Jogos Abertos de Santa Catarina é Exemplo Para o País

Jogos Abertos de Santa Catarina é Exemplo Para o País

Jogos Abertos de Santa Catarina é Exemplo Para o País

Entre os dias 8 e 13 de setembro foi realizado o 58º Jogos Abertos de Santa Catarina. A competição foi realizada na cidade de Caçador, há 400 km da capital Florianópolis. Apesar de ser uma disputa regional, o torneio tem relevância nacional pelo altíssimo nível técnico. Os Grandes Mestres Rafael Leitão, Neuris Delgado, Gilberto Milos, Alexandr Fier e Everaldo Matsuura foram os principais nomes da competição masculina. Já no feminino, o destaque fica por conta das quatro WMI´s presentes: Vanessa Feliciano, Kathiê Librelato, Larissa Ichimura e Regina Ribeiro.

C:UsersUserDesktopleitao.jpg

GM Rafael Leitão representou a cidade de Blumenau

Os enxadristas disputaram três torneios ao longo dos seis dias de competição: relâmpago, rápido e convencional. Pelo regulamento, a somatória dos três ritmos define o campeão geral. Esse formato de disputa lembra o Campeonato Brasileiro de Futebol por pontos corridos, o qual premia a equipe mais regular durante todo o evento.

 

Blumenau é Campeão no Masculino

C:UsersUserDesktopblumenau.jpg

Equipes de Blumenau

 

Nesse cenário, o GM Rafael Leitão teve um grande atuação. Com quinze vitórias e cinco empates, Leitão saiu invicto dos três torneios e foi decisivo para o título geral de Blumenau. A equipe campeã também teve a participação do GM Neuris Delgado e dos jovens Gabriel de Borba, Guilherme de Borba, Nathan Felipe Filgueiras e Thiago Carstens Dobuchak.

O vice-campeonato ficou com a cidade de Joaçaba, liderada pelo GM Alexandr Fier em companhia do MI Jorge Bittencourt, MF Álvaro Aranha, MF Luiz Menna Barreto, MF Haroldo Cunha e Ladyr Miglioretto Jr. O pódio foi completado pela equipe de Florianópolis: GM Gilberto Milos, MI Cesar Umetsubo, Christopher de Carvalho, Kaiser Mafra, Daniel Brandão e Marcelo Pomar.

 

C:UsersUserDesktopjoaça.jpg

Forte equipe de Joaçaba que terminou na segunda colocação

No masculino, 23 cidades participaram dos Jogos Abertos, uma prova da seriedade com que o xadrez é tratado no estado de Santa Catarina, exemplo para os demais estados brasileiros.

 

Itajaí Vence o Feminino

Entre as treze equipes participantes no xadrez feminino, o título ficou com a cidade de Itajaí (WMI Kathiê Librelato, WMI Larissa Ichimura, Maria Eduarda Zanotti, Ana Julia Librelato, Danieli de Melo, Gabriele de Melo e Nicoli Policarpo). Blumenau terminou em segundo (WMI Regina Ribeiro, Ana Paula de Oliveira, Bruna Kleine, Vivian Heinrichs, Cassia Cristiane e Gabriela Feller) e Concórdia em terceiro (Marciane Prior, Taina Durante, Cristina Valcarenghi, Eduarda Weber, Julia Rodio e Jhenifer Delavy).

 

Jogos da Juventude do Paraná

C:UsersUserDesktopjojups.jpg

Equipes de Curitiba e São José dos Pinhais conquistaram o título

 

Na mesma semana o xadrez também esteve movimentado no Paraná. Os Jogos da Juventude foram realizados na cidade de Toledo, no oeste do estado. A competição para enxadristas até 18 anos já revelou diversos enxadristas renomados no cenário nacional.

O torneio possui um formato semelhante ao dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Após as provas de xadrez relâmpago, rápido e convencional, a equipe de Curitiba ficou com o título no masculino (Lucas Mileski, Otávio Crul, Willian Colaço, João Gabriel Szuba, Marcos Paulo dos Santos e Mateus Gonçalves), seguida pelas cidades de Ponta Grossa e Piraí do Sul.

Já no feminino, a equipe de São José dos Pinhais dominou a competição (Joana Lisboa da Cunha, Clara Machado Juliatto, Érika de Oliveira Salvadego, Lorenza Slobojan e Maria Eduarda Grigoli). O pódio foi completo pelas equipes de Piraí do Sul e Curitiba.

 

Santa Catarina é o estado mais desenvolvido no xadrez? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Comments ( 3 )

  • Henri

    Enquanto isso, em Jundiaí-SP, não se ouve falar de um torneio no ritmo pensado ou sequer, a cidade sediar Jogos Abertos há mais de 50 anos. População com mais de 400 mil habitantes.

  • Murilo Gimenez Salustiano

    Feliz com a juventude de Curitiba e São José dos Pinhais NOS JOGOS DA jUVENTUDE, parabéns as duas delegações!!

    Vida longa aos Abertos de SC!!

  • Dário

    Em meu estado Maranhão, em parceria com SEDUC, EMPRESAS E o gran mestre RAFAEL LEITÃO, estamos iniciando um projeto de inclusão do xadrez nas escolas públicas, iniciativa que a longo prazo certamente irá render bons frutos principalmente para nossos jovens e crianças. Parabéns!

Post a Reply