GM Top 100 do Mundo é Flagrado com Celular Durante a Partida

A corrupção assola a sociedade e, infelizmente, também marca presença no xadrez. Estar entre os 100 melhores jogadores do mundo no ranking da FIDE é muito difícil. É preciso uma vida de dedicação ao xadrez para conseguir tal feito. Porém, com ações desonestas, o GM Igors Rausis encontrou um atalho para situar-se na elite mundial. 

 

O Golpe do Celular

A “casa caiu” no Torneio de Estrasburgo, na França, realizado entre os dias 10 a 14 de julho. Na ocasião, Rausis foi flagrado com um celular no banheiro durante a rodada. O jogador assinou uma declaração de que o celular era de sua propriedade e foi retirado da competição.

Segundo o diretor geral da FIDE, Emil Sutovsky, Igors Rausis estava sob suspeita há muito tempo. Agora a Comissão de Ética da FIDE vai tratar do caso. A polícia francesa também foi envolvida nas investigações.

Esse não é o primeiro caso, e não deve ser o último, de trapaças no xadrez. Em 2015, Gaioz Nigalidze, da Geórgia, perdeu seu título de GM e foi banido por três anos. O enxadrista foi pego ao analisar a posição de sua partida em um celular no banheiro.

Árbitro confere as análises de Gaioz Nigalidze no celular com a súmula da partida

 

Quem é Igors Rausis

Igors Rausis nasceu na Ucrânia nos tempos da União Soviética. Representa a Federação da República Tcheca desde 2007. Com 58 anos, é o jogador mais velho no top 100 da FIDE. Na lista de julho de 2019 aparece como 53º do mundo com 2686 pontos de rating. 

Em maio de 2013, Rausis tinha um rating de 2518. O jogador estava nessa faixa de pontuação há uns dez anos. Contudo, nos últimos seis anos, o enxadrista aumentou seu rating de forma constante, limitando-se a enfrentar adversários com rating mais baixo em torneios de categoria inferior.

Igors Rausis

 

Em teoria, o Torneio de Estrasburgo era perfeito para o enxadrista aplicar seu golpe. A competição tinha uma premiação relativamente baixa, mil euros ao campeão, e Rausis era o único GM no evento. Seu rival mais próximo tinha 320 pontos de distância. Em teoria, nos torneios menores a fiscalização é mais branda e, por ser o grande favorito, uma eventual vitória não traria maiores suspeitas.

Em julho de 2019, Rausis ganhou 17 pontos após fazer 24,5 em 25 partidas contras rivais com mais fracos. Essa foi à estratégia para subir tanto nos últimos tempos. Se o enxadrista mantivesse a prática por mais alguns anos, se tornaria o principal rival de Magnus Carlsen no topo do ranking.

 

Legalidade das Provas

Curiosamente, existe uma foto de Igors Rausis com o celular no banheiro da competição. Contudo, há alguns mistérios sobre a foto: como ela foi tirada? Quem tirou? O banheiro estava sendo monitorado? Existem fotos de outros jogadores? Não há dúvidas de que Igors Rausis cometeu ilegalidades contra a Federação Internacional de Xadrez. No entanto, isso foi provado por meios legais? 

Misteriosa foto de Rausis com o celular no banheiro

 

De todo modo, qual deve ser a punição de Igors Rausis? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais?

Texto escrito pelo MF William Cruz. 

4 Respostas a “GM Top 100 do Mundo é Flagrado com Celular Durante a Partida”

  • Viny

    ahhh é por isso que ficam me espiando no banheiro quando estou em competição...mas nem celular eu tenho...

  • CLEUDIOMAR

    Ele deve ser punido, mas também teve sua intimidade invadida, então deve descolar um troco bom com danos morais

  • Luiz Carlos Fontana

    Vale tudo p descobrir uma farsa. O xadrez perdeu o seu sentido. P mim este jogo era: Educacional, Mente, Raciocionio, Lúdico, Competitivo, etc. Com esses exemplos de FRAUDES, fico c vontade de parar de jogar.
    As crianças e jovens vêem isto e enve's de treinar, alguns vão bolar estratégias p burlar o regulamento. Uma pena .

  • Mateus

    Coisa errada não vai pra frente! Pode demorar, mas uma hora é descoberto.

Deixe seu comentário