Copa do Mundo de Xadrez: Oitavas de Final

Oito enxadristas seguem na disputa pelo título da Copa do Mundo de Xadrez 2019. Armênia, Azerbaijão, China, Estados Unidos, França e Rússia possuem representantes nesta fase da competição. Confira os principais destaques das oitavas de final.

 

Xiong Brilha Mais Uma Vez

Não é surpreendente que um enxadrista de 2707 pontos de rating chegue às quartas de final da Copa do Mundo. No entanto, quando se trata de um jogador de 18 anos, sem o prestígio natural de quem está na elite, a atuação torna-se digna de destaque. 

Esse é o caso do americano Jeffery Xiong. Atual número 35 do mundo, é a principal surpresa da Copa do Mundo 2019, que se joga na região siberiana de Khanty-Mansiysk, na Rússia, até o próximo dia 04 de outubro.  

Aos 18 anos, Jeffery Xiong brilha na Copa do Mundo

 

Nas oitavas de final, Xiong eliminou o polonês Jan-Krzysztof Duda, número 25 no ranking mundial, por 4,5 x 3,5. Como o placar indica, o duelo foi equilibrado com chances para ambos. Jeffery Xiong esteve muito próximo de ser eliminado nas partidas com 10 minutos para cada jogador, porém, demonstrou a capacidade técnica e a força psicológica necessária para a remontada.

O enxadrista dos Estados Unidos já havia surpreendido o mundo quando superou o holandês Anish Giri, quarto no ranking da FIDE, na terceira fase. Agora, seu adversário será Teimour Radjabov, 15º do mundo e que um dia também foi considerado um prodígio. Radjabov superou o poderoso Shakhriyar Mamedyarov no clássico do Azerbaijão por 3,5 x 2,5.

 

Ding Segue Firme

Número três do mundo e principal favorito ao título, o chinês Ding Liren segue com relativa tranquilidade, vitória por 3×1 contra o russo Kirill Alekseenko nas oitavas de final. Nas quartas, Ding Liren terá, provavelmente, o seu maior desafio até então. O russo Alexander Grischuk está acostumado com grandes decisões e será um osso duro de roer. Grischuk tenta chegar à sua terceira semifinal de Copa do Mundo. 

Ding Liren é um dos favoritos ao título

 

Aronian Defende o Título

Em se tratando de enxadrista “cascudo”, impossível não mencionar Levon Aronian. O armênio é o atual campeão e o maior vencedor na história das Copas do Mundo. Em busca do terceiro título, Aronian superou o talentoso vietnamita Le Quang Liem por 3,5 x 2,5.

Levon Aronian é o atual campeão e segue vivo na disputa

Na próxima fase, Aronian enfrenta o francês Maxime Vachier-Lagrave no que poderia ser até a grande final da competição. Vachier-Lagrave eliminou Leinier Domínguez nas oitavas de final e o duelo com Aronian será uma oportunidade de revanche. Na semifinal de 2017, Levon Aronian derrotou o francês apenas no Armageddon.

 

Vitiugov e Yu Yangyi Chegam Forte

O russo Nikita Vitiugov (2728) e o chinês Yu Yangyi (2752) fazem o outro duelo das quartas de final. Vitiugov está com a confiança nas alturas após eliminar Sergey Karjakin e Wesley So. Quem tem força para eliminar tais rivais, pode superar qualquer um. Yu Yangyi também tem motivos para acreditar. O chinês superou Ian Nepomniachtchi e Wei Yi, ambos do mais alto escalão do xadrez mundial.  

Yu Yangyi chega confiante na fase decisiva da competição

 

Qual o duelo mais interessante das quartas de final? Deixe sua opinião nos comentários. 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

One Reply to “Copa do Mundo de Xadrez: Oitavas de Final”

  • Anderson

    MVL eliminou Jakovenko e não Leinier Dominguez, este último foi eliminado pelo Grischuk!

Deixe seu comentário