Campeonatos Brasileiros de Blitz e Rápidas

Aconteceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no começo do mês de dezembro, os Campeonatos Brasileiros de Blitz e Rápidas – modalidades que são amadas por todos os enxadristas e, sobretudo, pelos “enxadristas-espectadores” , haja vista o sucesso e a emoção que cercam os Campeonatos Mundiais destas categorias. Para relembrar, vale rever as nossas matérias sobre os mundiais deste ano e sobre as “apaixonadas” reações de Carlsen após algumas derrotas no mundial de blitz.

Mas, voltando à Santa Maria, de modo geral, é importante ressaltar o baixo número de jogadores: aproximadamente 28 nas rápidas e 26 no blitz – e nas duas disputas não tivemos nenhum MI ou GM. Talvez o número reduzido de jogadores e titulados se deva a dois fatores: a pouca divulgação que foi feita dos eventos e as premiações não muito altas, em se tratando de duas disputas do nível “Brasileiro” (o que, infelizmente, dada às devidas proporções, reflete também a premiação do próprio Campeonato Brasileiro Absoluto).

De toda forma, no rápido, a vitória foi de Carlos Rodrigo Born (2260), que venceu a disputa com invejáveis 7,0 pontos em 7 possíveis – 1,5 na frente do segundo colocado, o MF Felipe Menna Barreto. O terceiro lugar ficou com Ivan Boere de Souza, também com 5,5 pontos. Campeão, vice e terceiro lugar receberam os valores de 750, 400 e 250 reais, respectivamente.

Born e Menna Barreto Campeões Brasileiros de Blitz e Rápidas

[Rodrigo Born: Campeão Brasileiro de Rápidas 2015]

 

No tão amado blitz a vitória ficou com Felipe Menina Barreto (2263), com 9,0 pontos em 11 rodadas. Mesmo número de pontos, mas melhores critérios de desempate, que Anderson Donay Martins (2061) e, de novo ele, Carlos Rodrigo Born (2214). Desta vez a premiação foi de 500, 250 e 175 reais, respectivamente.

 

Born e Menna Barreto Campeões Brasileiros de Blitz e Rápidas

[Felipe Mena Barreto: o gatilho mais rápido do Brasil este ano!]

 

Parabéns aos campeões!

 

Fontes:

Chess Results – Blitz

Chess Results – Rápidas

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 13.12.2015.

2 Respostas a “Campeonatos Brasileiros de Blitz e Rápidas”

  • Hildeberto neto

    5 peixes para o campeão blitz... é triste ler mas realmente tem que ser dito.

    • Renato

      realmente patético. estas federações coletam muita grana e fazem . . . bem, boa pergunta.

Deixe seu comentário