Amanhã, dia 11, às 17 horas (horário de Brasília), começa o tão aguardado Campeonato Mundial de Xadrez. O match, que irá ocorrer na cidade de Nova York e vai até o dia 30 deste mês, colocará em confronto o atual campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen (2853), e o desafiante, o russo Sergey Karjakin (2772) – curiosidade: este será o Campeonato Mundial com a faixa etária mais jovem da história: Carlsen 25 anos e Karjakin 26 anos!
Jovenzinhos
Em uma de nossas matérias recentes (clique aqui), falamos um pouquinho sobre as estatísticas que cercam este confronto (como, por exemplo: quantas partidas eles já jogaram entre si? Qual o placar?; como estão os sites de apostas pelo mundo?; qual nossa opinião sobre a conquista de Karjakin como o desafiante ao título mundial?, etc.).
A nossa Academia Rafael Leitão, que irá fazer uma cobertura diária do evento, com análise e crônica de todas as partidas, resolveu, desta vez, consultar a opinião de diversos mestres e jogadores – e, assim, irmos aquecendo os motores para a grande batalha que começa amanhã!
Participe da palestra online deste sábado, 12.11.16!
Confira abaixo o que nossos convidados especiais disseram, ou não, sobre o match Carlsen x Karjakin:
GM Krikor Sevag Mekhitarian
Ah, acho que vai ser um match bem legal. O Karjakin deve estar se preparando como nunca e não poupou esforços (e imagino que nem orçamento) para treinar com os melhores, não só na parte técnica, mas na parte física também. Talvez ele consiga assim diminuir um pouco da diferença de nível de jogo, que ainda é grande, se pegarmos o Carlsen contra qualquer outro jogador. Mas independente do que o Karjakin fez nos seus treinos, ainda vejo o Carlsen como claro favorito, e quero que ele mantenha o título, mas com muitas emoções!
GM Felipe El Debs
Bão, não tenho nada muito deep para acrescentar sobre o match. Mas acho que o Karjakin só tem chance se conseguir colocar algum tipo de problema na abertura e estar no máximo da forma para resistir a pressão nos finais inferiores onde o Carlsen é monstruoso. Se conseguir fazer isso pode ser um match muito equilibrado e legal de ver. Do contrário, acho que pode ser um passeio.
GM Alexandr Fier
[Nota do editor: depois de feita a pergunta sobre o que estava esperando do match, eis a primeira resposta do nosso GM – que está, quem diria!, passando uns dias no Brasil! – já que atualmente ele mora em Tbsili, Geórgia, mas é um verdadeiro cidadão do mundo]
Isso tem alguma coisa a ver com a foto de caipirinha que eu postei no Facebook?
Eu acho que o nível de chatice do match vai ser diretamente proporcional ao número de berlinesas jogadas. E acho que o Carlsen é um pouco favorito, mas não muito. Boto fé que não vai ser fácil. Vai depender um pouco também se ele vai aguentar a primeira rodada, pois o Carlsen normalmente demora pra esquentar. [tipo carro à álcool?] Isso! Tem que pegar no tranco. O último match começou bem devagar pra ele também…
GM Evandro Amorim Barbosa
Mesmo gostando bastante do jogo do estilo de jogo do Karjakin (principalmente o repertório com 1.e4!), acho o Carlsen superior em todas a fases do jogo, exceto a abertura que pode ser o trunfo do Karjakin.
MI Luis Paulo Supi
Bom, o Carlsen é claramente o número 1 do mundo. E o Karjakin não está claro se está realmente entre os 10… A minha aposta é no Carlsen, claro. Mas, de todas as formas, não acho que vai ser um match fácil. E estou aguardando ansiosamente pelas partidas.
MI Herman Claudius van Riemsdijk
Daria 70% de chance para o Carlsen, mas sempre há os outros 30%…
MI Marcus Vinicius Moreira Santos (vulgo, Ovelha)
Carlsen é o favorito.Grande favorito. Karjakin dizer que Carlsen terá que jogar seu melhor xadrez para ganhar, não significa muita coisa. Carlsen está jogando seu melhor xadrez há anos. Entretanto, estou torcendo pelo Karjakin! E apesar de acreditar que Carlsen é 70% favorito, não tenho como descartar um efeito Donald Trump nesse mundial!
“Se até eu consegui, por que não você?”
MF Álvaro Aranha
Eu acho que não vai ter zebra e o Carlsen vai ganhar por 2 de diferença com seu xadrez de sempre mais eficiente do que vistoso!
MF Daniel Rangel
Hoje vejo um imbatível Carlsen, contra um incrível Karjakin! Tenho certeza que teremos um show de técnica. Eu particularmente gosto muito do estilo de ambos, mas a minha aposta é no Magnus!
MF Vinicius Rego
Bem… o cara que gagueja quando fala o nome do Carlsen não vai chegar nem no nono game…
David Sbrissa
Acho complicado cravar um vencedor, creio que será bem disputado. O máximo que eu arriscaria é um leve favoritismo do Carlsen, mas coisa pouca… 60% x 40%. Espero que seja match emocionante. Eu pessoalmente vou torcer pro Karjakin!
Luciano Justi Antunes
Vai dar Magnus. Acho que com sobras. Mas vou torcer para o Karjakin!
Pablyto Robert
Bom, do alto de todo meu conhecimento enxadrístico (saiu uma fumaça densa agora), diria que o Karjakin vence o match por 3 a 1… Com um gol de Gabriel Jesus e dois de Neymar!
Filipe Guerra
Bom, vou direto ao ponto [nota do editor: observem que ele foi DIRETO AOS PONTO] antes de fazer meus comentários a respeito: Carlsen segue CAMPEÃO MUNDIAL por mais um ciclo, e meu palpite de placar é algo como 6,5 a 4,5 ou até um 6,5 a 3,5, e com nenhuma vitória de Karjakin, que vai amargar um título invicto do já campeão (eu descarto qualquer placar que chegue a 7 pontos pro campeão, mesmo porque, se aquele meio pontinho te garante o TÍTULO MUNDIAL, pra que perder mais tempo ali no tabuleiro ao invés de abrir logo a champanhe? (Rs). Acho bem interessante a postura confiante de Karjakin nesse pré-match tentando esquentar um pouco o clima nas entrevistas dizendo que Carlsen terá que apresentar o melhor xadrez de sua vida para manter o título.
Porém (sempre tem um porém, não é?!), se a ideia foi abalar o psicológico de Magnus, acredito eu que não funcionou e nem vai funcionar dessa maneira, primeiro porque a ideia de que o norueguês precisa apresentar o melhor xadrez de sua vida pra ganhar um match do “russocraniano” já soa um tanto pretenciosa (e irreal pelo histórico), segundo porque se nem Liv Tyler consegue tirar o foco do menino, não é Karjakin que o fará (rs)
E o terceiro e não menos importante, um jogador acostumado a “tirar leite de pedra” em partidas de 7 horas de duração, vencendo literalmente pelo cansaço, não me parece o tipo de pessoa que se deixa abalar com comentários extra tabuleiro. Eu espero de fato que sejam partidas extremamente interessantes, sem empates curtos e tediosos, mesmo porque considerando que passarei provavelmente mais de 40 horas olhando pra tela do computador e ouvindo os comentaristas durante esse período, que esse tempo seja válido pela emoção, (quem não acompanha xadrez deve achar que estou louco com esse comentário, rs), pelas novidades preparadas por cada equipe e pela combatividade de cada atleta. Por fim, não vou me alongar (mais) [nota do editor: teríamos até amanha, às 17 horas, poderia continuar falando…] e acho que os comentários mais técnicos do ponto de vista enxadrístico mesmo devem ser feitos por pessoas mais habilidosas na questão, e eu, como mero entusiasta, devo me limitar a minha insignificância, obviamente agradecendo a oportunidade de dar meus “pitacos” a Rafael Leitão e toda sua equipe, aliás, parabéns a todos os envolvidos pela Academia Rafael Leitão, leitura diária obrigatória e de fina irreverência, além de fonte rica de conhecimento pra todos os níveis de aficionados como eu. [nota do editor: nós que agradecemos. Está contratado!] [ Nota do GM Rafael Leitão: se essa foi direto ao ponto, gostaria agora de uma análise mais pormenorizada, Filipe. Estamos curiosos!]
É isso, queridos leitores. E vocês? O que acham? Em quem apostam? Alea jacta est*!
*A sorte está lançada!
FONTES:
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 10.11.2016
As matérias da Academia são sempre ótimas e divertidas, mas desta vez ficou faltando: não temos nenhuma mulher brasileira que possa também opinar sobre o match? Creio que temos, sim e não poucas. Minha opinião (não sou sequer um jogador amador): o Carlsen vai passear sobre o Karjakin, mais ou menos como passeou contra o Anand.
Muito bem pontuado, Juliano, faltou uma opinião feminina. Agora falando do Mach eu acho que o Carlsen levará a melhor, independente de qualquer zebra e erros que possa cometer ele sempre se recupera.
Desculpe,mas apenas bêbado para acreditar que o Karjakin tenha chances parelhas. Tem chance? É um grande jogador? Sim,sem dúvidas...mas achar que as chances são parelhas...só muita caipirinha para acreditar !