Aberto Contaud 2015: Neuris Vence e El Debs é Vice

Terminou, no último domingo, com arbitragem do inexorável AI Ramón Carrasco Júnior, o Aberto do Brasil Contaud 2015.  Com mais de 113 participantes (114, para sermos mais exatos – palavras do AI Carrasco), e 15 mil reais em premiação (3 mil apenas para o primeiro lugar), de modo geral, o Contaud 2015 trouxe excelentes resultados para os brasileiros.

Contudo, não melhor que, mais uma vez, o do GM Cubano, naturalizado paraguaio, residente no Brasil (em suma: um cidadão do mundo – comentário já feito anteriormente, mas irresistível), Neuris Delgado.

 

Depois das vitórias impactantes no Floripa Chess (8,0 em 9,0 – veja a notícia aqui) e do Aberto de Concórdia (6,5 em 7,0 veja aqui), com seu peculiar estilo pouco pretensioso nas aberturas, mas cálculo profundo e técnica apurada, Neuris levou mais um caneco para casa e mostrou que a fase é realmente muito boa. Qual será o próximo torneio do GM? Será que alguém vai conseguir pará-lo?  Abaixo, a classificação final:

 

1.             Neuris Delgado               5,5

2.             Felipe El Debs                 5,5

3.             Krikor Mekhitarian          5,0

4.             Luis Rodi                        5,0

5.             Marcus Vinicius Santos   4,5

6.             Leandro Perdomo           4,5

7.             Álvaro Aranha Filho        4,5

8.             Matias Latorre                4,5

9.             José Fernando Cubas     4,5

10.         Marcelo Villalba                4,5

11.         Victor Shumyatsky           4,5

12.         Anderson Tatsch Dias       4,5

13.         Ana Vitória Rothebarth     4,5

 

De todo modo, excelentes torneios também fizeram os nossos GMs Felipe El Debs e Krikor Mekhitarian – o primeiro lutando desde o início pelo título; enquanto o segundo conseguiu boa recuperação, depois de uma derrota na 4ª rodada para o MI Marcus Vinícius dos Santos, o “Ovelha”.

O enamorado GM El Debs, vice-campeão, cedeu apenas um empate: justamente para o já citado MI “Ovelha” – que também fez bom torneio e, na última rodada, contra o GM Neuris, lutou pelo título. Com vitória contra o GM Matsuura, na última rodada, Felipe chegou aos mesmos 5,5 pontos de Neuris – só perdendo nos critérios de desempates.

[Neuris x “Ovelha” e “El Debs x Matsuura” na última rodada: partidas decisivas]

 

Em nota exclusiva para a Academia, El Debs assim pontou o Contaud 2015:

“Feliz em ter participado do Contaud que muito bem organizado e contando com ótima premiação, além de anunciado com antecedência – o que ajudou a programação. De resto, ele transcorreu de modo bastante natural, muito lutado, e com várias partidas interessantes – como por exemplo a partida entre Cubas e Neuris”.

Já sobre o seu torneio em si, El Debs, como sempre, foi mais pontual e quase lacônico – mistura da sua habitual humildade e preguiça:

“Satisfeito com o meu jogo – apesar de alguns erros sérios. Mas uma pequena dose de sorte fez o resultado final ser bem positivo”.

Aliás, “sorte no amor; sorte no jogo”: Ana Vitória Rothebarth, jogando em casa e sob os olhares atentos e singelos do GM El Debs, na última rodada, venceu o número um do torneio, o GM paraguaio Axel Bachmann – um resultado fantástico.

[Ana Rothebarth e Axel Bachmann]

 

Também Ana Rothebarth fez um breve comentário sobre a organização do evento, sua participação e, claro, seu resultado na partida final (detalhe para a humildade e a lucidez de Ana. Está explicado a parceria com o GM El Debs “extra-tabuleiro”):

“Por mais que eu tenha estado à frente do planejamento do Aberto do Brasil CONTAUD, o lado jogadora não deixa de existir. Contudo, é desafiador organizar e jogar: a mente não desliga uma coisa para se concentrar exclusivamente em outra. Mas de todo modo, em comparação com a ano passado, tive melhoras, embora ainda considere o resultado deste ano como regular e fruto de uma pitada de sorte, pois houve partidas que tive que lutar para sobreviver; até o melhor resultado que já tive contra um jogador na minha vida”.

E que venham os próximos desafios: parar o GM Neuris e a data do casório.

 

Site Oficial: CONTAUD 2015

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão em 04.08.2015.

No comments

Deixe seu comentário