Entenda O Grand Prix Da FIDE E Por Que Ele É Tão Importante

O Grand Prix da FIDE tem relevância no cenário enxadrístico porque classifica dois jogadores para o Torneio de Candidatos 2020, o qual definirá o novo desafiante de Magnus Carlsen pelo título mundial.

Mamedyarov GM Fide

Campeão da segunda etapa, Shakhriyar Mamedyarov lidera a competição

 

Como Funciona

A competição é disputada em quatro etapas realizadas em formato eliminatório. Existe um revezamento entre os 22 participantes, pois as etapas são limitadas a 16 jogadores. Deste modo, todos os jogadores disputarão três das quatro etapas. 

A classificação final é definida pelo seguinte sistema de pontuação: 

Campeão – 8 pontos

Vice-campeão – 5 pontos

Semifinalistas – 3 pontos

Quartas de Final – 1 ponto 

 

Se o jogador passar de fase nas partidas clássicas, sem precisar dos desempates, ele fatura mais um ponto de bonificação. Ou seja, a pontuação máxima por etapa é de 12 pontos, 8 do título e 4 de bonificação pelas quatro fases vencidas nas partidas em ritmo convencional.

 

Premiação

Cada um dos quatro torneios tem uma premiação total de 130 mil euros, algo próximo a R$ 550 mil. O campeão de uma etapa leva para casa 24 mil euros.  O vice-campeão fica com 14 mil euros. Além disso, existe uma premiação geral do Grand Prix no valor de 280 mil euros. 

 

Quem Joga 

Os enxadristas foram classificados por rating. A ideia é oportunizar a todos os jogadores do top 25 do mundo uma chance de classificação para o Torneio de Candidatos. Destaque para a participação do ex-campeão mundial, Veselin Topalov. 

 

Situação de Momento

Até a última semana de julho, duas etapas Grand Prix foram realizadas. No mês de maio, o russo Ian Nepomniachtchi conquistou o título da etapa de Moscou. Nepo derrotou o compatriota Alexander Grischuk na final por 2.5 x 1.5. As duas partidas em ritmo clássico terminaram em empate e o campeão foi definido nas partidas rápidas. Na campanha do título, Nepo também superou Levon Aronian, Wei Yi e Radoslaw Wojtaszek.

Nepo GP Fide

Ian Nepomniachtchi conquistou o título da primeira etapa

 

Já em julho, Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) ficou o título da etapa de Riga, na Letônia. A final, contra o francês Maxime Vachier-Lagrave, foi acirrada e decidida apenas no Armageddon. Mamedyarov também eliminou Wesley So, Jan-Krzysztof Duda e Daniil Dubov.

 

Classificação do Grand Prix após as Etapas de Moscou e Riga

gp fide table

O 22º jogador será nomeado pela Federação de Israel e participará apenas da última etapa

 

Próximas Etapas 

A terceira etapa será realizada em Hamburgo, Alemanha, entre os dias 4 e 18 de novembro. Já a quarta e última etapa acontece em Tel Aviv, Israel, entre 10 e 24 de dezembro. 

Quais serão os dois enxadristas classificados para o Torneio de Candidatos 2020 pelo Grand Prix? Deixe seu palpite nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

*Artigo escrito pelo MF William Cruz

Imagens: Site Oficial

One Reply to “Entenda O Grand Prix Da FIDE E Por Que Ele É Tão Importante”

  • Rodrigo Borba

    Difícil para o Aronian, hein mestre?!

Deixe seu comentário