Giri: “Eu me preparo para o Candidatos desde os meus sete anos!”

Giri: “Eu me preparo para o Candidatos desde os meus sete anos!”

O holandês Anish Giri foi o grande campeão do 2º Magnus Carlsen Invitational, um torneio de partidas rápidas, realizado entre 13 e 21 de março no site chess24, com uma premiação total de $200 mil dólares, sendo $60 mil para o campeão.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

 

Após a conquista, Giri foi questionado pelos jornalistas se o título era fruto dos seus esforços para o Torneio de Candidatos (Giri compartilha a terceira colocação com um ponto a menos dos líderes), e o enxadrista deu uma resposta simplesmente brilhante.

“Trabalhar com xadrez é um processo contínuo. Esse processo dura desde o início da carreira. É como acumular cada vez mais conhecimento. Por essa lógica eu posso dizer que comecei a me preparar para o Torneio de Candidatos desde os meus sete anos de idade”.

 

Giri Campeão

C:UsersUserDesktopgiri.jpg

Giri Campeão. Imagem: site oficial

 

O campeão jogou um torneio consistente, classificando-se para a fase eliminatória na segunda colocação entre 16 jogadores. Os oito melhores passaram de fase.

Nas quartas de final, Giri venceu  Maxime Vachier-Lagrave empatando o primeiro match por 2×2 e vencendo o segundo duelo por 3×1. Nas semifinais, um duplo 2,5 x 1,5 contra Wesley So.

Na grande decisão, muito equilíbrio com o russo Ian Nepomniachtchi: 2×2, 2×2 e 2×0 nas partidas em ritmo blitz. Depois de match, Nepo expôs suas impressões sobre a final: “Novamente foi na loteria, e desta vez o bilhete vencedor foi para o adversário”.

 

Carlsen em Terceiro

O 2º Magnus Carlsen Invitational foi a quarta etapa do Meltwater Champions Chess Tour, um ciclo de torneios online com uma grande final a ser disputada entre os meses de setembro e outubro.

Curiosamente, o campeão mundial não conseguiu vencer nenhuma das etapas até então. Desta vez, a derrota aconteceu nas semifinais para Nepomniachtchi por 2,5 x 1,5 – 1,5 x 2,5 – e 1,5 x 0,5, totalizando 2×1 para o enxadrista russo.

Carlsen venceu Wesley So na disputa pelo terceiro lugar. Contudo, na classificação geral, So lidera o evento com 140 pontos, contra 135 de Carlsen. Teimour Radjabov aparece na terceira colocação com 108, seguido por Giri (105) e Nepomniachtchi (83).

[Veja  a brilhante vitória de Magnus Carlsen contra Wesley So]

 

Sul-americano na Disputa

O Grande Mestre argentino, Alan Pichot, representou a América do Sul neste torneio que reuniu a elite do xadrez internacional. Pichot empatou cinco partidas e perdeu dez, um desempenho honroso considerando o nível dos adversários.

Classificação da primeira fase: (os oito primeiros se classificaram)

  1. Carlsen 10,5 /15
  2. Giri 10
  3. So 9,5
  4. Nakamura 9,0
  5. Nepomniachtchi 8,5
  6. Firouzja 8,5
  7. Vachier-Lagrave 8,5
  8. Aronian 8,0
  9. Karjakin 8,0
  10. Dubov 7,5
  11. Radjabov 7,0
  12. Mamedyarov 6,5
  13.  Grandelius 6,0
  14.  Van Foreest 6,0
  15.  Anton Guijarro 4,0
  16. Pichot 2,5

 

Nas redes sociais, Pichot comentou sua experiência no torneio:

“Foi uma experiência incrível para um jogador do meu nível, que não está acostumado a receber convites para jogar nesse tipo de torneios! Obviamente, gostaria de ter feito mais pontos ou ganhar algum jogo, mas a verdade é que não estou com raiva do meu nível. Tentei levar o torneio de forma agressiva para saber onde está a diferença entre os melhores e eu, claro que imaginava que essa diferença era grande.  De todo modo, fiz partidas realmente excelentes, mas sempre os meus rivais encontravam uma a mais e me venciam…”, comentou Pichot.

O próximo torneio do Meltwater Champions Chess Tour acontece entre 24 abril e 2 de maio.

Com o título do 2º Magnus Carlsen Invitational, Giri entra na lista dos favoritos no Torneio de Candidatos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

 

 

 

 

 

 

No comments

Deixe seu comentário