Copa do Mundo de Xadrez 2019: Segunda Rodada

A Copa do Mundo de Xadrez 2019 segue em curso na região de  Khanty-Mansiysk, Rússia.  Já se passaram duas rodadas (no momento em que o artigo foi escrito) e restam apenas 32 enxadristas. Infelizmente, nenhum jogador da América do Sul segue na disputa. Confira os principais destaques:

 

Zebras

Dos 32 enxadristas com rating superior a 2700 pontos, apenas cinco foram eliminados nas fases iniciais. O americano Hikaru Nakamura (2743) perdeu para o alemão Liviu-Dieter Nisipeanu (2666) por 1,5 x 0,5 na segunda rodada. O compatriota Samuel Shankland (2713) teve um resultado ainda pior, eliminação na primeira rodada para Eltaj Safarli (2593), do Azerbaijão. 

Hikaru Nakamura decepcionou os fãs ao ser derrotado ainda nas fases iniciais

 

O polonês Radoslaw Wojtaszek (2739), David Navara (2724) da República Tcheca, e o chinês Bu Xiangzhi (2721) foram os outros “favoritos” eliminados precocemente. Os três perderam para enxadristas com um rating na faixa dos 2560 pontos.

 

Maioria Russa 

Os enxadristas da casa estão bem na competição. Entre os 32 classificados, 12 são russos, o que representa 38% dos participantes desta fase. O segundo país com a maior representatividade na terceira fase da Copa do Mundo é a China, cinco chineses seguem vivos na disputa. 

Chineses farão a festa em território russo?

Estados Unidos e Azerbaijão possuem três jogadores cada e a Índia mantém dois enxadristas na luta pelo título. Alemanha, Armênia, França, Irã, Holanda, Polônia e Vietnã seguem com um representante na Copa do Mundo. 

 

Melhor Campanha 

Maxime Vachier-Lagrave (2778) é um dos grandes favoritos ao título da Copa do Mundo 2019. O francês foi o único a vencer todas as partidas nas duas primeiras rodadas. Vachier-Lagrave fez 2×0 no MI nigeriano Daniel Anwuli (2284) e no GM Igor Kovalenko (2654), da Letônia. Na terceira fase, enfrenta o russo Dmitry Jakovenko (2704).

Maxime Vachier-Lagrave é um dos principais nomes da Copa do Mundo 2019

 

Menino Prodígio 

Com apenas 16 anos, o iraniano Alireza Firouzja (2.702) é o competidor mais jovem que ainda segue na Copa do Mundo. O prodígio eliminou o armênio Arman Pashikian (2599) na rodada inicial e o Campeão Mundial de Xadrez Rápido, o russo Daniil Dubov (2699). Agora Firouzja tem uma missão ainda mais dura pela frente. O jovem enxadrista enfrenta o chinês Ding Liren (2805), pré-ranqueado número 1 do torneio. 

Alireza Firouzja faz história na Rússia

 

Premiação 

Os 64 eliminados na primeira fase, entre eles todos os enxadristas da América do Sul, faturaram $6 mil dólares. Já quem caiu na segunda fase levou para casa $10 mil dólares. A premiação total da Copa do Mundo é de $1,6 milhão de dólares, sendo $110 mil para o campeão e $80 mil para o vice-campeão. 

Resultados completos, fotos e outras informações no site oficial

Quem será o campeão da Copa do Mundo em 2019? Deixe seu palpite nos comentários. 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais. 

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário