London Chess 2015

O último grande torneio do ano vai chegando a suas rodadas finais: o London Chess 2015 – válido pelo Grand Chess Tour e que teve Topalov vencedor do Norway Chess e Aronian da Copa Sinquefield. Curiosamente, tanto o primeiro torneio quanto o segundo serviram para marcar o fraco desempenho do Campeão Mundial Magnus Carlsen neste ano de 2015: de um quase último lugar, jogando em casa, no Norway Chess; a uma frustrante quase disputa de título desperdiçada nas últimas rodadas na Copa Seinquefield. O London Chess é a última chance de Carlsen fechar 2015 com um prejuízo menor – Magnus não baixa dos 2835 desde novembro de 2011.

De toda forma, calvários à parte, embora vitorioso na primeira etapa do Grand Chess Tour no Norway Chess, o búlgaro Veselin Topalov é o último colocado deste quase pacato London Chess: cheio de empates e Berlinesas para todos os lados (nova definição para a Berlinesa: uma porção de abertura cheia de empates por todos os lados). Com exceção da sétima rodada, em que tivemos 3 vitórias, as rodadas anteriores foram marcadas por 4 empates e só uma vitória.

london chess wadalupe

[Elementar, meu Caro Watson… Muitos, muitos empates…]

 

De toda forma, apesar dos vários empates do torneio, Topalov perdeu na primeira rodada para Anish Giri; na terceira para Maxime Vachier-Lagrave; na quinta para Viswanathan Anand – que também está fazendo um mau torneio – e para Levon Aronian na sétima. Seguindo a tradição e a progressão aritmética, (1,3,5,7), Topalov deve empatar a oitava rodada contra Magnus Carlsen e perder na última contra Hikaru Nakamura – fica aí o nosso palpite baseado na velha e boa matemática dos números ímpares.

 

london chess wadalupe

[Giri foi o primeiro a começar queimar o pobre Topalov…]

O igualmente ex-campeão mundial, assim como Topalov, Viswanathan Anand, também vai fazendo um torneio para esquecer – demonstrando claramente que não está na sua melhor forma. Anand perdeu na quarta Hikaru Nakamura e, apesar da vitória muito bem conduzida contra Topalov (veja as análises da partida clicando aqui) na quinta, na sexta Anand foi sofreu uma “carlsenficação” de Grischuk – que ao melhor estilo “despretensioso” e “teimoso” do atual campeão mundial, castigou o jogo impreciso de Anand (que havia conseguido manter a igualdade por boa parte da partida, mas foi cometendo pequenos errinhos até o derradeiro – veja as análises da partida clicando aqui).

 

london chess wadalupe

[Grischuk operando no melhor estilo Carlsen de ser]

 

Na animada e já citada sétima rodada, Anand acabou perdendo mais uma e no dia do seu aniversário de 46 anos (11 de dezembro). Valeu aqui o clichê do comércio “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!”

E quem “ganhou” o presente foi Maxime Vachier-Lagrave que, inclusive, lidera o torneio com 4,5 pontos (com apenas essas duas vitórias: contra Topalov e Anand, último e penúltimo do torneio, respectivamente). Considerando então o mau torneio de Anand e Topalov, suas derrotas foram ofuscadas pela vitória de Carlsen em cima de um possível concorrente ao título mundial: Hikaru Nakamura. Vitória bem ao estilo do Campeão Mundial: sem grandes malabarismos na abertura e pressão total e milimétrica, cirúrgica, no final – final este entre Par de Cavalos x Par de Bispos que foi uma verdadeira aula de Carlsen (com direito a quase 80 lances e um refinado sacrifício de peça que valeu muito o ingresso)! Vale lembrar que Naka é um autêntico freguês de Magnus, com um score de 12×0. Isso mesmo! 12 vitórias para Carlsen e nenhuma para Naka…

A Classificação até agora, faltando duas rodadas para o final, traz, como já dito, Maxime Vachier-Lagrave em primeiro com 4,5 pontos, seguido de Carlsen, Giri, Grischuk e Aronian com 4,0; Fabiano Caruana, Nakamura e Michel Adams 3,5; Anand 2,5 e Topalov, quem diria, 1,5 – nós alertamos, na notícia sobre a visita de Topalov na Argentina, que se o búlgaro repetisse a atuação que teve com os nossos Hermanos, a coisa ia ficar feia em Londres…

Quem será que leva London? Lagrave vai manter a dianteira? Carlsen está chegando… seria a recuperação para o péssimo ano? Vamos esperar para ver.

Atualização – Resultados da oitava rodada:

Anish Giri
1-0
Hikaru Nakamura
Veselin Topalov
½-½
Magnus Carlsen
Alexander Grischuk
½-½
Levon Aronian
M Vachier-Lagrave
½-½
Michael Adams
Fabiano Caruana
½-½
Viswanathan Anand

 

Fontes:

Chess Base

London Chess

Charges: Ajedrez com humor (A. Wadalupe)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12.12.2015.

 

INSCREVA-SE!

Palestra gratuita de Natal insta2

No comments

Deixe seu comentário