Campeonato Europeu Individual – Parte I

Começou no dia 11 deste mês e vai até o dia 24, em Dakovica, ou Gjakova (em albanês), cidade situada a oeste da região do Kosovo, o fortíssimo Campeonato Europeu Individual.

Disputado em 11 rodadas e pelo emocionante – mas nem sempre justo – sistema suíço, o evento conta com a participação de 150 jogadores, sendo mais de 100 GMs(!). O número um do torneio é o sempre muito educado GM tcheco David Navara (2735).

Evidentemente, pela lista do torneio, é impossível destacarmos os grandes nomes que estão na disputa. Com mais de 100 GMs, um Grande Mestre como o armênio Gabriel Sargissian (2689), por exemplo, não está nem no top 10 da lista de escritos – ele é o 11º. Assim como o búlgaro Ivan Cheparinov (2685), 13º; o ucraniano Anton Korobov (2674), 17º; o romeno, nacionalizado alemão, Liviu-Deter Nisipeanu (2669), 19º; e o jovem GM polonês Jan-Krzysztof Duda (2666), 22º (que apesar do sobrenome de paquita – história antiga –, e do rating diabólico, você não ouvirá a voz do diabo se ler o primeiro nome do GM Duda de trás para frente. Até porque, você não vai conseguir ler o primeiro nome dele em ordem nenhuma).

Em resumo, para termos uma ideia da força deste torneio, eis o Top 10:

 

Sendo assim, como não poderia ser diferente, desde as primeiras rodadas já tivemos grandes partidas. Como a vitória do ex-campeão mundial (pois é…) o GM ucraniano Ruslan Ponomariov contra o jovem MI russo Vasiliy Korchmar (2437) – num belo ataque da venenosa defesa Benoni (vejas as análises aqui). Já na segunda, o destaque foi a vitória do criativo GM georgiano Baadur Jobava (2661) contra o GM suíco Sebastian Bogner (2555) – partida, aqui. Mas, até agora, a melhor partida da competição parece ter sido a vitória do jovem GM russo Daniil Dubov (2644) contra o GM croata Ante Brkic (2584) – veja este bonito arremate aqui.

 

Dubov Europeu Individual 2016

[GM D. Dubov: como diria o grande Chico Buarque “Quem me vê assim parado, cansado, acha que eu não sei sambar…”]

 

De toda forma, após 9 rodadas, a liderança é do russo Ernesto Inarkiev (2686), velho conhecido aqui na Redação d’Academia. Para quem não lembra, em 2013 o russo foi eliminado da Copa do Mundo pelo nosso GM Rafael Leitão depois de um emocionante desempate.

Mas, voltando ao Campeonato Europeu, Inarkiev – 12° do torneio (só para deixar claro o que apontamos lá acima) -, que soma 8,0 pontos, possui 7 vitórias e dois empates. Destaque para sua vitória, de negras, na oitava rodada, frente o número um do torneio, e seu concorrente direto, o já citado GM David Navara – que acabou exagerando um pouco no plano e foi devidamente castigado. Navara havia acabado de vencer o GM Jobava na rodada anterior e demonstrando uma técnica impecável (veja a didática condução do GM tcheco aqui). Será que foi excesso de confiança?

 

Ernerto Inarkiev Europeu Individual 2016

[O líder isolado: Ernesto Inarkiev]

 

O teórico e GM polonês Radoslaw Wojtaszek (2722) e o GM russo Igor Aleksey Goganov (2600) formam o grupo com 7,0 pontos e que estão na cola de Inarkiev, mas com 1 ponto inteiro atrás.

O top 10 da classificação:

 

 

Combo Calculo folder

 

Na próxima rodada, Inarkiev enfrenta o compatriota Goganov, enquanto Wojtaszek “puxa” o GM espanhol “Paco” Vallejo e Navara, o talentoso Daniil Dubov.

Faltando duas rodadas, será que alguém consegue alcançar, ou parar, Inarkiev?

 

FONTES:

Site Oficial

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 21.05.2016.

No comments

Deixe seu comentário