Aronian Vence E Carlsen Sofre No Saint Louis Rápido E Blitz

O atual campeão mundial, Magnus Carlsen, não prolongou sua sequência de oito títulos consecutivos. No torneio de Saint Louis – Rápido e Blitz, Carlsen teve um desempenho abaixo da expectativa.

O norueguês terminou o torneio de rápido com quatro pontos em nove rodadas. Carlsen apresentou uma pequena melhora no blitz (9 pontos em 18 partidas), porém, insuficiente para alcançar as primeiras colocações. Magnus finalizou a competição na sexta colocação entre os dez participantes.

O Saint Louis – Rápido e Blitz foi disputado entre os dias 10 e 14 de agosto. O torneio foi a quarta de sete etapas do Grand Chess Tour (GCT). A final acontecerá em Londres no mês de dezembro. Apesar da má atuação em Saint Louis, Carlsen segue na frente da classificação final do CGT, seguido por Maxime Vachier-Lagrave e Levon Aronian. 

 

Magnus Carlsen decepcionou em Saint Louis

Por outro lado, o resultado ruim fez com que o campeão mundial perdesse a liderança no live chess rating de rápido e de blitz. Agora, o francês Maxime Vachier-Lagrave tem o maior rating de rápido do mundo e Hikaru Nakamura, dos Estados Unidos, o de blitz.

 

Aronian é Campeão 

 

Levon Aronian, da Armênia, conquistou o título geral do CGT Saint Louis – Rápido e Blitz. Aronian teve um desempenho espetacular no rápido com cinco vitórias, três empates e uma única derrota. A atuação sólida no blitz, com 50% de aproveitamento, foi o suficiente para garantir mais um título. O campeão faturou 37,5 mil dólares com o título.

 

Aronian somou mais um título em sua vitoriosa carreira

Outros destaques

Maxime Vachier-Lagrave também jogou um bom xadrez em Saint Louis. O francês compartilhou a primeira colocação do torneio de rápido com Levon Aronian. Na classificação final, que é a soma dos torneios de rápido e blitz, Vachier-Lagrave terminou na quarta colocação, empatado em pontos com o segundo colocado.

Os chineses Yu Yangyi, Ding Liren e o russo Sergey Karjakin foram os destaques do torneio de blitz. O trio compartilhou a primeira colocação com 11,5 pontos em 18 rodadas. 

 

Fórmula de Disputa

Em Saint Louis cada enxadrista disputou nove partidas de xadrez rápido e dezoito jogos de blitz. Para a classificação final, os pontos do xadrez rápido foram dobrados. O Grand Chess Tour tem mais três etapas em 2019, além da final no mês de dezembro. Confira o calendário:

Sinquefield Cup (Clássico) – agosto, Estados Unidos

Superbet Rapid & Blitz – novembro, Romênia

Tata Steel India Rapid & Blitz – novembro, Índia.

 

Classificação Final CTG Saint Louis Rápido e Blitz

Rk.NomePaísRápidoBlitzTotal
1Levon AronianArmênia13922
2Yu YangyiChina1011,521,5
3Ding LirenChina1011,521,5
4Vachier-LagraveFrança138,521,5
5Sergey Karjakin Rússia811,519,5
6Magnus CarlsenNoruega8917
7Richard RapportHungria88,516,5
8Fabiano CaruanaEUA8715
9Leinier DominguezEUA76,513,5
10Shakhriyar MamedyarovAzerbaijão5712

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

Fotos: Site Oficial

No comments

Deixe seu comentário