clássica após 800 dias

 

Última Derrota

Até então, a última derrota de Magnus Carlsen era para o enxadrista do Azerbaijão, Shakhriyar Mamedyarov, no dia 31 de julho de 2018. A partida foi válida pelo torneio de Biel, Suíça.

[Veja a vitória de Mamedyarov contra Carlsen]

Carlsen perdeu partidas online durante a pandemia e, antes disso, também havia perdido partidas com menor tempo de reflexão. Sendo assim, vale explicar que o recorde é válido apenas para partidas oficiais em ritmo clássico, o que não diminui o feito.

 

Recordes de Invencibilidade

  1. Magnus Carlsen (2018 – 2020): 125 partidas, 44 vitórias e 81 empates;
  1. Sergei Tiviakov (2004 – 2005): 110 partidas, 57 vitórias e 53 empates, embora o nível dos rivais seja claramente inferior.
  1. Ding Liren (2017 – 2018): 100 partidas, 21 vitórias e 79 empates;
  1. Mikhail Tal (1973 – 1974) 95 partidas, 46 vitórias e 49 empates.

A Mudança de Estilo de Carlsen

Nesse período de invencibilidade, também chama atenção a mudança de estilo do Campeão Mundial. Carlsen ficou conhecido por seu estilo Karpoviano, no qual o brilhantismo consiste em colher vantagens microscópicas e transformá-las em vitória após uma duradoura pressão.

Agora, supostamente influenciado pelo estilo do jogo do AlphaZero, Carlsen tem um estilo mais inovador e, também, mais arriscado.

 

Número de Empates

A respeito dos recordes de invencibilidade, com exceção de Tiviakov, que construiu seu recorde em cima de rivais majoritariamente de categoria inferior, os demais jogadores possuem mais empates do que vitórias.

Isso talvez explique a mudança de estilo de Carlsen. Nos matches pelo Campeonato Mundial contra Sergey Karjakin e Fabiano Caruana, por exemplo, Carlsen não conseguiu quebrar a resistência do russo e do americano nas partidas clássicas (ambos os matches terminaram empatados e foram decididos nas partidas rápidas).

O excesso de empates é algo que deve preocupar o campeão mundial e Carlsen busca novos meios para buscar a vitória. Apesar da derrota para Duda, pode-se dizer que, até o momento, o campeão vem obtendo êxito.

Após mais um recorde do campeão, vale repetir a pergunta: Magnus Carlsen já é o maior enxadrista de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

Imagens: Site Oficial Norway Chess

4 Respostas a “Magnus Carlsen Perde Depois de 125 Partidas de Invencibilidade”

  • Ivan Rojas

    Boa noite caros amigos da comunidade enxadrística.
    Sim, Magnus Carlsen já é o maior enxadrista da história.
    Abraços de
    Ivan Rojas

  • VINICIUS

    Sim. Já é maior que Kasparov e que Fischer, porém menos polêmico. Se Carlsen fosse tbm excêntrico, já seria tbm mais famoso que os dois.

  • Flávio

    Sim, já é o maior da história! E está a frente de Fisher e Kasparov! Pois como bem disse o Anand, "Carlseb é muito forte no posicional, muito forte no tático e insuperável nos finais"! Além do que, nenhum outro enfrentou uma geração de enxadristas tão forte como a atual!

  • Vitor

    Sem dúvidas Magnus Carlsen é o Maior enxadrista da história, ele tem um estilo de jogo extremamente maleável, joga o que quiser e quando quiser e joga no mesmo nível todas as fases

Deixe seu comentário