Ding Liren Perde Depois de 100 Partidas de Invencibilidade
Ding Liren, +21 =79
Guerreiros transmitem a ideia de invencibilidade desde a Antiguidade. Mas a realidade é que não existem seres humanos invencíveis, todos têm debilidades, um calcanhar de Aquiles para levar à falência. No xadrez, o chinês Ding Liren, 26 anos, estava invicto há 100 partidas, com 21 vitórias e 79 empates. Sua invencibilidade de 15 meses foi interrompida pelo francês Maxime Vachier-Lagrave na sétima rodada do Masters de Shenzhen, na China. Confira a partida.
De qualquer forma, Ding Liren entra para a história por permanecer tantos jogos sem derrota contra oponentes da elite mundial. Até então, o recorde histórico mais conhecido é o do ex-campeão mundial, Mikhail Tal. Entre 1973 e 1974, Tal ficou 95 jogos sem perder, com 46 vitórias e 49 empates.
O recorde de Tal é o mais citado em razão da força dos adversários. A oposição de Ding Liren é igualmente feroz, pois o chinês passou invicto pelos principais torneios do mundo: Copa do Mundo, Olimpíadas, Torneio de Candidatos, além de torneios fechados fortíssimos como, por exemplo, o Norway Chess.
Mikhail Tal, +46 =49
Tiviakov Reclama
No entanto, o Grande Mestre Sergei Tiviakov reclama o recorde mundial de invencibilidade. De acordo com publicação do chessbase.com, Tiviakov ficou 110 partidas sem derrota (57 vitórias e 53 empates) entre 2004 e 2005. De fato, Tiviakov enfrentou muitos adversários de força inferior e ele admite isso, porém, o enxadrista acredita que seu desempenho deve ser reconhecido.
“Foi um período muito bom. Eu não estava perdendo e ganhava muitos torneios. No final de 2005, meu rating era de 2700 (#20 no mundo). Considerando a inflação, é cerca de 2750 agora. Entre os meus oponentes estavam: Carlsen, Ivanchuk, Aronian, Radjabov, Dreev, Wojtaszek e muitos outros. É claro que é impossível comparar a força dos jogadores naquela época e agora. Todos os tempos tiveram seus próprios heróis”, afirma Tiviakov.
Sergei Tiviakov, +57 =53
Ding Liren Rumo ao Topo
Na lista da FIDE de setembro de 2017, Ding Liren era o 13º enxadrista do mundo com um rating de 2771. Agora, o chinês está com 2815 pontos e é um dos quatro jogadores acima da barreira dos 2800. Ou seja, no último ano Ding Liren mudou de patamar no cenário internacional. Antes, o chinês era “apenas” um jogador fortíssimo da elite. Hoje, é um sério candidato ao título mundial.
Duelo Histórico: Ding Liren x Rafael Leitão
Brasil e China se enfrentaram na terceira rodada da Olimpíada de Baku, no Azerbaijão, em 2016. Os chineses eram os atuais campeões olímpicos e venceram os brasileiros por 3×1. No entanto, o Grande Mestre Rafael Leitão fez uma partida espetacular contra Ding Liren. No lance 20, Leitão fez uma jogada que considera uma das melhores da carreira. Confira a partida.
Na ocasião, os chineses terminaram na 13ª colocação, uma decepção para o padrão chinês. Em Batumi 2018, a equipe absoluta da China voltou a conquistar o ouro. O Brasil terminou em 23º em 2016 e 63º em 2018.
Qual das 3 invencibilidades é a mais impressionante na sua opinião? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
A invencibilidade mais impressionante foi a de Bobby Fischer rumo ao topo do mundo em 72.
Não, a invencibilidade dele não foi tão grande. O que foi espantoso foi sua sequência de vitórias.
Considerar os torneios que Tal se expôs, com os russos da época,
seu desempenho foi melhor, além de seu estilo arriscado, conseguir segurar as partidas sacrificando.
Tal -> 46x2= 92 + 49empates = 141pontos
Ding-> 21x2= 42 + 79empates = 121pontos
obs.: Tiviakov não pode entrar nesse comparativo