Magnus Carlsen Quase Perde o Posto de Número 1 – Parte II

Magnus Carlsen Quase Perde o Posto de Número 1 – Parte II

Magnus Carlsen Quase Perde o Posto de Número 1 – Parte II

C:UsersUserDesktopcarlsen sono.jpg

Se Magnus Carlsen dormir no ponto, deixará de ser o número 1

 

Líder do ranking da FIDE desde 2011, Magnus Carlsen teve sua liderança ameaçada em duas ocasiões neste ano. A primeira aconteceu na sétima rodada da Sinquefield Cup, no dia 25 de agosto de 2018, quando Carlsen enfrentou Fabiano Caruana, o número dois da listagem mundial. Na ocasião, a ameaça matemática não se estendeu ao tabuleiro, pois Carlsen dominou a partida e não teve risco algum de perder. O resultado final foi de empate e a manutenção da liderança do campeão mundial.

Quase dois meses depois, no dia 17 de outubro, a liderança foi ameaçada de forma muito mais contundente. Magnus Carlsen enfrentou Ding Liren – o quarto na lista – no Campeonato Europeu por Equipes, realizado entre 11 e 19 de outubro, na Grécia. Se Carlsen perdesse, Fabiano Caruana assumiria a primeira colocação no Live Chess Ratings. Mesmo com as peças brancas, Carlsen foi sufocado pelo chinês e esteve muito próximo da derrota. Confira a partida aqui.

O campeão mundial foi heroico na resistência e conseguiu manter o empate. De qualquer forma, seus principais rivais estão cada vez mais próximos e o norueguês pode perder a liderança do ranking mundial a qualquer momento. A distância atual entre Carlsen e Caruana é de apenas 3,5 pontos, ou seja, tudo pode mudar em apenas uma única partida. Além de Caruana, Mamedyarov e Ding Liren também estão se aproximando. A distância entre o enxadrista do Azerbaijão para o líder é de 17 pontos. Já o chinês está a 23 pontos, todos acima da barreira dos 2.800 pontos.

 

C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

Fabiano Caruana tenta chegar ao topo: “Ah se aquele chinês tivesse feito o serviço”

 

Tudo isso deixa o match pelo Campeonato Mundial, Carlsen x Caruana, ainda mais interessante. O duelo “CxC”, parafraseando os fantásticos duelos “KxK” entre Karpov x Kasparov, será realizado entre 09 e 28 de novembro, em Londres, e terá cobertura total da Academia Rafael Leitão, não perca!

 

Live Chess – Top 10 – 17/10/2018

 

Nome País Rating Idade
1 Magnus Carlsen Noruega 2835.8 27
2 Fabiano Caruana Estados Unidos 2832.3 26
3 Shakhriyar Mamedyarov Azerbaijão 2818.2 33
4 Ding Liren China 2812.7 25
5 Anish Giri Holanda 2786.8 24
6 Maxime Vachier-Lagrave França 2780.2 27
7 Vladimir Kramnik Rússia 2778.9 43
8 Wesley So Estados Unidos 2775.9 25
9 Viswanathan Anand Índia 2774.8 48
10 Levon Aronian Armênia 2773.3 36

 

Ding Liren Invicto

C:UsersUserDesktopding x carlsen.jpg

Invicto a 93 partidas, Ding Liren pode superar a marca de Tal

 

Mesmo com a impossibilidade de superar Magnus Carlsen em uma posição vantajosa, é preciso mencionar a fase impressionante de Ding Liren. O chinês possui uma invencibilidade incrível de 93 partidas. São 14 meses sem perder uma partida em ritmo clássico. Se Ding Liren ficar sem perder em mais três ocasiões, alcançará a marca histórica do ex-campeão mundial, Mikhail Tal.

Ding teve uma atuação brilhante na recém-terminada Olimpíada de Batumi, quando foi campeão com a equipe da China. Também conquistou a medalha de ouro ao ser o melhor tabuleiro um da competição, rating performance de 2873. Pelo menos nesse momento Ding Liren deve ser considerado um sério candidato ao título mundial em médio prazo.

 

Qual será o resultado do match “CxC”? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

Comments ( 4 )

  • JOAO

    Eu diria que o Liren deve ser considerado um sério candidato ao título mundial em um curtíssimo prazo

  • César Ericeira

    Carlsen manterá o título de campeão mundial pelo menos até o final desta década

  • Rodrigo Rocha

    Onde acho a parte 1?

Post a Reply