Krikor e Fier na Copa do Mundo 2021

Krikor e Fier na Copa do Mundo 2021

 

A pandemia alterou o calendário de torneios e o classificatório para a Copa do Mundo 2021 foi realizado em formato híbrido (online + presencial).

A Copa do Mundo está prevista para ser disputada entre os dias 10 de julho e 6 de agosto, em Sochi, na Rússia. O Brasil contará com dois representantes na competição: GM Alexandr Fier e GM Krikor Mekhitarian.

C:UsersUserDesktopFier-conquista-vaga-e-krikor-e-el-debs-seguem-na-luta3.jpg

Fier e Krikor em 2015

 

Confira todos os detalhes do classificatório.

 

Fase Preliminar

A fase preliminar foi disputada online, com partidas de 10 minutos + 3 segundos por lance, entre os dias 8 e 9 de maio. Os jogadores com mais de 2500 pontos de rating já estavam automaticamente garantidos na fase seguinte.

O MI Roberto Molina (2434) venceu a disputa com 8,5 pontos em 9 rodadas e garantiu sua vaga na fase decisiva. O MN Pedro Lage (2123) terminou na 54ª posição e por ter feito mais de 4 pontos, também garantiu uma vaga.

 

Fase Eliminatória

Além de Molina e Lage, o MI César Umetsubo foi o indicado brasileiro e juntou-se aos GMs Krikor Mekhitarian, Darcy Lima e Alexandr Fier na fase eliminatória, realizada entre 22 e 29 de maio.

Esta fase foi disputada por 114 jogadores divididos em 8 grupos com até 16 enxadristas.  Apenas o campeão de cada grupo garantiu uma das vagas para a Copa do Mundo.

As partidas foram disputadas online, mas em ritmo clássico. Os jogadores foram reunidos em um ou até dois locais por país, onde foram supervisionados por árbitros oficiais do evento. Os brasileiros se reuniram na cidade de Florianópolis – SC.

 

Krikor na Copa do Mundo        

A grande atuação brasileira foi do GM Krikor Sevag Mekhitarian. Nas quartas, 2×0 no MI German Della Morte, da Argentina. Nas semifinais Krikor eliminou o GM Lelys Stanley Martinez Duany (Cuba) e, na grande final, vitória contra o também cubano, MI Dylan Isidro Berdayes Ason.

C:UsersUserDesktopkrikor.jpg

Imagem: @krikorsm

 

Nas redes sociais, Krikor comemorou sua vaga:

“Classificado para a Copa do Mundo de 2021 na Rússia! Uma semana cheia de emoções e que no final deu tudo certo. Nunca recebi tanto carinho através de mensagens nesses últimos dias, foi algo único de verdade, e enquanto eu jogava, mal podia imaginar os milhares de torcedores que acompanhavam as lives.

Ontem me falaram de 25 mil pessoas assistindo, se empolgando e se emocionando com as partidas. Só posso dizer que essas energias positivas ajudaram demais. Muito obrigado de coração a todos vocês! Queria agradecer a Fúria por dar todo o suporte necessário para a minha preparação e ao GM Rafael Leitão pelos treinamentos para esse torneio. Dia 12 de julho tem o 1° jogo da Copa, logo vem mais emoção por aí!”.

Além do brasileiro, também garantiram vaga na Copa do Mundo:

GM Axel Bachmann (2599) – Paraguai

GM Sandro Mareco (2629) – Argentina

GM Cristobal Henriquez Villagra (2600) – Chile

GM Robert Hungaski (2514) – EUA

GM Elshan Moradiabadi (2555) – EUA

GM Andrew Tang (2538) – EUA

GM Leandro Krysa (2527) – Argentina

Os campeões dos grupos ainda jogaram um torneio de rápido (online) para definir a classificação final do evento. O GM Axel Bachmann levou o título por ter melhor critério que o GM Sandro Mareco. O GM Krikor Mekhitarian ficou na oitava colocação.

 

Outros Resultados

O MI Roberto Molina foi eliminado nas oitavas de final pelo MF boliviano Jhoan Mollo, 1.5 x 0.5. O MN Pedro Lage também perdeu nesta fase: 2×0 para o GM Alonso Zapata. Já o MI César Umetsubo foi eliminado nas quartas de final para o GM cubano Isan Reynaldo Ortiz Suarez (1.5 x 0.5).

Os Grandes Mestres Darcy Lima e Alexandr Fier caíram nas semifinais: Lima perdeu para o GM argentino Federico Perez Ponsa, por 1.5 x 0.5, enquanto Fier caiu diante o GM chileno Pablo Salinas Herrera.

 

Fier na Copa do Mundo

De acordo com o comunicado nº 28/2021, divulgado na tarde do dia 31 de maio, a CBX indicou o GM Alexandr Fier para a vaga do Brasil na Copa do Mundo FIDE 2021. Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez, a FIDE já confirmou a participação do brasileiro.

Boa sorte aos enxadristas brasileiros na Copa do Mundo.

[Confira todos os resultados do classificatório]

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

5 Respostas a “Krikor e Fier na Copa do Mundo 2021”

  • Ivan

    Não teve o Zonal 2.4 da Fide esse ano?

    • Rafael Leitão

      Não...

  • Wágner da Silva Tôrres

    Classificatório bastante confuso, mas segue o jogo

  • Vanessa

    Qual canal da TV é possível assistir está copa de xadrez. Junho. Quero acompanhar os torneios .

    • Xezz

      Xadrez na TV.. acho que só na Russia.

Deixe seu comentário