GM Matsuura Vence Aberto do Brasil de Blumenau

GM Matsuura Vence Aberto do Brasil de Blumenau

C:UsersUserDesktopmatussurra e crianças.jpg

GM Matsuura com os jovens enxadristas

 

O xadrez segue de vento em popa em Blumenau. Após conquistar o título dos Jogos Abertos de Santa Catariana, a cidade sediou um Aberto do Brasil entre os dias 28 a 30 de setembro. O torneio contou com a presença de 75 enxadristas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Paraíba. Destaque para a participação do Grande Mestre Everaldo Matsuura.

O evento, realizado há poucos dias do início tradicional Oktoberfest,  distribuiu R$ 4 mil em prêmios e classificou os dois primeiros colocados para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto.

C:UsersUserDesktopblumenau.jpgVisão geral do torneio

 

GM Matsuura Campeão

Apesar do favoritismo de Matsuura, o torneio foi marcado pelo equilíbrio. Seis enxadristas compartilharam a primeira colocação com cinco pontos em seis rodadas. Outros quatro jogadores somaram 4,5 pontos e oito enxadristas ficaram apenas há um ponto do título.

O GM Everaldo Matsuura foi o campeão por ter o melhor critério de desempate. Na campanha vitoriosa, Matsuura venceu Maurino Moraes (1604), Arnor Serafim Junior (1849), Andre Both (2000) e Luiz Claudio Valim (1931), além dos empates com Lucas do Valle Cardoso (2076) e Jonathan de Oliveira (2172).

O paranaense Jonathan de Oliveira terminou na segunda colocação e o MF Guilherme de Borba foi o terceiro. Nathan Filgueiras, Thiago Dobuchak e Elias Moyses Sobrinho também somaram cinco pontos.

 

Classificação Final – Top 10

 

 

Xadrez Feminino

Ao todo, 19 mulheres marcaram presença no Aberto do Brasil de Blumenau. O título ficou com Gabrieli de Melo (1735), ao somar quatro pontos. A WMF Regina Rodrigues Bonfim também totalizou quatro pontos, mas teve pior critério de desempate. O pódio foi completo por Diovana Ferreira dos Anjos (1678), de Curitiba, com 3,5 pontos.

 

Classificação Final Feminino – Top 10

 

 

Jovens Promessas

Também vale destacar a maciça presença de enxadristas jovens no Aberto do Brasil de Blumenau. Entre os 75 participantes, cerca de 50 (66,6%) tinham idade inferior a 18 anos. Essa estatística demonstra o forte trabalho de base em diversas cidades da região.

Qual é o segredo para atrair tantos jovens para um torneio de xadrez? Deixe sua opinião nos comentários.

Resultado completo no chess-results.

 

Imagens: Clube de Xadrez de Blumenau.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

No comments

Deixe seu comentário