Copa do Mundo! Saiba O Que Aconteceu Nas Quartas de Finais

Nota do editor: O artigo foi escrito no dia 18.09.17, na véspera da primeira partida das semifinais.

 

Há 15 dias começava a tão aguardada Copa do Mundo. E hoje, véspera das semifinais, foi o primeiro e tão merecido dia livre – o próximo agora só antes da grande final…

Mas enquanto esta Copa não acaba, e nós todos aqui da Redação d´Academia ainda permanecemos com os nossos empregos (entenda melhor o risco que corremos clicando aqui), vamos ver o que aconteceu nas quartas de finais – com mais alguns ídolos dando adeus a competição e outros confirmando a excelente fase. Pois é: camisa, ou favoritismo, tradição… Isso não ganha jogo…

 “Por algum motivo…

acho que essa história não vai acabar bem…”

 

Quartas De Finais

Dos quatro matches desta fase, apenas um deles foi para o desempate nas partidas rápidas. Todos os outros tiveram seus destinos selados ainda no “tempo normal” (ritmo clássico).

Após empate na primeira partida, Ding Liren, de brancas, venceu o audacioso e destemido húngaro Richard Rapport. Desta forma Liren acabou vingando seus dois compatriotas que haviam sido eliminados por Rapport (Wei Yi e Li Chao). Com a classificação para as semifinais, o jovem enxadrista chinês, de 25 anos, vem despontando como promessa para ser, num futuro próximo (talvez muito próximo), desafiante ao título mundial.

 

Como diria Caetano Veloso: “rápido e infalível como Bruce Lee”

 

Já Wesley So, atual campeão norte-americano, venceu convincentemente uma das sensações desta Copa: o russo Vladimir Fedoseev. A primeira partida terminou num empate sem grande (ou nenhuma) emoção. E, aparentemente, a segunda ia para o mesmo caminho. 99% de chance de empatar, mas…

 

Mas aquele 1% é So “Safadão”!

 

… Mas aquele 1%, é claro, é “safadão”. E a vitória de So acabou chegando depois de muita técnica e 83 lances. Vai, “safadão”!

 

“Essa brincadeirinha já perdeu a graça…”

 

Também no “tempo normal” tivemos a decisão entre o clássico Aronian e Ivanchuk. Se por um lado Aronian talvez esteja apresentando o melhor xadrez de 2017, por outro lado, Ivanchuk, com sua genialidade, e imprevisibilidade, além de seu jeito “gênio desapegado”, fizeram deste match um dos que mais dividiram os fãs.

Entretanto, a “força” parece ter vencido a “simpatia”. Na primeira partida, de brancas, Aronian castigou o experimento feito na abertura por Ivanchuk – que abandonou no lance 24. Numa posição em que a igualdade material não diz muita coisa: a posição das pretas era consideravelmente desagradável.

Na segunda partida o ucraniano forçou e tentou bastante, mas o empate foi decretado após 71 lances (e mesmo que a partida tenha sido longa, em nenhum momento Ivanchuk teve chances reais de vencer).

A busca do título desta Copa por Aronian, além de coroar o brilhante ano que vem fazendo, parece ser uma das únicas chances que o GM armênio terá para conseguir classificação para o Torneio de Candidatos – já que a briga pela classificação por rating parece estar entre Kramnik, Caruana ou So; e na classificação geral do Grand Slam ele está muito distante dos primeiros colocados. Aronian até poderia ser convidado pela FIDE a participar do Torneio de Candidatos, mas por já ter sido convidado na última edição, muito provavelmente ele não será novamente.

De toda forma: Aronian segue na Copa do Mundo e, mais do que estar fazendo escola com seu estilo de jogo, o GM armênio também vai fazendo escola com seu look – lançando tendências e tudo mais. Vejam:

 

h

Este é Aronian durante a terceira fase e que acabou…

 

… Ditando a moda dos GMs (GM Gennadi Sosonko, de lado)…

 

… E dos repórteres que estão cobrindo a Copa.

 

Será que em terra de quem joga com bermuda, e acaba deixando a competição, quem tem calça vermelha é rei? É de se pensar…

 

Claro, logo mais farei um canal no Youtube  com todas essas dicas. Fiquem ligados!”

 

O único match que foi para o desempate, com dois empates no ritmo clássico, foi entre Svidler e Vachier-Lagrave. Embora o rating, e a fase, estivessem ao lado do francês, a tradição era de Svidler: finalista de duas das três últimas edições da Copa do Mundo. Na segunda partida das rápidas, após uma abertura confusa, com chances para os dois lados, Vachier-Lagrave, de pretas, conseguiu certa vantagem que só aumentou. Vitória limpa e o francês mostrou que o clima de descontração antes desse desempate era só extra tabuleiro mesmo.

 

 

Semifinais – Mais Palpites Fantásticos

Sem dúvida nenhuma o match mais aguardado irá acontecer entre Aronian e Vachier-Lagrave. Muito provavelmente os melhores jogadores deste ano. Nosso palpite ficará em… Vachier-Lagrave! O motivo: temos medo de viver num mundo em que calças vermelhas sejam a regra e não a exceção.

 

 

No segundo encontro, Wesley So “Safadão” e Ding Liren, ficaremos com… Ding Liren! O futuro é vermelho e chinês.

 

 

E você? Qual a sua aposta?

 

OBSERVAÇÃO: em pesquisa do site Chess Base, os internautas estão fazendo o contrário de nossas apostas (mas a história nos absolverá):

 

ARONIAN: 54%

VACHIER-LAGRAVE: 45%

 

WESLEY SO: 73%

DING LIREN: 26%

 

FONTES

Site Oficial

Chess.com

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 18-09-2017

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

 

6 Respostas a “Copa do Mundo! Saiba O Que Aconteceu Nas Quartas de Finais”

  • Filipe Guerra

    Não sei quantos se classificam pelo rating e a listagem de que mês vão usar para isso, mas neste exato momento (19:27) os live ratings estão assim, sendo Aronian o segundo atrás apenas daquele que já tem vaga garantida na disputa... ;-)

    1 Carlsen 2826.0 −1.0 2909.0 2948.0 26
    2 ↑2 Aronian 2803.0 +1.0 2804.0 2863.0 34
    3 ↓1 Vachier-Lagrave 2794.4 −9.6 2839.6 2853.0 26
    4 ↑1 Caruana 2793.8 −5.2 2734.6 2728.0 25
    5 ↓2 Kramnik 2793.8 −9.2 2795.0 2784.0 42
    6 Mamedyarov 2791.4 −5.6 2802.6 2783.0 32
    7 ↑1 So 2788.1 −3.9 2815.2 2747.0 23
    8 ↑1 Grischuk 2785.2 −2.8 2828.6 2801.0 33
    9 ↓2 Anand 2782.8 −11.2 2758.0 2736.0 47
    10 Nakamura 2773.6 −7.4 2828.8 2857.0 29

  • Mister X - vulgo, o Redator

    A classificação por rating para o torneio de candidatos é feito através de uma média geral do ano durante o ano (ou determinado período) e não pelo classificação/rating do jogador. Por isso a disputa entre Kramnik, Caruana e So. Mas obrigado pela nobríssima participação! :)

  • Reynaldo Carvalho

    Os ratings do Carlsen são impressionantes. E tem gente que não gosta do jogo dele. Eu queria jogar feio assim.

  • Flávio

    Verdade! O estilo de jogo do Carlsen é muito chato! Mas o seu rating revela a sua força descomunal e provavelmente ele ainda se confirmará como o maior da história!

  • Darlon

    Não existe essa coisa de partida chata, o que existe é partida mal jogada ou bem jogada.Outro dia eu estava vendo uma partida Karpov -Yusupov , e perto do lance 40 ainda não havia nenhuma coluna aberta. Eram manobras e mais manobras , muita profilaxia... Achei a partida espetacular, ao mesmo tempo em que fiquei triste quando me dei conta de hoje em dia não se joga mais esse xadrez.

  • Jair

    Carlsen, maior da história?! Que piada!!

Deixe seu comentário